NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Carlos Sarli
Cida Santos
Clóvis Rossi
Eduardo Ohata
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
José Henrique Mariante
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Melchiades Filho
Nelson de Sá
Régis Andaku
Rodrigo Bueno
Vaguinaldo Marinheiro

Magaly Prado
mprado@folhasp.com.br
  13 de maio
  Primeiro lugar? Não quero!
 

Saiu o resultado da pesquisa do Ibope da Grande São Paulo. A Transcontinental, especializada no gênero pagode, continua liderando. Desde o começo do ano, ultrapassou a rádio Cidade, acostumada a ocupar a primeira posição por mais de quatro anos. Com a Nativa, hoje em terceiro, e a Gazeta, em quarto, elas são as responsáveis pelo mau-gosto que nos assola, quer subliminar quer diretamente.
A Tupi, que caiu para o 5º (empatando com a Band), dedicada ao sertanejo, mostra a crescente tendência, meio óbvia, da segmentação, o que, em parte, contribuiu para a melhoria de sua colocação. Ano passado estava em 12º. E, o mais surpreendente: a 105 chega em 7º, passando a perna em emissoras jovens consolidadas, como Jovem Pan, etc (confira a audiência clicando aqui).
Se você fosse o dono de uma emissora, obviamente, perseguiria o primeiro lugar na preferência da audiência. Mas, se fosse um programador apaixonado pelo veículo, certamente estaria contente por não estar entre os primeiros. Estranho? Não. É que as estações de ponta, coincidência ou não, são as de pior programação do dial. Não porque são populares exatamente, é porque tocam invariavelmente música de má qualidade. Em geral, martelam as "músicas de trabalho" _faixas escolhidas para divulgação do lançamento discográfico_ impostas pelas gravadoras. Isso é notório. Conclusão: dá-lhe pagode, sertanejo, axé ou pop de novela.
O artista consagrado quer exatamente ficar longe do vitrolão, mas pretende fazer ou continuar fazendo sucesso, vender disco e esgotar ingressos de seus shows. O duro é figurar na lista das mais tocadas com "Tô Te Filmando" (Travessos); "Xibom Bombom" (As Meninas) "Alô" (Chitãozinho & Xororó); "Papo de Jacaré" (P.O BOX); "Cordeirinho" (Os Morenos), etc. As rádios que lideram o ranking das FMs emplacam esse tipo de música. É pra deixar qualquer programador musical de verdade enraivecido. Trabalhar nessas emissoras top do ranking da audiência é ter que lidar com o brega e esquecer que entende de música.

Aliás, por acaso você já foi consultado sobre que rádio ouve? Não conheço ninguém que tenha sido. Se por acaso, respondeu a alguma pesquisa de audiência radiofônica, mande-me um e-mail dizendo quando e qual é a sua rádio predileta. Obrigada.

***

A pedidos, clique aqui para conhecer as emissoras e frequências (FM e AM) da Grande São Paulo


Leia colunas anteriores
06/05/2000 - Jô na CBN? Um fiasco

29/04/2000 -
Rock Alternativo Não Só no Garagem
22/04/2000
- Rap no rádio



| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.