Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/06/2006 - 10h40

Homens armados matam dez xiitas no norte de Bagdá

Publicidade

da Folha Online

Um grupo de homens armados matou dez xiitas após os empurrarem para fora de um ônibus em movimento em Baquba, 65 km ao norte de Bagdá, informou a polícia iraquiana.

As dez vítimas --que tinham entre 20 e 45 anos-- retornavam para suas casas após o trabalho, segundo informações da polícia. Três dos homens eram irmãos do motorista do veículo.

A região de Baquba foi cenário, na semana passada, de um bombardeio do Exército americano que matou o líder da rede terrorista Al Qaeda no Iraque, o jordaniano Abu Musab al Zarqawi.

Também nesta quinta-feira, ao menos quatro iraquianos morreram e outros 14 ficaram feridos em um ataque a uma mesquita sunita em Tikrit, cidade natal do ex-ditador Saddam Hussein, 170 km a norte de Bagdá.

Segundo fontes da polícia, o ataque foi cometido durante a primeira oração muçulmana do dia, por volta das 5h (22h de quarta-feira em Brasília), por um grupo de pistoleiros. Eles atiraram em fiéis sunitas reunidos na mesquita do Imame Muslem, no norte de Tikrit.

Os agressores, todos encapuzados, chegaram ao local em três carros e fugiram após metralhar os fiéis. É o primeiro atentado deste tipo em Tikrit, na Província sunita de Salahedin, desde o início da violência sectária no Iraque.

A polícia iraquiana encontrou hoje, em Bagdá, corpos de sete pessoas com marcas de tiros e sinais de tortura, informaram fontes policiais. Quatro corpos foram encontrados no rio Tigre, no bairro de Al Kadhimiya, enquanto outros três foram achados em outras áreas da capital.

Operação

Ontem, forças do governo iraquiano se espalharam por Bagdá, montando postos de controle e causando imensos congestionamentos no primeiro dia da primeira grande operação de segurança na capital iraquiana desde que Saddam Hussein foi derrubado, em 2003.

A violência foi reduzida drasticamente, com a morte de quatro pessoas na explosão de apenas um carro-bomba, que deixou também seis feridos. Outras quatro pessoas perderam a vida em tiroteios separados ao longo do território iraquiano.

A ação, que envolveu dezenas de milhares de tropas do Exército iraquiano e forças da polícia apoiadas por soldados americanos, teve início em um momento crucial.

Nesta terça-feira o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, fez uma visita de surpresa a Bagdá para reafirmar o apoio de Washington ao novo governo, uma semana após a morte do líder da Al Qaeda no Iraque, Abu Musab al Zarqawi.

Com Efe

Leia mais
  • Iraque acha documentos da Al Qaeda em local de morte de líder
  • Presidente Bush faz visita de surpresa ao Iraque
  • Corpo do jordaniano Al Zarqawi é submetido a autópsia

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página