Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/03/2006 - 16h57

Ehud Olmert estudou psicologia e direito

Publicidade

da Folha Online

Nascido em 1945 perto da Binyamina --à época território palestino sob domínio britânico, que hoje faz parte de Israel,-- Ehud Olmert se graduou pela Universidade Hebraica de Jerusalém em psicologia, filosofia e direito.

Durante a juventude, foi membro da Organização Beitar e teve de lidar com a perseguição aos pais, que faziam parte do partido de oposição Herut, rival do Mapai, que ocupava o poder no período. Na década de 70, Olmert se estabeleceu como advogado de sucesso em Jerusalém.

05.jan.2006/Efe
Ehud Olmert, primeiro-ministro interino do governo de Israel
Em 1973, aos 28 anos, foi eleito pela primeira vez para o Knesset [Parlamento] e reeleito por sete vezes consecutivas.

Entre 1988 e 1990, atuou como ministro responsável pelas questão das minorias. Entre 1990 e 1992, ocupou o cargo de ministro da Saúde. Entre 1981 e 1988, foi membro do Comitê de Segurança e de Assuntos Exteriores e também do Comitê de Finanças, Educação e Defesa.

Entre 1993 e 2003, foi eleito duas vezes prefeito de Jerusalém --primeiro membro do Likud a ocupar o cargo. Durante seus mandatos, dedicou-se ao desenvolvimento da educação e da estrutura viária da cidade.

Campanha

Olmert foi eleito novamente membro do Parlamento em 2003. Ele passou então a atuar como chefe da campanha eleitoral do Likud e, em seguida, como chefe de um acordo de coalizão.

Após as eleições, foi apontado como vice-premiê de Ariel Sharon e como ministro das Indústrias, do Comércio e do Trabalho. Entre 2003 e 2004, foi ministro das comunicações.

Em 7 de agosto de 2005, foi indicado para o cargo de ministro das Finanças, no lugar de Benyamin Netanyahu, que renunciou devido à sua oposição ao plano de retirada unilateral israelense dos territórios palestinos.

Durante o segundo mandato de Sharon, foi vice-premiê e passou a ser visto como seu "braço-direito". Quando Sharon anunciou que estava deixando o Likud para formar um novo partido, o Kadima, Olmert foi o primeiro a segui-lo.

Premiê

Em 4 de janeiro de 2006, após Sharon sofrer um grave derrame cerebral, Olmert passou a ocupar o cargo de premiê interino de Israel.

Os rumores de que Sharon pode não se recuperar do coma levam Olmert a ser o nome mais provável para a liderança do Kadima nas eleições.

Sob a lei israelense, se Sharon for declarado "permanentemente incapacitado", Olmert continuará a ocupar o cargo de premiê durante cem dias antes da escolha de um premiê definitivo.

Em 16 de janeiro último, Olmert foi eleito líder do Kadima, partido que venceu as eleições legislativas israelenses e conquistou 28 cadeiras no Parlamento, no pleito desta terça-feira.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições israelenses
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página