NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Márcia Fukelmann
marciafk@uol.com.br
  12 de maio
  Comer fora
 
Há restaurantes para os tipos de gostos, para todo o tipo de gente, para todo o tipo de comida. Por isso há todos os tipos de restaurantes. Restaurantes aclamam as suas clientelas com seus princípios, seus preços, seu requinte, sua simplicidade, sua distancia, seus chefes, seus "carros-chefes". Precisa-se comer. Isso é uma verdade. Mas o que faz as pessoas trocarem suas cadeiras no trabalho, seus sofás, suas atividades, pelas cadeiras desses estabelecimentos, num rumo determinado ao deleite gustativo? Quais as alternativas e que ato coletivo ou solitário é este? As alternativas são estas:

Fast Food pra quem tem pressa. Pode-se encontrar numa "casa" deste tipo, comida impessoal e preparada, comprada antecipadamente ao ato da devoração , pois come-se quase que em pé, lanches rápidos e pasteurizados, para clientes apressados e também pasteurizados, ou acoplados de crianças famintas, cujo o hábito alimentar é difícil de educar. Não costuma acontecer queixas ou reclamações com seus donos , maitres ou garçons, pois em fast foods, estes seres ou inexistem ou não aparecem. Assépticos e com alto giro de capital, come-se então em uma empresa.

Por quilo: Permite ao usuário, prever intimamente, o quanto pretende despender em troco de uma refeição rápida, porque encontra-se pronta, com seu quilo exposto em rechauds e mesas frias, com preços pré-fixados, muitas vezes divulgando suas promoções em gramas, para acabar com o monopólio do vizinho que também trabalha na área e com o mesmo marketing empresarial. Oferecem massas, saladas, carnes, feijão, arroz e massas, mesclando folhas de alface, chuchu, vagem, ovos, maioneses, frango ensopado, lingüiça, almôndegas, carne de panela, cenoura ralada, pepino, jiló, beterraba e berinjela, numa relação custo-benefício, que agrada aos proprietários e não chegam a entristecer o consumidor. Pode-se pagar com vales refeições, o que se pode chamar de uma "mão na roda", mas não deixam lembranças. Quem se costuma referir mesmo que rapidamente ao companheiro, com a explanação, "comi uma maionese divina" no quilo da esquina. Salvo as raras exceções, por quilos tem a função imediata e aceita de alimentar e pronto.

Cantinas "a la Italiana" aproximam seus freqüentadores as chamadas porções, que os permitem dividir pratos, conviver com um certo barulho, sentirem-se acolhidos ou próximos da cozinha de casa, estabelecerem intimidade com o garçon de gravata borboleta e gola muitas vezes puída, e acharem que estão na Itália, terra onde poucos foram e comida que poucos conhecem e que sem dúvida são bem distantes na apresentação e preparo da original. Como diz Allan Vila Espejo , são cozinhas "cantineiras". Nem por isso come-se mal. Pode-se encontrar bons preços em cantinas, as sobremesas costumam ser terceirizadas, e pode-se pedir ao garçon uma garrafa daquele vinho que se encontra dependurado no teto junto a camisetas de jogadores de futebol, principalmente palmeirenses, e tomar um café que ainda resiste ao advento da máquina expressa, e peca por coar-se em filtros.

Bistrôs ou restaurantes franceses, portugueses, italianos refinados, fazem das refeições um ato social. Variam de preços, porém costumam ser mais caros do que as outras categorias de casas, pois além de oferecerem serviço de manobrista, mâitres, sommeliers , hostess, brigada treinada, chefe de cozinha com "release" , subchefes treinados e supervisionados por chefes , gourmets ou assessores gastronômicos, reciclam seus cardápio conciliando as novidades do mercado com tendências e inovações. Oferecem quase sempre boas cartas de vinhos, item este dispensado pela maioria de outros restaurantes, que insistem em garrafas de Forestier, Chateau Duvallier, Valppolicella , Frascatti , Santa Helena ou Lieubfraumilch, devido a demanda certa e venda garantida. Preparam suas próprias sobremesas, valorizando o término da refeição com um "prato doce".

Restaurantes japoneses: mais do que uma categoria, esses fazem parte da rotina de quem aprecia comer e sem preconceitos com peixe cru, estranheza já obsoleta, já que proliferam-se notavelmente no cenário das grandes cidades, com aceitação já assimilada, balcões de madeira e preparo frente aos clientes. Fala-se baixo, come-se com atenção e ingere-se sakê, bebida consumida quase que somente nestas situações. Existem restaurantes japoneses, caros e baratos (poucos). O que prevalece como saldo final, além do atendimento e instalações, é a figura do Sushi man, frescor dos peixes, como ele os corta e a apresentação dos pratos.

Existem muito mais modalidades de restaurantes, étnicos ou não, bairristas ou não, caros ou não, cozinhas contemporâneas, churrascarias, vegetarianas, macrobióticas, e as ditas "leves". Todas as alternativas acima mencionadas, além de válidas devem se enquadrar no momento em que são eleitas. Nem todo o dia temos tempo, dinheiro, companhia, disposição ou transporte para escolhermos a melhor. Das categorias, vamos tirar o melhor proveito, engrandecendo nosso acervo de opções, pois se gastronomia também é cultura, comer mal além de proteínas, nada nos acrescenta.

CAFÉ RISTORO GIRONDINO
COZINHA RÁPIDA , SANDUICHES, PRATOS QUENTES, SALADAS, BUFFET NO ALMOÇO, CHOPERIA.
Tel:0/xx/11/ 229.1287 / r. Boa Vista, 365 (centro)

MERCEARIA DO CONDE
PRATOS RÁPIDOS, SANDUICHES, SOBREMESA, PIZZAS E ETC.
Tel: 0/xx/11/8817204 / r. Joaquim Antunes, 217 (zona Oeste)

SEA HOUSE
SUSHI, SASHIMI, OSTRAS , PRATOS QUENTES.
Tel: 0/xx/11/3064.6404 / al. Lorena, 1.267 (Jardins , zona Sul)

LAURENT
COZINHA FRANCESA COMANDADA PELO CHEFE-PROPRIETÁRIO LAURENT SUAUDEAU.
Tel: 0/xx/11/853.5573 / al. Jaú, 1.606 (Jardins, zona sul)

CAMELO
PIZZARIA COM QUALIDADE E TRADIÇÃO.
Tel: 0/xx/11/3887.8764 / r. Pamplona, 1.873 (Jardim Paulista, zona Sul)

MEIO QUILO
POR QUILO PIONEIRO EM SÃO PAULO, HONESTO, LOCAL AGRADÁVEL, COMIDA DIFERENCIADA.
Tel: 0/xx/11/2201928 / r. Dona Veridiana, 64 (Santa Cecília)

IL SOGNO DI ANARELLO
CANTINA ITALIANA TRADICIONAL DE GIOVANNI BRUNO.
Tel: 0/xx/11/575.4266 / r. Il Sogno di Anarello, 58 (Vila Mariana, zona sul)


Leia colunas anteriores
05/05/2000 - Tudo termina em pizza
28/04/2000 - Quem não arrisca...

21/04/2000 - Café requintado não é requentado
17/04/2000 - Comer e navegar: é preciso



| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.