NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Márcia Fukelmann
marciafk@uol.com.br
  28 de abril
  Quem não arrisca...
 
Cozinhar nem sempre requer receita, ou conhecimentos "ancestrais" das técnicas de preparo. É claro que as informações adquiridas com as experiências bem sucedidas de quem as elaborou, não serão conteúdos dispensáveis. Nada do que ignoramos pode ser substituído por pura intuição, porém as tentativas são válidas frente aos fornos e fogões.
Há aqueles que pronunciam até com certo orgulho "eu não sei nem fritar um ovo", ou que sempre possuem alguns pacotinhos de Miojo Lamen na dispensa da cozinha.
Por outro lado o que se pode reparar com certeza é o crescente aumento do interesse individual pela gastronomia. Cresce o número de pessoas que cozinham para si próprias e para amigos e fazem deste ato um acontecimento.Pessoas que compram livros de receitas assistem programas de gastronomia na televisão a cabo, vasculham sites na internet.
Escolas de cozinha tem despontado na cidade na mesma proporção em que cresce o interesse pelo assunto. Uma das pioneiras na área é a atuante escola de culinária Wilma Kovesi.
Degustações, Workshops, aulas com chefes importantes no cenário da alta gastronomia nacional e internacional, além da grande feira de expositores acontece no BOA MESA´2000, confirmando que se a gula é um grande pecado, cozinhar e comer é um grande prazer .
Tentar uma aventura na cozinha, cheirando, provando, juntando ingredientes, pode ser um bom começo para quem pretende familiarizar-se com a gastronomia. Informar-se sobre técnicas, história, tendências e novidades é sem dúvida um passo á frente.
É manipulando que se conhece o produto. É submetendo-o a transformações que se obtem
resultados. É assim que se cria, afinal as descobertas começam em algum lugar, realizadas por alguém. O resultado pode ser surpreendente ou não. Em último caso vale até mesmo a tentativa de incrementar um miojo com uma ervinha fresca e um azeite extra-virgem. Bom Apetite.


RECEITA - FRANGO AO CHAMPAGNE

Doure dois peitos de frango (sem pele) partidos ao meio em 50g de manteiga, em fogo moderado, por cerca de sete a dez minutos.
Acrescente quatro colheres de sopa de conhaque sobre o frango e deixe-o flambar até que o fogo se apague. Adicione 200ml de caldo de frango, duas folhas de estragão, sal e pimenta-do-reino moída na hora.Tampe a panela e deixe cozinhar por vinte minutos até que fiquem macios, mexendo-os algumas vezes.
Coloque o frango numa travessa, reservando-o.
Coloque na panela do cozimento, 200ml de champanhe, uma colher de sopa de purê de tomate e 125ml de creme de leite fresco. Deixe ferver, reduza o fogo e cozinhe por cinco minutos. Retire as folhas de estragão cozidas, volte o frango para a panela com o molho e sirva guarnecido com folhas frescas de estragão picadas, ou uma colher de cebolinha francesa picada.
BOA MESA 2000 - Centro Têxtil (3,4,5,6 e 7 maio) Insc-te l (011) 3086.1086


Leia colunas anteriores
21/04/2000 - Café requintado não é requentado
17/04/2000 - Comer e navegar: é preciso


| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.