NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Lúcio Ribeiro
lucio@uol.com.br
  23 de agosto
  Juventude Sônica X Juventude Sonífera
 

Reprodução
A banda nova-iorquina Sonic Youth
Depois de sofrer a mais profunda e definitiva "análise" pelos gurus da sabedoria jovem Beavis & Butt-Head, a deprimente cena pop nacional vai levar outro ataque pelas costas: está confirmada a vinda ao Brasil, em outubro, da banda nova-iorquina Sonic Youth, um dos mais seminais grupos que fez uso de guitarras da história do rock.
O Sonic Youth é a atração-barulho do Free Jazz, já a mais importante reunião musical brasileira, depois que o Hollywood Rock nos deixou órfãos, o Lollapalooza ameaçou vir mas não veio e o próprio Free Jazz tem ficado cada vez menos Jazz, botando em suas fileiras artistas pop de ponta.
Thurston Moore e Kim Gordon lideram o Sonic Youth há uns 20 anos. Passaram os anos 80 e 90 sendo cultuados e inspirando toda banda de rock que surgiu de uma garagem americana, de Miami a Seattle, de Los Angeles a Boston.
Veteranos, ainda fazem história sem cair na decadente fase de "vou-gravar-qualquer-coisa-só-para-tentar-vender", prática bastante difundida por velhos conhecidos do pop nacional.
O Sonic Youth vem ao Brasil por causa da desistência do cantor Beck, que alegou cansaço, problemas na garganta com dois meses de antecedência ou qualquer outra dessas justificativas de quem assume compromisso com a marcante cena de shows brasileira. Vê se ele desmarcou a apresentação do britânico Reading Festival, no final desta semana.
Mas, você sabe, não dá para culpar o Beck.
Bom, o Free Jazz acontece nos dias 19, 20 e 21 de outubro (MAM, Rio) e 20, 21 e 22 (Jockey Club, SP). E ainda vai ter o bacana Leftfield, Moloko, Talvin Singh e Manu Chao, entre outros. Faça sua reserva.


***********************************************

Ufa!!!!!

O Beck é legal (se bem que ultimamente...) e é uma pena ele não vir ao Brasil e tal e coisa e isso e aquilo. Mas não dá para ficar triste por dois motivos: um é que vem o Sonic Youth no lugar (Oba!!!!).
A outra razão de alegria, mais tétrica: do jeito que o "Loser" anda encantado com bossa nova, Mutantes e outras brasilidades, já imaginou lá pelo meio do show dele no Free Jazz, galera suando, ele pára tudo para chamar ao palco um certo baiano ilustre para cantar "Sampa" com ele?
Que medo!!!

***********************************************

Por falar nisso, é hora do...
RESULTADO DA PROMOÇÃO
Sucesso absoluto de público a enquete desta semana, sobre as cenas mais deprimentes da vida pop nacional nos últimos tempos. Todo mundo querendo desovar aquela raiva entalada na alma sobre os acontecimentos tupiniquins do cinema, TV e principalmente música. E de quebra concorrer ao CD do ótimo grupo escocês Travis.
Do recorde de e-mails recebidos, tirei as seguintes conclusões:
· O anúncio da Xuxa como embaixadora do Rock in Rio 3, se não causou espanto, levou muita gente a botar o dedo na garganta. E olha que eu esqueci de falar sobre isso com o Beavis e o Butt-Head.
· O prêmio VMB, da MTV, como um todo, não agradou o leitorado desta coluna. Pô, moçada. Nem o "medley" de "O Tempo Não Pára", feito em homenagem ao Cazuza?
· O Rock in Rio 3 em si.
· Todo o conceito "Acústico".
· Esse festival de MPB da Globo, apadrinhado por ele mesmo, Caetano Veloso.

