Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/08/2006 - 08h22

Fidel Castro é operado em Cuba, se afasta do poder e delega cargos ao irmão

Publicidade

da Folha Online

O ditador Fidel Castro, 79, foi submetido a uma cirurgia de intestino e delegou provisoriamente o controle do governo cubano a seu irmão Raúl Castro, 75, informou nesta segunda-feira o governo cubano.

É a primeira vez na história da Revolução Cubana que Fidel delega provisoriamente os cargos de primeiro secretário do Partido Comunista, presidente do Conselho de Estado e comandante em chefe das Forças Armadas ao irmão, designado sucessor legal segundo a Constituição cubana.

Fidel completa 80 anos de idade no próximo dia 13 de agosto e está à frente do governo de Cuba desde 1959. Fidel pediu, em um comunicado oficial, que as comemorações que já estão programadas em todo o país sejam adiadas para o dia 2 de dezembro, 50º aniversário do desembarque do iate Granma na costa cubana.

21.jul.2006/AP
Fidel Castro, presidente de Cuba, durante discurso em Córdoba (Argentina)
Segundo o comunicado oficial, em razão da intensa agenda de trabalho na semana passada, quando viajou à Argentina e ao leste de Cuba, Fidel sofreu "uma crise intestinal aguda com sangramento persistente" que o levou a "uma complicada intervenção cirúrgica".

A nota oficial emitida por Fidel Castro foi lida por seu secretário particular, Carlos Valenciaga, em emissoras de rádio e televisão de Cuba.

Estresse extremo

"Dias e noites de trabalho contínuo, sem sequer dormir, fizeram com que a minha saúde, que resistiu a todas as provas, fosse submetida a um estresse extremo e se debilitou", diz o líder de Cuba na nota oficial.

O informe explica que Fidel ficará "afastado várias semanas" do poder e que delegou suas funções "provisoriamente" a seu irmão Raúl Castro.

Em outubro de 2004, o líder cubano sofreu uma queda durante um ato público na localidade cubana de Santa Clara e fraturou um joelho e um braço.

09.nov.2002/AP
Raúl Castro, irmão de Fidel Castro e ministro das Forças Armadas de Cuba
Raúl Castro, segundo homem do regime cubano e atual ministro das Forças Armadas, assumiu ontem os cargos de primeiro secretário do Partido Comunista, presidente do Conselho de Estado e comandante em chefe das forças Armadas. Os outros cargos de Fidel (nas áreas de Educação, Saúde e política energética) foram delegados a outros membros do governo e do gabinete cubanos.

Fidel declara, no informe oficial, que tomou a decisão de delegar suas funções porque seu país "se encontra ameaçado em circunstâncias como esta pelo governo dos Estados Unidos".

"O imperialismo jamais poderá suplantar Cuba", acrescenta Fidel em seu informe.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia a íntegra do comunicado oficial de Fidel Castro
  • Leia cronologia do governo de Fidel Castro
  • Veja galeria de fotos de Fidel Castro
  • Leia o que já foi publicado sobre Fidel Castro
  • Leia o que já foi publicado sobre Cuba
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página