Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/08/2006 - 09h28

Toque de telefone celular obriga retorno de avião a Londres

Publicidade

da Folha Online

Um avião da British Airways com destino a Nova York se viu obrigado a retornar neste fim de semana ao aeroporto londrino de Heathrow, devido ao toque inesperado de um telefone celular na parte de trás do aparelho, informou nesta segunda-feira a rede BBC.

Nenhum dos 217 passageiros a bordo do avião reivindicou a posse do telefone, por isso o vôo BA179 retornou ao ponto de partida como precaução, uma vez que as autoridades tinham proibido a introdução a bordo de qualquer aparelho desse tipo.

Um empresário que estava entre os passageiros disse à emissora britânica que o telefone começou a tocar pouco depois da decolagem do avião. Mas só uma hora e meia depois o comandante do avião tomou a decisão de retornar, após ter se comunicado com a companhia.

"O avião despejou o combustível e estamos aqui outra vez em Heathrow", afirmou, resignado, o viajante.

A companhia britânica se desculpou pelos transtornos causados, mas explicou que a segurança é sua "prioridade número um" e acrescentou que está disposta a equivocar-se por excesso de precaução.

Alerta

Durante a noite de domingo para segunda-feira, o Governo de Londres reduziu o nível de alerta de "crítico", o máximo, para "grave".

O governo tinha aumentado na quinta-feira (10) o nível de alerta até sua categoria máxima, "crítico", após a prisão de 24 pessoas que estariam planejando uma onda de atentados contra aviões em pleno vôo.

O governo britânico proibiu que os passageiros que partiam dos aeroportos britânicos carregassem qualquer bagagem de mão, a não ser o mínimo colocado em sacolas transparentes.

Durante quase um ano, o nível de alerta no Reino Unido se manteve fixo em "grave", depois da estreita segurança que se seguiu aos ataques de 7 de julho de 2005.

O Departamento de Segurança Interior dos EUA também anunciou neste domingo à noite que baixou de "vermelho" para "laranja" o nível de alerta terrorista para os vôos procedentes do Reino Unido.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques a Londres
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página