Outras pérolas muito bem lembradas:
· O ano é 1985. Eu disse 1985. Programa do Gugu, quadro "Sonho Maluco". O desejo da vida de uma garota era ser posta em uma teia de aranha gigante, da qual ela implorou ao Gugu para ser salva pelos... TITÃS. Alguém tem isso gravado em fita, pelo amor de Deus?
· Show da Gal Costa no Palace (1994), dirigido pelo Gerald Thomas. No meio do cenário estrambólico, ela vestia um modelito esquisito. Na hora de ela cantar indignada a infalível "Brasil", do velho Cazuza, ela levantava o braço e a roupa abria na frente, revelando seu seio.
· O show (de horrores) "Os Cinco no Palco", reunião ímpar de Marcos Suzano, Chico César, Zeca Baleiro, Paulinho Moska e Lenine.
· A nova banda Twister. Confesso que não sei do que se trata. Parece que é uma nova banda de garotos tipo N'Sync. Pelo grande número de votos, promete.
· A música "Amor I Love You", o clipe de "Amor I Love You", os trechos do Eça de Queiroz lidos por Arnaldo Antunes em "Amor I Love You" e o ao vivo de "Amor I Love You" no VMB, com a Marisa Monte de cabelo esquisito.
· Jota Quest em jingle de banco e inaugurando o estilo música Fanta-Uva.
· A volta do Capital Inicial.
· Titãs e Paralamas tocando juntos numa edição dessas do Hollywood Rock. · Titãs (não tem pra ninguém) cantando Mamonas Assassinas.
· Carta recente do vocalista do Biquíni Cavadão ao "Folhateen", tentando responder ao Álvaro Pereira Júnior que eles não copiaram o The Cure em um recente sucesso.
· Entrevista conjunta de Lenine e Arnaldo Antunes no Caderno 2, do "Estado".
· Show de Lou Reed às moscas, do Chemical Brothers com pouca gente e o do Dick Dale cancelado por falta de público no Rio de Janeiro.
· O Los Hermanos no programa do João Gordo, na MTV, dizendo que o som deles é rock com alguma coisa de punk. O Gordo pergunta se eles gostam de Ramones. Resposta: não.
· O "gênio" Tom Zé tirando som de jornal.

Pra não entupir a coluna, deixo algumas cenas vergonhosas para as próximas semanas. Você não acredita o quanto ainda tem...

OS GANHADORES DO CD DO TRAVIS

· Fernando Guimarães de Souza Júnior, São Bernardo, SP
· Cyntia de Andrade Lima, São Paulo, SP
· Andréa (da DKA?!?), interior do Paraná
· Jefferson Schnaider, Curitiba, PR
· Marcelus G. Zalotti, São Paulo, SP

***********************************************

PISANDO NA BOLA
Na mesma semana que a coluna bate seu recorde de e-mails recebidos, 129, bati também o recorde da segunda semana sem responder decentemente todo mundo. A vida tem sido dura. Mas adianto que, pelo menos, todos os e-mails que chegam são lidos com carinho e atenção. Perdão pela falha. A situação deve se regularizar em breve.

***********************************************

PROMOÇÃO DA SEMANA
Outra dádiva desta coluna será sorteada na semana que vem. A Roadrunner Records oferece aos leitores desta coluna o recém-lançado "Pixies at BBC". Sensacional banda de Boston da virada da última década, sempre lembrado por leitores deste espaço em enquetes de qualquer tipo de "as melhores...". O CD traz som ao vivo do grupo da impagável dupla Frank Black/Kim Deal na Inglaterra, seja no Glastonbury ou nos estúdios da BBC, de 1988 a 1991. Só que para ganhar esse doce você vai ter que suar. Seu e-mail para lucio@uol.com.br vai ter que conter a seguinte resposta. Quais são os três melhores shows brasileiros que você já viu na vida? Essa vai ser boa.
Para variar, aí vão os meus:
· Ira, em um show na Praça do Relógio da USP em 1987, se não me engano.
·
Ratos de Porão (com Jello Biafra e Igor Cavalera na bateria), em 1992.
· Smack, Incubus Sucubus (Carbono 14, alguém lembra?), o ano disso acho que é 1985/1986, por aí.

Confira o regulamento aqui!

