Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2006 - 18h40

Bush retorna aos EUA depois de visita surpresa ao Iraque

Publicidade

da Efe, em Bagdá

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, deixou nesta terça-feira o Iraque após uma visita surpresa para se reunir com o primeiro-ministro iraquiano, Nouri al Maliki, e com soldados americanos.

Segundo confirmou um alto funcionário da Casa Branca, o avião presidencial decolou do país árabe às 14h50 (horário de Brasília) e tem chegada prevista para o começo desta quarta-feira nos Estados Unidos.

Bush não poderá descansar muito de sua viagem ao Oriente Médio, já que tem uma reunião agendada com o presidente colombiano, Álvaro Uribe, no Salão Oval da Casa Branca, na tarde de amanhã.

O presidente, que ficou aproximadamente cinco horas e 40 minutos na capital iraquiana, esteve durante toda a visita dentro da Zona Verde, o complexo americano que abriga a embaixada do país.

A iniciativa de visitar o Iraque partiu do próprio Bush. O presidente americano solicitou que sua equipe preparasse a viagem assim que a formação do novo governo estivesse completa, o que aconteceu na última quinta-feira.

Bush foi ao Oriente Médio para dizer pessoalmente ao primeiro-ministro iraquiano que os Estados Unidos apoiarão seu governo. "Vim não apenas para conhecê-lo pessoalmente, mas também para dizer que os EUA cumprem com sua palavra", afirmou.

O premiê iraquiano, que só soube da visita do líder americano minutos antes do encontro, respondeu através de um intérprete que seu objetivo é manter um governo pluralista e "formar uma frente nacional ampla".

Nenhum dos dois governantes permitiu que o pequeno grupo de jornalistas presente fizesse perguntas, o que livrou o presidente dos EUA de responder sobre a possível retirada dos 130 mil soldados americanos do Iraque.

A visita de Bush acontece em um momento positivo para sua política no Iraque, depois de meses de más notícias vindas do Oriente Médio.

Além do fim do conflito entre as facções políticas que disputavam postos no gabinete iraquiano, soldados da coalizão confirmaram na última quinta-feira a morte do líder terrorista da Al Qaeda no país, Abu Musab al Zarqawi.

Depois das reuniões agendadas, Bush voou em um helicóptero até o Air Force One, que se encontrava no aeroporto de Bagdá, e que retornou para Washington.

Leia mais
  • Presidente Bush faz visita de surpresa ao Iraque
  • Novo líder da Al Qaeda no Iraque promete vingança em comunicado
  • Corpo do jordaniano Al Zarqawi é submetido a autópsia

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre a Al Qaeda
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página