NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Clóvis Rossi
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Nelson de Sá
Vaguinaldo Marinheiro

Lúcio Ribeiro
lucio@uol.com.br
  20 de dezembro
  2000, o ano em que...
 
 





"Pooooop!"

Essa onomatopéia (quem?) acima simboliza o espoucar de uma champanhe, este ato tão bonito, tão final de ano.

Aproveito a ocasião singela das festas para avisar que na próxima semana não tem coluna (Aaaaaaaaaaaaah!).

Mas vai ter enquete e promoção (Eeeeeeeeeeeeeh!).

E já que o ano está acabando e esta última coluna de 2000 não pode fugir da tradicional, batida, polêmica e sempre bacana "Retrospectiva do Ano".

Então, segura.

2000 foi o ano em que...

* ...O Napster foi o brinquedinho mais legal de todas as crianças de idade entre 12 e 50 anos. A comunidade virtual de arquivos de MP3 foi duramente combatida pela malévola indústria musical. O melhor da história é que a indústria chiou, chiou e... nada.

* ...abalou as estruturas a carta que a roqueira Courtney Love, ex-senhora Cobain e líder do Hole, "entregou" o esquema de gravadora, tostão por tostão, e mostrou quem eram os verdadeiros piratas.

* ...(ainda Napster) nada na vida foi mais legal que ouvir falar de uma banda esquisita e obscura dos porões da Inglaterra em um minuto e no outro já estar baixando três músicas da tal banda.

* ...o Eminem matou a mulher em uma música, chamou a mãe de vadia, brigou com a Christina Aguilera e virou o principal artista do mundo.

* ...o Radiohead fez um disco esquisito, complicado, que todo mundo comprou, mas ninguém entendeu. O genial é que o disco é pior do que os outros três da ilustríssima banda, mas vendeu mais que todos os anteriores juntos. Em tempo: eu gostei do disco. O que não quer dizer que eu o tenha entendido.

* ...o Corinthians ganhou do time marroquino Raja Casablanca e do árabe Al Nassr, no Morumbi (ou seja, em casa), e acreditou que era o melhor time do mundo.

* ...enquanto isso, Palmeiras montou times fracos que deram certo e espalhou a idéia de que, no futebol, para ganhar, o legal é ter time ruim. E todo mundo acha que isso é bom. Menos o público, que vai ver por um bom tempo todos os campeonatos com um monte de Galeano e outros pernetas.

* ...o Primal Scream proclamou a todo volume a matança dos hippies. Enquanto isso, no Brasil, a Marisa Monte emplaca "Amor I Love You", canção linda do Carlinhos Brown que tem uma passagem literária muito bonita narrada pelo Arnaldo Antunes.

* ...em que o amor, maltratado em letras sobre telefone e parabólica, foi salvo no fim pelo nosso amigo Roberto Carlos.

* ...o nome mais falado no mundo pop, principalmente no Brasil, foi o do escritor britânico das listas Nick Hornby, por causa de peça de teatro, filme e, claro, seus livros.

* ...Gisele Bundchen. Ponto.

* ...Luxemburgo. Ponto de Exclamação.

* ...Britney Spears no MTV Music Awards. Dois pontos de exclamação.

* ...a Joey deu um chapéu no vacilão Dawson e ficou com o batuta Pacey.

* ...aconteceu um dos melhores shows do ano em São Paulo: Bloodhound Gang. Alguém viu?

* ...A MPB preparou sua festa e com 10 mil canções, durante uns seis meses, com transmissão na Globo, realizou seu grande festival de novos talentos. Concorreram até Lenine, Chico César e Walter "Novato em Festivais" Franco. Alguém lembra a canção que ganhou o troféu?

* ...enquanto isso, o Reading Festival, na Inglaterra, reuniu em em três dias Primal Scream, Asian Dub Foundation, Oasis, ...And You Will Know Us by the Trail of Dead, Foo Fighters, Beck, Pulp, Doves, Elastica, Queens of the Stone Age, Boss Hog, Delgados, Idlewild e muitos e muitos e muitos outros.

* ...o Capital Inicial voltou do limbo, gravou seu acústico e empesteou as rádios. Lulu Santos, idem.

* ...Brasil chegou a Sydney com expectativa de 20 medalhas de ouro e voltou com zero (0).

* ...os deuses do rock trouxeram Morrissey e Sonic Youth pela primeira vez ao Brasil.

* ...uma penca de discos da americana Matador Records, uma das principais gravadoras do mundo, foi lançada no país.

* ...bandas como Limp Bizkit, Korn, Slipknot, Deftones, Papa Roach e outras sedimentaram o "nu-metal" e fizeram lobotomia em 80% dos adolescentes roqueiros dos EUA. A onda no Brasil já é forte.

