Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2006 - 21h18

Partido dos Aposentados surpreende nas eleições israelenses

Publicidade

da France Presse, em Jerusalém

Uma das surpresas das eleições gerais desta terça-feira em Israel foi o partido criado pelos aposentados, que conseguiu oito cadeiras no Parlamento, de acordo com pesquisas de boca-de-urna.

Os pensionistas, eleitores tradicionais do Partido Trabalhista, decidiram constituir sua própria lista para estas eleições, o Partido dos Aposentados, por se considerarem marginalizados pelas legendas tradicionais.

"Temos o vento a favor, e agradeço a todos os jovens que votaram em nós", disse o líder da lista, Rafi Eytan, um ex-funcionário do Mossad, o serviço de inteligência israelense.

Eytan afirmou que seu partido se dá o prazo de "um ano" para que suas reivindicações tenham êxito e garantiu que seus parlamentares podem se somar a qualquer coalizão "que levar seus pedidos em conta".

O número dois da lista, Yaakov Ben Yazri, disse que seus representantes vão se reunir nesta quinta-feira (30) para estabelecer as regras de discussão com o Kadima, o partido do premiê interino, Ehud Olmert, vencedor das eleições, mas adiantou que seu grupo não está "no bolso de ninguém".

Em um país com 750 mil aposentados, a lista se dedicou a fazer campanha, especialmente, nos asilos, cafés e com os taxistas "que trabalham além do tempo, já que não beneficiam de uma aposentadoria".

Leia mais
  • Boca-de-urna aponta vitória do Kadima nas eleições de Israel
  • Para especialista, terrorismo pode alterar eleições em Israel

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre as eleições em Israel
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições israelenses
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página