Home > História > Barcelona-1992



Folha Imagem
O capitão Carlão comemora o ponto final da vitória brasileira contra a Holanda


   O desempenho brasileiro em Barcelona (três medalhas conquistadas) foi o pior desde Montreal-1976. Em compensação, foi a segunda vez que o país conquistou duas de ouro (a primeira vez foi em Moscou-1980).

   O ineditismo ficou com o vôlei masculino, o primeiro esporte coletivo a trazer um título olímpico ao país. O técnico José Roberto Guimarães tinha como base Marcelo Negrão, Paulão, Carlão, Tande, Giovane e Maurício. O time venceu todos os oito jogos, perdendo apenas três sets _nenhum na final, em que bateu a Holanda por 3 a 0.

   O outro ouro foi do judoca Rogério Sampaio, que na final dos meio-leves superou por pontos

o húngaro Jozsef Csak.

   O nadador Gustavo Borges conquistou a prata, nos 100 m livre, mas quase perdeu a medalha por uma falha do cronômetro, que não registrou seu tempo. Após grande discussão e o exame de vídeo, o pódio foi confirmado para o brasileiro.

   Pela primeira vez desde Tóquio-1964, o atletismo não trouxe medalha. Róbson Caetano e Zequinha Barbosa ficaram em quarto lugar nos 200 m e 800 m, respectivamente.













Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.