* ...em uma camada mais underground a América reinventou o rock, produzindo uma excelente cena rocker comandada por Queens of the Stone Age, At the Drive in, ...And You Will Us by the Trail of Dead, Marah e Amen.

* ...o Grammy reinventou o Santana e as rádios de rock daqui engoliram a história bonitinha.

* ..."Californication" foi ouvida no Brasil, em qualquer horário que um rádio fosse sintonizado em uma estação de rock.

* ...esta coluna entrou no ar, no dia 17 de maio, recebendo uns dez e-mails de retorno e terminou o ano chegando a contabilizar 400 e-mails semanais.

* ...que a Beatlemania voltou em 2000. E resgatou a saborosa lenda de que Paul McCartney teria morrido em 1968, o que rendeu até um filme bacana que passou na Mostra Internacional de São Paulo.

* ...(falando na Mostra) São Paulo assistiu ao saboroso filme "O Lixo e a Fúria", sobre a história dos Sex Pistols.

* ...o Belle & Sebastian, excêntrica banda da cena pop escocesa, virou coqueluche e fenômeno de venda no Brasil, por causa de sua discografia (4 CDs) lançada por aqui.

MAIS RETROSPECTIVA

Claro que teve muito mais eventos dignos de nota do que os listados acima. Meu e-mail está à disposição de quem quiser mandar seus destaques do ano. Quem sabe eu monto a coluna da semana que vem só com os destaques que chegarem.

PROMOÇÃO DE ANO NOVO

E o esquema Lúcio Papai Noel continua nesta semana. Aproveitando que o saco de Natal está cheio de presentes, todos podem, tal qual semana passada, concorrer aos seguintes prêmios.

* "1", dos Beatles

* "Familiar to Millions", o duplo do Oasis.

* "The Best of", a coletânea do Blur.

* "Add Insult to Injury", a ótima Add N to (X), bizarra banda eletrônica britânica.

* "Ecstasy", o último disco do Lou Reed.

* "brincando de deus", discão homônimo de uma das melhores bandas brasileiras.

* uma camiseta do filme "Alta Fidelidade".

* um livro "Alta Fidelidade", do Nick Hornby.

Claro, precisa discriminar o prêmio preferido, que é um só.

Serão três prêmios sorteados.

E, para concorrer, a pergunta é bem simples.

Aproveitando que o anjinho do Ano Novo está presente, você pode fazer um pedido pop para ele. O que você deseja para 2001?

Pode ser qualquer coisa, tipo: que a MTV não lance mais nenhum acústico; que o Nick Hornby lance um livro de auto-ajuda; que o melhor show do Rock in Rio 3 seja o do Sylvinho Blau-Blau; que a Joey desencane do Pacey e comece a namorar a Andy... Você pede, o anjinho atende.

Manda pau: lucio@uol.com.br

EMINEM ESTÁ MORTO (O KORN TAMBÉM)

Traquinagem macabra para cima do site da MTV americana (mtv.com). Um hacker tem espalhado notícias escabrosas envolvendo ídolos pop. O cara invade o site, põe a notícia tétrica, que fica por um tempo até o pessoal da MTV se mancar e conseguir tirar do ar. Mas até aí o boato já começou a rolar forte.

No final de semana, quem "morreu" foi o rapper Eminem, devido a um desastre de carro. A nota no mtv.com apareceu no site no sábado.

No dia seguinte, foi a vez do popular grupo de rapcore Korn "morrer" igual aos Mamonas Assassinas. Veja a nota da MTV.

A notícia "informa" que um avião que carregava o grupo Korn, durante a turnê na Alemanha, se espatifou nas montanhas da Bavária. Estava lá na MTV. Depois não estava mais. E o boato correu mundo.

CAETANO X STONE ROSES

Pensou que eu não ia falar nele?

É só para contar uma história bem lembrada pelo amigo Rogério Simões.

Lembra o Rogério:

"Na Inglaterra, em 1994, havia uma banda que também se achava acima do bem e do mal e odiava a imprensa: o insuperável e eterno Stone Roses. Quando lançaram seu segundo disco, "Second Coming", assim como Caetano eles também escolheram um único veículo para dar uma única entrevista. Quem quisesse ler algo sobre a banda teria de ir até lá. Só que Caetano escolheu a poderosa Globo e seu site globo.com. O Stone Roses escolheu a "Big Issue", revista feita para ser vendida pelos mendigos ingleses, que sobrevivem graças às moedas arrecadadas com a venda dos exemplares".

Preciso falar alguma coisa?

LULU SANTOS X OASIS

Escrevi aqui na semana passada que o nosso Lulu Santos, puxando o sa..., quer dizer, citando o amigo Lobão, disse que o cantor valia por 20 Oasis.

