Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/04/2006 - 22h08

Número 2 da Al Qaeda diz que insurgentes abalaram EUA no Iraque

Publicidade

da Folha Online

O número dois da rede terrorista Al Qaeda, Ayman al Zawahiri, afirmou que os insurgentes "quebraram a coluna dos Estados Unidos" em três anos de guerra no Iraque, em um vídeo divulgado pela internet neste sábado (noite de sexta-feira no Brasil).

"A Al Qaeda no Iraque sozinha promoveu 800 operações de martírio em três anos, além das vitórias de outros mujahidin [guerreiros islâmicos]. E isso é o que quebrou a coluna da América no Iraque", disse Al Zawahiri em um site islâmico.

Na gravação, Al Zawahri usava um turbante preto e um robe branco e estava sentado em frente a uma cortina. "A América, Reino Unido e seus aliados não alcançaram nada além de derrotas, desastres e infortúnios", disse o líder egípcio no vídeo.

A Al Qaeda se manifestou publicamente pela terceira vez em uma semana com o comunicado de Al Zawahiri, que apelou na mesma mensagem ao povo e ao Exército do Paquistão para derrubar o regime do presidente Pervez Musharraf.

O vídeo foi divulgado na mesma semana da veiculação de uma gravação de áudio do líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, e de um vídeo com Abu Musab al Zarqawi, chefe do grupo terrorista no Iraque.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Ayman al Zawahiri
  • Leia o que já foi publicado sobre a Al Qaeda
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página