Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2006 - 10h55

Ataques matam 14 em Kirkuk; 70 mil preparam megaoperação em Bagdá

Publicidade

da Folha Online

Uma série de explosões atingiu a cidade iraquiana de Kirkuk nesta terça-feira, matando ao menos 14 pessoas. Os ataques ocorreram horas antes da visita-surpresa do presidente americano, George W. Bush, e de seus principais assessores ao país.

Anteriormente, a agência de notícias Efe havia informado que o número de mortos seria 24.

Em um dos ataques, um carro-bomba explodiu em frente à casa de uma autoridade policial, ferindo o proprietário e matando um de seus guarda-costas, de acordo com a polícia. Uma segunda bomba explodiu em um ponto próximo de uma delegacia, matando outras dez pessoas.

Reuters
Iraquianos observam carro-bomba que explodiu em Kirkuk; série de ataques mata ao menos 14
Cerca de 30 minutos mais tarde, policiais abriram fogo contra um carro-bomba que tentava passar por um posto de controle da polícia em Kirkuk. O carro explodiu, matando três pessoas -- entre elas dois policiais-- e ferindo outras seis.

Segundo autoridades americanas e iraquianas , os ataques são uma tentativa insurgente de demonstrar força após a morte do líder da rede terrorista Al Qaeda no Iraque, Abu Musab al Zarqawi, em um bombardeio dos EUA na última quinta-feira (8) perto de Baquba.

Nesta segunda-feira, a rede terrorista divulgou um comunicado na internet indicando um sucessor para al Zarqawi, identificado como Abu Hamza al Muhajir. Um dia antes, em outro comunicado na internet, a Al Qaeda ameaçou realizar ataques em larga escala no país que iriam "sacudir o inimigo", em represália à morte do líder terrorista.

Segurança

Nesta terça-feira, ao menos 70 mil membros das forças de segurança --em sua maioria iraquianos-- se preparam para realizar amanhã uma megaoperação de segurança nas ruas de Bagdá, segundo o Ministério iraquiano do Interior.

Segundo autoridades, a operação -- a maior desde que os EUA entregaram o controle da segurança o Iraque, em junho de 2004 --irá incluir policiais e soldados iraquianos, além de membros das tropas de coalizão lideradas pelos EUA, de acordo como ministério.

Postos de controle serão estabelecidos em estradas da capital. Um toque de recolher estará em vigor em Bagdá das 21h de amanhã (14h de Brasília) às 6h de quinta-feira (23h de quarta de Brasília). Haverá proibição do porte de armas.

As forças usarão uniformes novos para se distinguirem de insurgentes, que costumam vestir uniformes falsos para realizar ataques.

Leia mais
  • EUA fazem nova operação contra Al Qaeda no Iraque
  • Bush diz que tropas dos EUA ainda vão permanecer no Iraque

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia cobertura completa sobre atentados em Bagdá
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página