Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/09/2006 - 07h05

Iraque anuncia detenção de suposto líder da Al Qaeda

Publicidade

da France Presse, em Bagdá
da Folha Online

O governo iraquiano anunciou neste domingo (3) a detenção do "número dois" da rede terrorista Al Qaeda no Iraque, identificado como Abu Hammam.

Ele é acusado de ter cometido o atentado contra uma mesquita xiita, ocorrido em 22 de fevereiro em Samarra, 110 km ao norte de Bagdá, que desencadeou uma onda de violência sectária no país.

O conselheiro de Segurança Nacional iraquiano, Muafaq al Rabie, anunciou a captura de Abu Hammam, mas não informou a nacionalidade do detido nem quando aconteceu a detenção.

Rabie disse que o verdadeiro nome do detido é Hamed al Suaidi, mas não deu mais detalhes. "A rede Al Qaeda está muito debilitada, recebeu um duro golpe", disse o conselheiro.

A operação de captura do terrorista aconteceu "após o recebimento de informações de inteligência". Ao ver que seria detido, "Abu Hammam" tentou usar "mulheres e crianças" como escudos humanos, mas os soldados que participavam da operação conseguiram capturá-lo.

Ataques

O conselheiro responsabilizou "Abu Hammam" por vários atentados a bomba, o mais grave deles em 22 de fevereiro contra um mausoléu xiita em Samarra, ao norte de Bagdá, segundo Rabei.

O atentado contra a cúpula do mausoléu de Ali al Hadi --um dos 12 imames mais venerados pelos xiitas de todo o mundo-- desatou uma onda de violência sectária sem precedentes no Iraque que já causou centenas de mortos, tanto sunitas como xiitas.

Segundo Rabei, Abu Hammam era o "número dois" da organização terrorista, abaixo apenas de Abu Ayub al Masri, que assumiu o controle da organização no Iraque após a morte do jordaniano Abu Musab al Zarqawi, em 7 de junho, em um bombardeio americano.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Al Qaeda
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página