Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/04/2006 - 17h27

Vídeo atribuído a Al Zarqawi acusa Ocidente de promover "cruzada"

Publicidade

da Efe, em Cairo
da France Presse, em Paris

O jordaniano Abu Musab al Zarqawi, considerado chefe da rede terrorista Al Qaeda no Iraque, apareceu nesta terça-feira pela primeira vez num vídeo, divulgado por um site na internet, no qual acusa o Ocidente de promover uma "cruzada" contra o islã.

Na mensagem, Al Zarqawi considera as recentes eleições iraquianas ilegítimas e as classifica como "uma tentativa de tirar os Estados Unidos do seu atoleiro" no Iraque, segundo um dos breves trechos do discurso divulgados pela rede de TV Al Jazira.


Um site islâmico disponibilizou o vídeo supostamente mostrando o extremista jordaniano que é procurado há quase três anos pelo Exército dos Estados Unidos no Iraque.

Os registros relativos ao homem considerado o inimigo público número um do Iraque até agora estavam disponíveis apenas em arquivos de áudio.

"Os irmãos do Comitê de Informação do Conselho Consultivo dos Mujahidin têm o prazer de apresentar o primeiro vídeo do emir da Organização Al Qaeda na Mesopotâmia, Abu Musab al Zarqawi", afirma um anúncio do site.

A autenticidade do vídeo intitulado "Comunicado ao Povo" não pôde ser comprovada.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Abu Musab al Zarqawi
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página