Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/07/2006 - 15h21

Violência no Iraque mata 17 e fere 50

Publicidade

da Efe, em Bagdá
da Folhas Online

Ao menos 17 pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas nesta quinta-feira, em um novo dia de violência no Iraque. No ataque mais letal, a explosão de um carro-bomba deixou 12 mortos e 38 feridos na cidade xiita de Kufa, ao sul de Bagdá.

Entre os mortos estão três mulheres e cinco homens de nacionalidade iraniana que visitariam a mesquita de Haitham al Tamaar, venerada pelos xiitas. Outros 22 iranianos também ficaram feridos.

Em outro ataque, três iraquianos morreram e oito ficaram feridos na explosão simultânea de dois carros-bomba no oeste de Bagdá, de acordo com a polícia.

Na cidade de Fallujah, um soldado iraquiano morreu e outros três ficaram feridos na explosão de uma bomba quando um comboio passava pelo bairro de Al Shuhadaa.

Durante as últimas 24 horas, a polícia iraquiana encontrou 35 corpos, muitos deles com tiros na cabeça. Os cadáveres foram levados para o Instituto Médico Legal de Bagdá.Na cidade de Al Dur, norte de Bagdá, dois helicópteros militares americanos foram alvejados e caíram.

A aldeia Al Dur está situada ao norte de Maqdadiya, na Província de Diyala, onde o líder do braço iraquiano da Al Qaeda, Abu Musab al Zarqawi, morreu em um bombardeio aéreo em 7 de junho.

Helicóptero

Nesta quinta-feira, dois helicópteros militares americanos caíram na aldeia de Al Dur, ao norte de Bagdá, possivelmente derrubados por fogo inimigo, informou a televisão iraquiana Al Sharquiya.

A emissora, que cita várias testemunhas, assegura que nesta mesma região houve hoje confrontos entre grupos insurgentes e militares americanos e iraquianos, que danificaram vários veículos militares.

Além disso, a emissora afirma que nos confrontos foi destruído um "blindado americano no qual estavam 15 soldados".

O comando militar americano não quis comentar o assunto.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre a violência no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página