Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/03/2006 - 12h40

Jornal denuncia centro de tortura dos EUA no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Em um momento em que os norte-americanos completam três anos de invasão no Iraque, o jornal "The New York Times" traz uma denúncia na edição deste domingo que comprova parte dos abusos praticados pelos soldados enviados por George W. Bush ao Iraque.

De acordo com a reportagem, no início de 2004, uma tropa de elite do exército dos Estados Unidos foi enviado ao Iraque e instalou em Camp Nama um centro de tortura. O local servia antes de base militar usada pelo ex-ditador Saddam Hussein.

Tendo como principal objetivo a coleta de informações sobre o líder do braço da Al Qaeda no Iraque, o jordaniano Abu Musab al Zarqawi, os soldados interrogavam os prisioneiros de maneira violenta.

De acordo com uma fonte do Pentágono, que preferiu não se identificar, os iraquianos eram espancados, humilhados e torturados na Sala Negra, como era chamada o local onde ocorriam os abusos.

Os iraquianos também eram usados em brincadeiras de paintball pelos soldados, como alvos. Muitos prisioneiros desapareciam por dias e as famílias ficavam aflitas por notícias. Eles também não tinham acesso a advogados e ficavam muitas vezes confinados sem apresentar acusações.

A denúncia, que inclui documentos e entrevistas com mais de 12 pessoas, é uma das mais consistentes a comprovar que realmente os iraquianos sofreram abuso por parte das tropas norte-americanas. E lembra as táticas usadas no passado em campos de interrogatório e prisões militares no Afeganistão e em Guantánamo, em Cuba.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre operações militares no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página