Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/07/2006 - 17h35

Bin Laden adverte EUA e xiitas do Iraque

Publicidade

da Folha Online

O líder do grupo Al Qaeda, Osama bin Laden advertiu hoje a maioria xiita no Iraque sobre retaliação aos ataques de grupos sunitas e que sua organização vai lutar contra os Estados Unidos em qualquer parte do mundo.

A ameaça foi divulgada por meio uma gravação disponível na internet. Ainda não houve uma verificação independente de que a voz é realmente do líder, responsabilizado pelos ataques de 11 de setembro nos EUA.

Bin Laden, em seu segundo aviso pela internet em dois dias, em que fez os seus mais fortes comentários sobre as divisões sectárias no Iraque, também advertiu a comunidade mundial para que fique fora da Somália, onde islamistas lutam pelo poder em Mogadishu.

"Nós lutaremos contra os soldados [dos EUA] na Somália. E nós nos reservamos o direito de puni-los nessa terra em qualquer lugar que for possível", diz a voz, em uma gravação que soa como o líder da Al Qaeda.

Bin Laden, um sunita, disse que a minoria árabe sunita no Iraque estava em processo de aniquilação. "Não é possível que muitos [xiitas] façam desonras, ao lado da América e seus aliados, nas cidades [sunitas] de Ramadi, Falluja, Mosul... áreas que estariam a salvo de retaliação e injúrias".

O líder da Al Qaeda também afirmou que aprovava Abu Hamza al-Muhajir como o novo líder do grupo Al Qaeda no Iraque, após a morte de Al Zarqawi em um ataque aéreo americano no dia 7 de junho.

Os EUA sempre acusaram o grupo Al Qaeda de estimular a tensão entre xiitas e sunitas no Iraque em uma tentativa de iniciar uma guerra civil.

Sobre a Somália, Bin Laden disse: "nós advertimos todos os países no mundo que não respondam ao pedido da América para o envio de tropas internacionais para a Somália".

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Abu Musab al Zarqawi
  • Leia o que já foi publicado sobre a Al Qaeda
  • Leia o que já foi publicado sobre Bin Laden
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página