Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/08/2006 - 12h01

EUA anunciarão novas regras para passageiros

Publicidade

da France Presse

O escritório americano encarregado da segurança no transporte (TSA) anunciará neste domingo novas regras para o embarque de passageiros nos aviões, informou o secretário de Segurança Interior dos Estados Unidos, Michael Chertoff.

Neste domingo "a TSA anunciará restrições mais precisas", disse Chertoff, questionado pelo canal de TV ABC. Ele não prevê que "neste momento haja uma proibição total das bagagens de mão" nas companhias aéreas americanas que partem dos Estados Unidos.

O governo britânico anunciou neste domingo ter frustrado pelo menos quatro grandes planos terroristas desde os atentados de 7 de julho de 2005 em Londres.

Segurança

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, buscará nesta semana promover sua gestão com base em questões de segurança nacional, a um mês do quinto aniversário dos atentados de 11 de setembro e a três das eleições em que estará em jogo a maioria republicana no Congresso.

No partido, muitos acreditam que a "guerra ao terrorismo" é a melhor arma na campanha pelas legislativas de 7 de novembro, que terá como tema dominante o Iraque, onde a situação se caminha para a guerra civil.

Nesta segunda-feira (14), Bush deve se reunir com o secretário de Defesa, Donald Rumsfeld, no Pentágono, e almoçar com especialistas no Iraque antes de se encontrar no Departamento de Estado com Condoleezza Rice e pronunciar um discurso, anunciou o porta-voz da Casa Branca, Tony Snow.

Na terça-feira (15), Bush se reunirá com o Conselho Nacional de Segurança e depois se deslocará para a sede em Washington do centro americano antiterrorismo, disse Snow.

O porta-voz ressaltou que a reunião do Conselho Nacional de Segurança não está "em absoluto vinculada" ao suposto plano terrorista contra vôos comerciais entre Reino Unido e Estados Unidos, frustrado na quinta-feira (10) por Londres. O encontro "está programado há muito tempo", afirmou.

Além deste foco sobre os problemas de segurança, Bush se ocupará também de assuntos julgados importantes na luta pelo controle da Câmara de Deputados e do Senado, como a economia.

Na quarta-feira(16), o mandatário viajará à Pensilvânia (leste) para visitar a maior planta industrial da fabricante de motos Harley-Davidson, que emprega 3.200 pessoas.

Na quinta-feira, Bush firmará uma lei sobre pensões e irá para Camp David, a residência presidencial de descanso, onde receberá na sexta-feira (17) pela manhã assessores econômicos para depois dar um discurso sobre a economia.

Casa Branca

Os dirigentes da Casa Branca se mostram um pouco frustrados pelo pouco crédito que recebem diante do robusto crescimento da economia, mas admitem que os preços da gasolina ofuscam a percepção da opinião pública.

Os analistas políticos afirmam que a segurança nacional é a melhor carta de Bush e ressaltam que a idéia da "guerra contra o terrorismo" em geral é mais popular que o conflito no Iraque.

Por sua vez, a Casa Branca enfrenta o desafio de encontrar o equilíbrio entre usar a atual campanha contra a violência fundamentalista para captar votos e evitar de ser acusada de politizar a segurança nacional.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre terrorismo nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página