Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2006 - 08h32

Paquistão prendeu 7 suspeitos de ligação com terror em Londres

Publicidade

da Efe, em Islamabad

Os corpos de segurança paquistaneses detiveram sete pessoas, entre elas dois britânicas de origem paquistanesa, que forneceram informações que permitiram desarticular um plano terrorista para explodir aviões em pleno vôo entre o Reino Unidos e os Estados Unidos, informou nesta sexta-feira a agência PTI.

As sete pessoas foram detidas em Karachi, no sul do país, e em Lahore, no leste do Paquistão, há poucos dias, informaram fontes paquistanesas que não quiseram se identificar.

"Duas das detenções foram realizadas na semana passada em uma operação coordenada entre as agências de inteligência americana e britânica. Os dois detidos, um deles encontrado em Karachi e o outro em Lahore, eram britânicos de origem paquistanesa", disseram.

As informações fornecidas pelos detidos ajudaram a frustrar o plano dos terroristas de explodir vários aviões com explosivos criados a partir da mistura de diversos líquidos que transportariam na bagagem de mão.

No entanto, as fontes não revelaram se os britânicos detidos foram entregues ao Reino Unido para que sejam interrogados.

Apesar de não estar confirmado, acredita-se que uma equipe da inteligência britânica fez uma visita a Karachi há poucos dias em relação a este assunto.

A porta-voz do escritório do Ministério de Exteriores paquistanês, Tasnim Aslam, não confirmou o número de detenções e disse que as agências paquistanesas tiveram um papel muito importante na desarticulação da rede terrorista internacional que planejava os atentados.

Aslam afirma em comunicado que as detenções no Reino Unido foram possíveis graças à cooperação ativa entre Paquistão, Reino Unido e EUA.

"O Paquistão é um parceiro importante na coalizão contra o terrorismo e estamos na primeira linha dos esforços internacionais para combater esta praga de nossos tempos", acrescenta.

O governo paquistanês também declarou o estado de alerta em todos os vôos internacionais e proibiu os passageiros de levar bagagem de mão.

Leia mais
  • Imprensa internacional critica exagero de Londres
  • Suposto ataque a Londres teria sido baseado em plano de 1995
  • Conheça novas medidas de segurança nos aeroportos britânicos

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques a Londres
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página