Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2006 - 08h14

EUA e Alemanha aumentam nível de alerta terrorista

Publicidade

da Folha Online

O Departamento de Segurança Interna norte-americano informou nesta quinta-feira que aumentou o nível de alerta para os aviões com destino aos Estados Unidos, depois que a polícia do Reino Unido anunciou haver frustrado um plano para explodir dez aviões durante o vôo.

O Ministério do Interior alemão também elevou hoje as medidas de segurança aérea como reação ao alerta de terrorismo no Reino Unido, mas não deu mais detalhes sobre a operação.

A Scotland Yard (polícia federal britânica) informou nesta quinta-feira que frustrou um plano terrorista e deteve 21 suspeitos de planejar explodir aviões em vôo no Reino Unido. O alerta de ameaça terrorista no país foi elevado hoje a seu nível mais alto, "crítico", que significa que um ataque pode ser iminente.

EUA

O nível de alerta para os vôos comerciais procedentes do Reino Unido foi elevado para a cor vermelha (grave), o maior na escala americana, afirma um comunicado oficial.

"Este ajuste reflete o nível de alerta crítico que entrou em vigor no Reino Unido", diz o texto.

"Para nos protegermos de qualquer ameaça que surja deste complô, colocamos em nível elevado, ou laranja, o alerta para os outros vôos comerciais", acrescenta o comunicado.

"Em virtude da natureza da ameaça revelada pela investigação, proibimos o embarque nos aviões de qualquer líquido, inclusive bebidas, produtos para o cabelo ou perfumes", acrescenta.

O sistema de alerta americano tem cinco níveis: baixo ou verde, reservado ou azul, alto ou amarelo, elevado ou laranja e grave ou vermelho.

Alemanha

O Ministério do Interior alemão afirmou em comunicado que geralmente suas medidas de segurança já são elevadas, mas acrescentou que, devido à situação no Reino Unido, se decidiu adaptá-las às circunstâncias e ampliá-la ainda mais.

No entanto, o Ministério não quis dar detalhes sobre a elevação do nível de alerta e limitou a recomendar aos passageiros que cheguem com antecedência aos aeroportos porque as medidas de controle serão mais rígidas.

O Ministério não quis fazer uma avaliação sobre a situação no Reino Unido e somente afirmou que está em contato com as autoridades britânicas.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Londres frustra suposto ataque terrorista e detém 21 suspeitos

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques a Londres
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página