Mas aí o intrépido leitor Fernando Guimarães apareceu para contar a seguinte historinha:

"Em 1997 (ou 96, não me lembro com certeza), eu fui a um show do Lulu Santos no Palace (minha namorada é fã do cara, o que a gente não faz por amor, né, não?).

Lá pelas tantas, ele começou a fazer um discurso sobre São Paulo, que era uma cidade muito moderna, com ar de primeiro mundo, que ele se sentia em outro país quando o avião pousava em Congonhas, e outras sandices do gênero.

De repente, as luzes se apagaram no palco e a banda sumiu.

Alguns segundos depois, surge o mala, sozinho, empunhando um violão, sob a única faixa de luz do recinto, cantando "Champagne Supernoval", do Oasis!!!!

Preciso falar alguma coisa?


BONO INVEJOSO

Por problemas técnicos, na coluna da semana passada não rolou o áudio em que Bono, o líder do U2, queria dar sua palhinha sobre a cidade de São Paulo, como o fez (faz toda hora, na verdade) Caetano Veloso.

Ouça o Bono, vai.

Foi um papo antes da entrevista que ele deu para a Folha, no Rio. Como cheguei para o papo com uma bolsa grande, ele começou falando: "Você é de São Paulo, né?"

E depois desfilou comparações de São Paulo com Tóquio e Nova York. Disse que quando alguém chega a SP, por causa das moléculas (?!?) de vibrações incessantes que pairam sobre a cidade, é quase impossível deitar, ficar parado. Você tem, em SP, a necessidade de estar sempre em movimento. E tal e coisa.

Foi mais ou menos isso que Bono quis dizer. Acho.

MELODY MAKER

* Abalada e com lágrimas nos olhos, esta coluna sente muito o passamento da histórica bíblia indie "Melody Maker", jornal (ultimamente revista) que circulava semanalmente na Inglaterra.

Foi a saudosa MM a primeira a revelar em suas páginas, dia 11 de março de 1989, que uma certa banda de uma certa cidade americana estava promovendo uma cena revolucionária.

O título do artigo era: "Seattle: Rock City". A banda: Nirvana. Foi uma reportagem do crítico inglês Everett True sobre a gravadora Sub Pop. Mas True foi mais longe.

Consta ainda que foi nas páginas de classificados da "Maker" que Oasis e Blur botaram anúncios procurando músicos.

* Fico ainda mais triste com o fechamento do semanário porque eu o assinava. Será que vou perder uma grana? Vão me mandar a "New Musical Express" no lugar?

NASCE UM CLÁSSICO

Olhe bem para esta foto

Pois bem. Dessa cachoeira nasceu um clássico recente da música jovem nacional:

Sente só a história, enviada pelo leitor Luciano Bravo, de Alegre, interior do Espírito Santo.

"Todos os anos acontece na minha cidade um festival de música e artes. No ano de 1999, nossos queridos oxigenados do Jota Quest vieram dar o ar da sua graça por aqui. Na tarde do dia do show, visitaram o Parque Estadual da CACHOEIRA DA FUMAÇA (isso mesmo!!!), que, segundo os relatos dos sobreviventes do show, foi muito apreciada pelos bons mineiros, os quais não pararam de render elogios à queda d’água.

Bem, então todos da cidade estão convictos em achar que a nossa cachoeira foi a catapulta para o gênio criador da banda compor aquele já clássico do pop nacional, ou seja, o hit que todos nós conhecemos bem: ‘Oxigênio’.

Concluindo, eu humildemente peço desculpas, em nome de toda a população alegrense, à nação brasileira, pelos estragos à cultura nacional que a nossa CACHOEIRA DA FUMAÇA causou."

Pois é.

CORPO FECHADO

A coisa foi rápida. Lembra quando escrevi na semana passada que estava louco para ver o filme "Unbreakable", o novo do diretor de "O Sexto Sentido", e que assim que soubesse sobre a data de estréia no Brasil iria avisar?

Pois bem, uns leitores bem-informados escreveram para dizer que o filme já tinha nome brasileiro, "Corpo Fechado", e que iria estrear em janeiro.

Fui atrás da história, confirmei o dia em que o filme entra em cartaz (dia 19/1) e, melhor, já consegui assistir esse "Corpo Fechado".

O filme, aqui como nos EUA, vai dividir opiniões.

Eu curti demais. É lento, é diferente de "O Sexto Sentido" (mais ou menos), é estiloso. E a história, que talvez dê uma escorregada em seu final surpreendente, é muito boa.

Não vou falar muito.

