Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/09/2006 - 15h39

Casa Branca confirma veracidade de vídeo com preparação do 11/9

Publicidade

da Efe, em Washington
da Folha Online

O porta-voz da Casa Branca, Tony Snow, disse nesta sexta-feira que não há razões para acreditar que seja falsa a gravação divulgada pela emissora de televisão árabe Al Jazira, que mostra os preparativos dos atentados de 11 de setembro de 2001.

A gravação, divulgada nesta quinta-feira pela TV do Qatar, mostra o líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, ao lado de coordenadores dos ataques terroristas em Nova York e na região de Washington, entre eles Ramzi Binalshibh.

As cenas também contém partes de depoimentos gravados de dois seqüestradores do 11 de Setembro --Wael al Shihri e Hamza al Ghamdi.

O vídeo mostra os testemunhos póstumos de Wael al Shihri e Hamza al Ghamdi, dois dos terroristas que participaram desses atentados, que justificaram os ataques citando conflitos envolvendo muçulmanos, como o israelo-palestino, o da Tchetchênia, e o da Bósnia.

"Não temos razões neste momento para acreditar que não é verdadeiro. Está bastante claro que os membros da rede terrorista não têm intenções de parar e desistir", disse Snow.

O porta-voz da Casa Branca também ressaltou que não sabia se o presidente americano, George W. Bush, tinha visto o vídeo, mas tinha certeza de que sabia sobre sua existência.

No vídeo, Bin Laden usa um manto escuro e caminha na companhia de alguns homens em uma área desértica e rochosa não identificada. Sorridente, o chefe da Al Qaeda recebe várias pessoas, apontadas pela emissora como seqüestradores envolvidos no 11 de Setembro.

A Al Jazira disse que a fita mostra a "vida cotidiana" de integrantes da Al Qaeda, com treinamentos e preparações para ataques nas montanhas do Afeganistão.

Cerca de 3.000 pessoas morreram em 11 de setembro de 2001, quando terroristas suicidas assumiram o controle de quatro aviões de passageiros americanos.

Dois deles foram lançados contra as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, causando o desmoronamento dos edifícios. Um terceiro foi jogado sobre o Pentágono, o quartel-general do Exército americano, perto de Washington, e o quarto foi derrubado em um descampado na Pensilvânia.

Os terroristas foram treinados em artes marciais e a maioria só estava armada com simples estiletes. O vídeo mostrou alguns homens encapuzados praticando combate corpo a corpo, enquanto outro parecia treinar com uma faca.

A rede do Qatar afirmou que as imagens são inéditas, mas não explicou como a gravação foi obtida.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Veja a seqüência dos ataques de 11 de setembro de 2001
  • Ameaça da Al Qaeda persiste 5 anos após ataques, dizem analistas
  • Cinco anos depois de 11/9, EUA mantém "guerra" contra o terror

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre os ataques de 11 de Setembro
  • Leia o que já foi publicado sobre Osama bin Laden
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página