***********************************************

ATENÇÃO, ATENÇÃO
Excepcionalmente, a coluna da próxima semana entra no ar na quinta-feira. O motivo? Veja o item "Reading Festival", logo abaixo.

***********************************************

FALA AÍ
A hora do leitor sentar a pua.
"Cenas deprimentes? O novo disco do Kid Abelha que ainda não foi lançado. A existência do Biquíni Cavadão, Raimundos na Xuxa, as crises dos Los Hermanos, Luana Piovani na MTV, Marcelo Bonfá cantando... Se eu não parar por aqui, me suicido."
Adalto Alves, São Paulo

"Caro, Lúcio Não me lembro de ter lido coisa mais medonha do que sua falsa entrevista com os idiotas da MTV!!!!!!!! É público e notório que os jornalistas nem sempre escrevem coisas boas, mas se for para fazer o que você fez... é melhor pedir para *#$@@+%$ e sair fora! A respeito do Rock in Rio, você critica somente o que não é para ser criticado! E o que mais me deixou irritado foi a sua crítica ao Lenine! Foi a coisa mais 'moleque de 13 anos' que eu já li nas colunas do jornal. Uma crítica sem sentido e teoria que não veio a acrescentar nada na vida das pessoas que não conhecem o compositor! Contudo acho importante um espaço para críticas!"
Julio Fontes, cantor e compositor, São Paulo

"Estou lendo sua coluna neste momento e fui motivado por um surto... Tive que escrever para você... Eu não consigo entender como as coisas por aqui são tão difíceis... Parece que gostam de acabar com a gente. Esse VMB não merece comentários a mais. Tudo o que tinha que ser falado já foi. Os prêmios, as participações, as hipocrisias, as roupas "lindas", enfim, nada se salva naquilo".
Paulo Borgia, São Paulo

***********************************************

SOUTH PARK
Sabe aquele menino desbocado da sua rua, que fala mais palavrão do que você pode compreender. Ele é o Papa perto do filme para o cinema do antológico desenho "South Park". Sem análises profundas de cinema europeu, tem mais "mensagem" e "sensibilidade" que o "Eu Tu Eles" e o filme do Bertolucci, que estão em cartaz. Estréia nesta sexta, 25. A não perder.

***********************************************

TOQUE
A conferida da hora é no site do e-zine CardosOnline. É um fanzine divertido e bem-feito por uma rapaziada de Porto Alegre e distribuído por e-mail. Em duas edições semanais, se compromete a tratar de "cultura alternativa, cinema, música, literatura, mídia e artes em geral, publicando também contos, crônicas, poesia e egotrips". E cumpre. Assina a lista dos caras que vale.

***********************************************

READING FESTIVAL
Nesta semana embarco rumo ao Reading Festival, talvez o principal festival de rock do planeta. Na semana que vem, falo sobre os shows do Primal Scream, Asian Dub Foundation, Oasis, Trail of Dead, Foo Fighters, Beck, Pulp, Doves, Elastica, Boss Hog, Delgados, Idlewild, Cay e muitos outros (a lista está na nme.com, do New Musical Express). E na volta vou direto para o site do Rock in Rio 3, ver os confirmados e quem está no topo da lista de atrações desejadas. E não esqueça: a coluna circulará, excepcionalmente, a partir de quinta. Não quarta.

***********************************************

POP 10, A RÁDIO
A rádio Pop 10 desta vez vai ser 20. Sem delongas nem milongas, o playlist da semana vai privilegiar 20 músicas das mais bacanas que frequentaram a rádio desde que ela existe. Os nomes? Vai na rádio e vê. É só clicar aqui

E até a semana que vem. Na quinta, hein?

Leia colunas anteriores
16/08/2000 -
Beavis e Butt-Head analisam o Brasil
09/08/2000 - Tudo o que você precisa é amor
02/08/2000 - Pistolas sexuais e corações despedaçados
26/07/2000 -
Para quem eu escrevo
19/07/2000 -
Abaixo a cabecice





 

| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.