NOSSOS
COLUNISTAS

André Singer
Carlos Heitor Cony
Clóvis Rossi
Eleonora de Lucena
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcio Aith
Vaguinaldo Marinheiro

Marcio Aith
maith@uol.com.br
  29 de janeiro de 2001
  FMI é a sucursal do Tesouro
norte-americano
 

Já se sabia que o FMI é, talvez, a mais lateral das instituições multilaterais em funcionamento hoje no mundo. Embora mantenha salas com ar-condicionado e assistentes trilingues para diretores-executivos de grupos pobres e emergentes, até os postes de Washington sabem que os EUA mandam naquele pedaço.

A União Européia funciona como uma espécie de atriz coadjuvante tentando roubar o papel principal. O resto, ou nós, é claro, somos todos figurantes.

Os EUA detêm 18% das quotas do Fundo o que os torna o maior acionista da instituição_ e influenciam diretamente em todos os programas de ajuste espalhados pelo mundo.

Alguns detalhes dessa influência foram revelados ontem, na Folha, por meio de cópias de telegramas e documentos internos do governo norte-americano.

Um dos que chama mais atenção data de 4 de fevereiro de 1994, quando o Plano Real começava a sair da cabeça de nossos tecnocratas.

Naquele mês, uma missão do FMI estava em Brasília colhendo dados e ensinando a nós, pobres mortais, como sair da espiral inflacionária usando, como instrumentos, o enxugamento do Estado e a privatização.

Antes mesmo de relatar oficialmente suas conversas à diretoria do FMI em Washington, o então chefe da missão do Fundo no Brasil, o argentino José Fajgenbaunn, arranjou tempo para ser entrevistado por diplomatas norte-americanos em Brasília.

"Nossa embaixada (em Brasília), depois de entrevistar o chefe da missão do Fundo, concluiu que as perspectivas de um stand-by até 10 de março são remotas. O Brasil foi incapaz de apresentar os dados fiscais para o FMI e pediu ao time que retorne ao país no fim do mês."

Tal "entrevista" não só estupra as regras básicas de conduta de funcionários do FMI _teoricamente empregados do Fundo e não dos EUA.

Ela também nos irrita profundamente. Nos acostumamos, durante 20 anos, a receber em nosso país técnicos do Fundo que se negam a conversar com a imprensa ou com acadêmicos brasileiros e nunca aproveitaram seu tempo para visitarem favelas, universidades e comunidades de bairro _ou seja, os seres humanos afetados pelas políticas de ajuste do FMI.

Além de tudo, são mal-humorados e mal-educados. O argentino Fajgenbaunn, que transforma-se em ícone desse comportamento com o telegrama descrito acima, foi tão solícito com os norte-americanos que até fez a gentileza de locomover-se de seu hotel onde hospedava-se em Brasília para a embaixada dos EUA. Lá, contou as últimas novidades, feito um empregado dando satisfação ao patrão.

É bom lembrar que nem todos os funcionários do Fundo agem dessa forma. Em sua última viagem ao Brasil, o número dois da instituição, Stanley Fischer, não retornou os inúmeros telefonemas feitos por funcionários norte-americanos a seu hotel e montou uma agenda de tal maneira a nunca encontrar-se com diplomatas norte-americanos nos eventos aos quais comparecia.

Não que Fischer esteja distante do governo norte-americano _aliás, é o técnico do FMI mais próximo do Tesouro dos EUA. No entanto, ele percebe que os detalhes às vezes denunciam o conjunto. E precipitam reações não desejadas.



Leia colunas anteriores
22/01/2001 - Bush e o revisionismo precoce: de burro a hábil estrategista numa questão de dias
15/01/2001 -
O mundo espera que o cargo transforme George W. Bush

08/01/2001 - Por que o governo brasileiro teme Oscar de Barros
01/01/2001 - Argentinos querem viver o novo milênio em outro país
25/12/2000 - O peru de Natal de Armínio Fraga


| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.