NOSSOS
COLUNISTAS

André Singer
Carlos Heitor Cony
Clóvis Rossi
Eleonora de Lucena
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcio Aith
Vaguinaldo Marinheiro

Magaly Prado
mprado@folhasp.com.br
   
 
  MEC mobiliza radialistas para cobrir educação

Projetos envolvem parceria com ONGs e recursos do Fundescola
Educação é notícia de rádio. O Ministério da Educação, em parceria com entidades do terceiro setor, está atuando para consolidar a Rede de Comunicadores pela Educação nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O objetivo é ter mobilizados comunicadores para informar mais sobre a situação da educação nos municípios e assim estimular a participação da comunidade na vida escolar e na fiscalização dos recursos para o ensino público.

A rede está sendo articulada pelo Fundo de Fortalecimento da Escola, Fundescola, desde 1997, quando com o apoio do Unicef foi publicado o "Manual do Radialista que Cobre Educação" e treinados 565 radialistas dos estados do Nordeste em oficinas de radiojornalismo e educação. O Fundescola é um programa do MEC que conta com recursos do Banco Mundial para atendimento do ensino fundamental nas regiões mais pobres do país.

Em 1998 começou a ser fornecido a esses comunicadores spots, jingles programas de rádio, como a rádio-novela "A Caminho da Escola", e o "Boletim Técnico" do Fundescola para a cobertura da pauta da educação. Todos os membros da rede obtiveram autorização para retransmitir diariamente o programa de rádio sobre educação "Escola Brasil" da Rádio Nacional AM e Rádio Nacional Amazônia. Os programas também podem ser ouvidos no site www.fundescola.org.br .

Neste ano foram treinados mais 800 radialistas de 19 estados. Essas oficinas foram realizadas por um consórcio de organizações não-governamentais, formado pela UCBC (União Cristã Brasileira de Comunicação Social), Rádio Extra - Projetos em Comunicação, Rádio Regional Cícero Dantas e AMEPPE (Associação Movimento de Educação Popular Integral Paulo Englert).

Em cada estado foram capacitados em média 40 radialistas de emissoras diferentes. Participaram das oficinas comunicadores de rádios comerciais, educativas, comunitárias e serviços de alto-falante (veja programa abaixo).

Além das oficinas, as ONGs são responsáveis pelas edições do informativo mensal "Educação no Ar" e pela publicação da "Cartilha do Radialista - Educação para Todos: Um Desafio de Comunicação".

A realização das oficinas e produção de material para os radialistas vai ao encontro das recomendações de 150 jornalistas que participaram do encontro "Mídia e Educação" realizado em novembro do ano passado, em São Paulo. De acordo com os jornalistas, para promover a melhoria da qualidade da informação sobre educação deveriam ser criados fóruns regionais sobre mídia e educação e incentivar a formação permanente dos profissionais de comunicação e educação. Todo o trabalho de mobilização da Rede de Comunicadores pela Educação é monitorado e já existem avaliações publicadas nos "Cadernos de Comunicação" do Fundescola.

Maiores informações e materiais: tratar com a Assessoria de Comunicação do Fundescola pelos telefones (61) 316.2958 e 9986.3846, ou pelo e-mail acom@fundescola.org.br .

Oficina de Radiojornalismo e Educação

Primeiro dia (Recepção, cadastramento e abertura)
18h - Recepção e cadastramento dos participantes
20h - Abertura da oficina
20h15 - O que é a Rede de Comunicadores pela Educação
20h45 - Apresentação dos radialistas e pacto de compromisso para realizar a oficina

Segundo dia
8h - Dinâmica para o início dos trabalhos
8h15 - Apresentação da cartilha dos radialistas "Educação para Todos"
8h40 - Trabalho em grupo: reflexão sobre a situação da educação
9h10 - Apresentação dos grupos, avaliação e observação sobre os dados.
10h20 - Trabalho em grupo: pré-produção de programas de rádio.
11h - Gravação dos programas

13h30 - Escuta e avaliação dos programas gravados
16h20 - Preparação para a entrevista
16h30 - Entrevista coletiva
17h15 - Trabalho em grupo: Produção e gravação dos programas

Terceiro dia
8h - Dinâmica para o início dos trabalhos
8h15 - Escuta e avaliação dos programas gravados
10h - Intervalo
10h20 - Produção coletiva de um programa rádio-revista

13h30 - Escuta e avaliação dos programas gravados
16h20 - Formação da Rede de Comunicadores pela Educação
17h20 - Avaliação da oficina
18h - Encerramento



| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.