NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Josias de Souza
josias@uol.com.br
  21 de novembro
  Brasília, finalmente, treme
  No princípio, não havia senão aquela vegetação típica do cerrado: o mato rasteiro e as árvores retorcidas. Depois, vieram o Juscelino, os tratores, os caminhões e todo o movimento pesado que costuma caracterizar um canteiro de obras.

Desde então, passou-se a culpar o solo de Brasília pela produção da lama que, vez por outra, tinge de marrom as páginas políticas de nossos jornais. Como se o chão tivesse culpa pela obra e pela ilicitocracia dela resultante.

Neste início de semana, o solo de Brasília tremeu. Coisa inédita. Aconteceu pouco depois das sete da manhã. Foram quase quatro graus na escala Richter, que vai de zero a nove. O bastante para deixar a cidade, por assim dizer, balançada.

O departamento de sismologia da UnB ainda busca explicações para o fenômeno. Eu e os meus botões, porém, temos a nossa própria teoria. Sempre achamos, aliás, que essa mania de enterrar escândalos vivos não terminaria bem.

A perspectiva de que outra malfeitoria –o caixa-dois do tucanato— seja levada à cova com vida parece ter revoltado o subsolo de Brasília. Já que ninguém mais parece se abalar com coisa alguma, o chão como que resolveu protagonizar, ele próprio, um protesto. Por isso tremeu, fazendo com que todos os casos pendentes de investigação revirassem simultaneamente em suas entranhas.

O tucanato ainda não se deu conta, mas a cada escândalo enterrado, um pedaço da reputação de FHC desce à sepultura. O comportamento do presidente, diga-se, é a prova de que biografias também podem cometer suicídio.



Leia colunas anteriores
14/11/2000 - FHC engole elefante
07/11/2000 - Bush ou Gore?
31/10/2000 - A sinuca de sempre
24/10/2000 - Como uma montadora pode virar sinônimo de causa-mortis
17/10/2000 - Mulheres conspiram contra o feminismo
10/10/2000 - A última do brasileiro

| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.