Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/04/2006 - 11h00

Che promoveu a revolução de Cuba pelo mundo

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O grande ícone da Revolução Cubana nasceu em Rosario, no interior da Argentina, em 1928. Ernesto Guevara de la Serna era de família de classe média alta. Pouco antes de se formar em Medicina, largou tudo para fazer uma viagem em motocicleta pela América Latina. Morou em vários países da região, até que na Cidade do México conheceu os irmãos cubanos Raul e Fidel Castro. Junta-se a eles e, em 1956, o grupo desembarca em Cuba.

Che se transforma em um dos comandantes do Exército Revolucionário, que toma o poder em janeiro de 1959, ao derrotar as forças do ditador Fulgencio Batista. Comanda as primeiras execuções do regime. Fidel o nomeia presidente do Banco Central de Cuba e, depois, Ministro da Indústria.

Depois de conhecer vários líderes mundiais, discursar na ONU e aproximar o seu país do bloco da Europa do Leste, ele renuncia a seu cargo no final de 1964. E decide "promover a revolução", como guerrilheiro em Angola e Congo, e depois, em 1966, parte para a Bolívia.

Lá é emboscado pelo Exército boliviano e reconhecido por um membro da CIA de origem cubana. É executado em 9 de outubro de 1967, aos 39 anos.

Leia mais
  • Fotos mostram a agonia de Che Guevara

    Especial
  • Veja galeria de fotos de Che Guevara
  • Leia o que já foi publicado sobre Che Guevara
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página