NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Clóvis Rossi
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Nelson de Sá
Vaguinaldo Marinheiro

Gilberto Dimenstein
gdimen@uol.com.br
  13 de fevereiro de 2001
  A briga entre ACM e Jader estimula a suspeita de que todo político é ladrão
 

Se fosse um diabólico plano, arquitetado por uma nação estrangeira para desmoralizar a classe política brasileira e facilitar a dominação do país, dificilmente seria tão bem-sucedido quanto a sucessão de denúncias desde o início deste ano _especialmente o embate entre Antonio Carlos Magalhães e Jader Barbalho.

Há tempos não se via tanta sujeira disseminada em tão pouco tempo contra a imagem dos políticos.

Logo depois das eleições municipais e, especialmente, depois da posse, fez-se um inventário da herança deixada pelos ex-prefeitos; muitas cidades pareciam ter sido vítimas de pilhagem.

Virou assunto popular a curiosidade sobre o patrimônio, supostamente clandestino de ACM e de Jader Barbalho, duas das mais influentes figuras no Senado federal. Ao atingir as cúpulas do PMDB e PFL, a pancadaria esmurra a base de sustentação do governo e, por tabela, o presidente Fernando Henrique Cardoso.

O embate criou um clima emocional no qual grudaram mais denúncias que afetam, direta ou indiretamente, os dois contendores e uma constelação de políticos de segundo escalão.

Fitas divulgadas pela revista Veja na edição passada dão pistas de que parlamentares do PFL baiano, de ACM, mudaram-se para o PMDB, de Jader, seduzidos pela ideologia monetária. O que detonou a previsível suspeita de que ACM tenha participado do grampo.

Além de cercado de suspeitas patrimoniais, Jader vê-se obrigado a responder às denúncias atingindo pessoas que indicou para a Sudam.

ACM acusa o Ministério dos Transportes, ligado ao PMDB, de nutrir uma quadrilha. E mais: ameaça envolver Fernando Henrique Cardoso, acusando-o de conivência com bandalheiras.

O PMDB _apoiado em denúncias apuradas pelo PT_ revida e amplifica relatório de auditores do Tribunal de Contas da União, apontando irregularidades no aeroporto Luís Eduardo Magalhães, em Salvador. Segundo auditores, R$ 18 milhões teriam sido desviados da obra, construída pela OAS, de um genro de ACM.

O partido já estava fazendo o máximo para divulgar o livro "Memória das Trevas", no qual o presidente do Senado é apresentado como um perverso delinqüente.

Nessa briga não há ganhadores. Apenas, na melhor das hipóteses, quem perde mais ou perde menos. O clima de lavagem de roupa, em meio a tantas denúncias, estimula a suspeita generalidade (e por isso equivocada) de que todo político é ladrão.

Leia colunas anteriores
06/02/2001 - As lições da BMW, de Ronaldinho, e da fortuna, de Jader Barbalho
23/01/2001 - Marta está certa
16/01/2001 - Mário Covas é benigno
09/01/2001 - A culpa é do prefeito ou da mídia?
02/01/2001 - A hipocrisia do sigilo bancário


| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.