Esse cara da foto acima é Bruce Willis, um tristonho segurança de estádio que nunca sofre doenças e escapa de desastres onde ninguém escapa. Um maníaco por quadrinhos conhece o segurança e encana que o sujeito é um super-herói de quadrinhos, invencível, que não se machuca nunca e que vive triste porque ainda não descobriu seus dotes de herói e não cumpriu sua missão na vida, seja lá qual for.

O lance do filme é seu diretor, o hindu-americano M. Night Shyamalan, que tem pouco mais de 30 anos e já ganhou tudo com seu "O Sexto Sentido".

Nenhuma cena escapa do controle de Shyamalan. Nada é filmado sem o cara pensar em cada quadro. O capricho ajuda a tornar seu estilo parecido com diretores antigões, como Alfred Hitchcock, a quem os críticos americanos adoram comparar Shyamalan.

O cineasta, só para resumir, fez um filme de HQ, mas diferente, por exemplo, de um "X-Men", "Batman" etc. É sobre o ponto de vista humano, não fantástico. Bruce Willis na verdade é mesmo um super-herói, mas ele não sabe se é isso que ele realmente quer ser.

Chega: o recado está dado. Dia 19 de janeiro entra em cartaz "Corpo Fechado". Ainda vamos voltar a falar sobre esse filme.

LANÇAMENTOS BRASILEIROS

Fatboy Slim novo, Roni Size (drum’n’bass) novo, Monaco (do baixista do New Order, Peter Hook) novo, Neil Young novo, Limp Bizkit novo, Marilyn Manson novo, Rage against the Machine novo. Olho nas lojas. Tem para todo mundo.

SHOW FIM-DE-MILÊNIO

É hoje, no no Pororoca Bar, em São Paulo.

Shows da banda Pin Ups, Blemish e the book is on the table, para encerrar o milênio.

A partir das 22h, av Pedroso de Morais, 1017 (em frente ao Bar Avenida). tel. 3031.3775.

OS MELHORES DO ANO

E esta coluna eleje agora os principais discos do ano, segundo a votação de duas semans de seus destemidos e-leitores consumidores vorazes do pop. Portanto, gente que sabe o que está falando.

Veja quem deu:

1º "Xtrmnr" - Primal Scream (42 votos)

2º "Kid A" - Radiohead (40)
3º "Fold Your Hands..." - Belle & Sebastian (34)
4º "Rated R" - Queens of the Stone Age (30)
5º "Marshall Mathers LP" - Eminem (25)
6º "Standing on the Shoulders..." - Oasis (22)
7º "Community Music" - Asian Dub Foundation (20)
8º "Parachutes" - Coldplay (15)
9º "Sophtware Slump" - Grandaddy (11)
10º "Music" - Madonna (10)

SEÇÃO NOVA

A coluna dá voz e cara a partir de hoje a essa moçada bonita que tem muito a dizer. E o assunto é: os melhores do ano.

Se quiser, pode entrar em contato com eles para chiar, elogiar e tudo o mais.



Quem: Cláudia Croitor

O que faz: reporter do TV Folha, caderno de TV da Folha de S.Paulo.

E-mail: claucroitor@bol.com.br

Melhores do ano: "The Best of Blur" e "Marshall Mathers LP" (Eminem)


Quem: Paulo César Martin

O que faz: editor do "Folhateen" e apresentador do programa de rádio "Garagem" (Brasil 2000 FM)

E-mail: paulao@folhasp.com.br

Melhores do ano:

"The Magnificent Tree" - Hooverphonic (surpreendente)

"Relationship of Command" - At the Drive-In (irascível)

"The Last Match" - Aislers Set (rock teen)

"Thirteen Tales from Urban Bohemia" - Dandy Warhols (sensacional)

"Second Nature" - Young Gods (pesado e moderno)

E OS PRÊMIOS DO NATAL VÃO...

para...

Adriano de Paula - CD do Add N to (X)

Anderson Gonçalves - CD do brincando de deus

Otávio Suinaga - CD do Blur

Terence - livro "Alta Fidelidade"

Anna Alegrucci - CD do Add N to (X)

É isso aí. Considere-se abraçado com os votos de feliz 2001. Que o ano novo... Bem, você sabe.

Até 2001.

Agradecimentos monstro para os fiéis escudeiros Ana Lúcia Araujo, Adriana Resende, Marcos Antoniete, Alexandre Petillo e Marcelo Costa, pela inestimável ajuda de sempre.

Leia colunas anteriores
13/12/2000 - John Lennon ou Caetano Veloso?
06/12/2000 - O Noel e o (Papai) Noel
29/11/2000 - Exclusivo! U2 faz um rap para a coluna
22/11/2000 - O escândalo do U2
15/11/2000 - Saramago e a caverna pop


| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.