NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Clóvis Rossi
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Nelson de Sá
Vaguinaldo Marinheiro

Gilberto Dimenstein
gdimen@uol.com.br
  23 de janeiro de 2001
  Marta está certa
 
Brocha em punho, a prefeita Marta Suplicy participou do mutirão, sábado passado, para limpar o estádio do Pacaembu, tentando construir o símbolo de uma cidade que reage à sujeira. Apenas uma jogada de marketing?

A primeira _ e óbvia_ leitura é que Marta Suplicy manipula os meios de comunicação, oferecendo-lhes cenas de apelo cinematográfico, para desenhar a imagem de alguém preocupada com a cidade.

Tradução instantânea: factóide, obra destinada apenas para o consumo noticioso. Empulhação para compensar a incapacidade de mostrar ações mais concretas. Talvez. Ainda é cedo para dizer se esse tipo de fato é entulho mercadológico _ apesar de Marta estar revelando um certo pendor ao deslumbramento.

Por enquanto, estou disposto a achar que ela está certa. Nada há de demagógico, em tese, na produção de fatos que mostrem cinematograficamente o corpo a corpo de um político contra problemas sociais.

O governante tem o direito de criar símbolos que facilitem, sintetizem e traduzam as prioridades de uma administração. Vivemos numa sociedade de massas, marcada pelo excesso de informação. Nada há de errado em o governante, seguindo as regras do jogo da mídia (você vale quanto aparece), facilitar o entendimento de suas mensagens, fixando uma imagem.

A sujeira física de São Paulo serve como analogia para a sujeira moral. A parceria, traduzida no mutirão, é apresentada como essência da administração. O mutirão do Pacaembu, portanto, traduz habilmente essa mensagem.

É obrigação da nova prefeitura transmitir o sinal de que, depois de tanto abandono, São Paulo está sendo acolhida, respeitada e cuidada. Seria um suicídio se aguardasse, trancada em seu gabinete, o resultado das ações coordenadas pelos assessores e secretários _ algo que demora.

O símbolo vira factóide _ e aí apenas uma empulhação _ se estiver descolado da consistência administrativa. Por mais importante, por exemplo, que seja a consciência dos moradores para a limpeza da cidade, quem varre as ruas é a Prefeitura. Se não estiver varrendo direito, as cenas da prefeita com a brocha ficam ridículas, insossas, e ganham o status semelhante ao dos marajás, de Fernando Collor.



Leia colunas anteriores

16/01/2001 -
Mário Covas é benigno
09/01/2001 - A culpa é do prefeito ou da mídia?
02/01/2001 - A hipocrisia do sigilo bancário
26/12/2000 - Os pessimistas quebraram a cara
19/12/2000 - A maravilhosa pedagogia da bola


| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.