Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2006 - 21h52

EUA renovam alerta sobre novos ataques contra americanos

Publicidade

da Efe, em Washington

O governo dos EUA renovou nesta quarta-feira um alerta dirigido a todos os cidadãos para que redobrem as precauções perante a possibilidade de novos ataques contra americanos no Oriente Médio e no norte da África.

Os últimos incidentes na região --inclusive a morte do líder no Iraque da rede terrorista Al Qaeda Abu Musab al Zarqawi-- "têm o potencial de provocar protestos e distúrbios", afirmou o Departamento de Estado em um anúncio público atualizado.

Os americanos que vivem na região ou que pretendem viajar devem "manter um alto nível de vigilância" e tomar todas as precauções possíveis, acrescenta o aviso.

A razão para o alerta está no fato de que existe informação "crível" que indica que os grupos terroristas pretendem atacar interesses dos EUA no Oriente Médio e no norte da África, prossegue o aviso.

Os ataques podem ser feitos através de atentados a bomba, seqüestros, tomada de reféns e assassinatos.

Segundo o Departamento de Estado, não se deve descartar também uma "possível ameaça" de ataques com agentes químicos ou biológicos.

Os "alvos potenciais" dos terroristas não se limitam às companhias ou estabelecimentos que mantenham algum tipo de relação com os EUA, mas também cinemas, bares, cassinos ou qualquer estabelecimento público que americanos possam freqüentar, prossegue.

"A violência antiamericana poderia incluir possíveis ações terroristas contra interesses marítimos, transporte terrestre e aviação", assim como contra cidadãos ocidentais e trabalhadores no setor petrolífero da península arábica, segundo o Departamento de Estado.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques contra americanos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página