Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

04/05/2007 - 02h30

Octavio Frias de Oliveira

"'Seu Frias' foi meu último chefe no Brasil. Lembro-me quando adquiriu a Empresa Folha da Manhã, em 1962. Eu trabalhava com os antecessores, Nabantino Ramos e Clovis Queiroga. Depois fiquei com 'seu Frias' mais ano-e-meio e então deixei o Brasil até hoje. Vivo nos EUA faz 25 anos.
Fui provavelmente um dos primeiros a ouvir deste grande empresário que não o chamasse de doutor, mas sim de 'seu Frias'!
Minha missão seria trabalhar na divisão comercial e ajudar a sanar as finanças do jornal, criando e produzindo os anúncios classificados.
'Seu Frias' deu-me grandes conselhos quando deixei o Brasil a fim de promover exportação para indústrias brasileiras na Europa.
Envio minhas condolências aos familiares pelo falecimento deste grande empreendedor, Octavio Frias de Oliveira, meu último grande 'boss' no Brasil, a quem sempre fui muito grato."

AGENOR TONUSSI (Estados Unidos)

"O país perde um dos maiores ícones da imprensa brasileira. Lamento profundamente o falecimento do ilustre empreendedor Octavio Frias de Oliveira e me solidarizo com a família nesse momento de dor."

ANTONIO BAPTISTA GONÇALVES, advogado e pesquisador da pós-graduação em direito da PUC-SP (São Paulo, SP)

"Como assinante e leitor assíduo da Folha há quase duas décadas, apresento meu profundo pesar à família Frias de Oliveira pelo passamento do senhor Octavio, patriarca desse grupo incomparável de jornalistas. Gostaria, ao ensejo, de dirigir-me a todas as personalidades que também expuseram publicamente seus sentimentos, sobretudo aos políticos deste país: adotem, se ainda não o fizeram para que não fique só nas belas frases ou palavras de momento a figura desse ilustre brasileiro, que tanto amou e fez pelo Brasil, como exemplo de cidadania."

JOÃO CARLOS GONÇALVES PEREIRA, advogado (Lins, SP)

"Comovente a homenagem que Elio Gaspari prestou a seu amigo Octavio Frias de Oliveira em sua coluna de quarta-feira nesta Folha. Disse tudo o que a gente gostaria de dizer nesta hora. Octavio Frias de Oliveira e Elio Gaspari são duas referências no jornalismo brasileiro, ainda que o primeiro já esteja morando na cobertura, lugar digno para quem em vida digno foi."

FRANCISCO AUGUSTO DA SILVA (São Paulo, SP)

"Elio Gaspari nos comoveu a todos com essa bela e comovente despedida ao senhor Octavio Frias de Oliveira."

PAULO NASCIMENTO (Belo Horizonte, MG)

"Como assinante da Folha, sinto-me comovido com a morte do senhor Octavio Frias de Oliveira e desejo conforto para os familiares e para todos os funcionários da grande família 'Folha de S.Paulo'."

PEDRO VALENTIM (Bauru, SP)

"Sinceras condolências pela passagem do 'seu Frias' um verdadeiro paradigma da imprensa nacional extensivas aos dignos familiares e todos os colaboradores da empresa."

LUIZ FRANCISCO DE OLIVEIRA CASTRO (Campinas, SP)

"Quero expressar minha profunda tristeza e unir-me aos sentimentos da família. 'Seu Frias' era excepcional: um grande empresário que sabia viver com simplicidade e ser um bom pai, um bom avô. Guardo com carinho seus ensinamentos de vida."

*OLYMPIO BARBANTI JR.* (Brasília, DF)

"Gostaria de externar meu pesar pelo falecimento de Octavio Frias de Oliveira. É unânime entre os profissionais dos meios de comunicação a relevância do papel desempenhado por ele no aprimoramento das instituições democráticas brasileiras, sobretudo por ter impulsionado um jornal plural como a 'Folha de S.Paulo'.
Que a ausência que se abate sobre nós sirva como estímulo para continuarmos a obra deste homem que foi, sem dúvida, notável e importante para o Brasil.
Meus sinceros pêsames a todos os familiares neste momento tão difícil."

CHARLES GENTIL (São Paulo, SP)

"Como leitora da 'Folha de S.Paulo' desde os anos 80 e assinante há alguns anos, o que mais me deu certeza de que a família Frias conseguirá manter a independência da linha editorial de seu prestigioso jornal não foram os artigos, as reportagens ou as opiniões de personalidades e de autoridades distintas após a morte de Octavio Frias de Oliveira, seu publisher e criador.
Para mim, o que trouxe aquela certeza foi a bela fotografia de Jorge Araújo publicada na página A5 da Folha no dia 1º de maio, onde os filhos e demais integrantes da família Frias aparecem de mãos dadas, unidos em seu luto. De dor e beleza pungentes.
Deu orgulho de participar também da 'família Frias', ainda que como simples assinante da Folha."

ADRIANA LEITE E SANTOS (Macaé, RJ)

Veja mais cartas sobre Octavio Frias de Oliveira

 

EnqueteVeja +

'Rolezinhos'

A polícia deve impedir os "rolezinhos" nos shoppings paulistanos?

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página