Pensata

Eduardo Ohata

11/08/2006

Efeito Lennon-Ono

Começou com Paulo Weinstatt, campeão dos médios no torneio de boxe amador Forja de Campeões, na edição de 87.

Com o passar do tempo, comecei a achar que a cada campeonato, Weinstatt ficava mais parecido com seu técnico, o ex-campeão mundial Miguel de Oliveira. Não era apenas minha imaginação, até os comentaristas da rede de TV que transmitia os torneios amadores perceberam a semelhança. Com o convívio as pessoas vão ficando semelhantes, não acontece isso com os casais --como John Lennon e Yoko Ono--, apontaram.

Bom, os anos foram passando e Miguel continuou parecido com... ele mesmo. Weinstatt, por outro lado, depois de engordar e perder um pouco de cabelo, virou um sósia de James Gandolfini, o Tony, da série de TV "Família Soprano" (ele mesmo admite).

Agora, o fenômeno voltou a se repetir. Assistindo ao lado do ringue a estréia profissional de Duda Yankovich, outra pupila de Miguel, achei que tinha sutil semelhança com o mestre. Nada muito chamativo. É difícil perceber porque Duda, claro, é mulher e tem mais cuidados com a aparência. Mas se você reparar bem, com cuidado, percebe também nela um quezinho do Miguel.

Dentro do ringue, Duda não passa vergonha. É uma das mulheres, raras, que apresenta boa técnica dentro do ringue.

Duda disputa amanhã (12) o título brasileiro de boxe feminino profissional contra Letícia Rojo. Será como parte da segunda edição do Predador Fight Championship, no ginásio do Ibirapuera, a partir das 21h. A programação terá também combates de vale-tudo (ou, como preferem os mais modernos, MMA) e jiu-jitsu e muay-thai.

Programação

A ESPN transmite hoje, a partir das 23h30, o duelo pelo título norte-americano dos leves entre o ex-adversário de Popó, Daniel Alicea e Edner Cherry e Daniel Alicea. Na preliminar, os superpenas Monte Meza-Clay e Dean White disputam título superpena.

Na próxima sexta, a ESPN exibe, às 23h, combate entre os médios Sam Soliman, que teve excelente apresentação contra Winky Wright, e Enrique Ornelas. Na preliminar, o ex-campeão cruzador Vassiliy Jirov.

No dia 26, Sergio Mora, campeão do reality show "The Contender", pega Eric Regan, com transmissão da ESPN

O canal Premiere transmite ao vivo neste sábado, a partir das 22h, a disputa do título dos pesados do CMB entre Hasim Rahman e Oleg Maskaev.

A HBO Plus exibe ao vivo para o Brasil no próximo dia 19, a partir das 23h05, o confronto entre o invicto Paul Williams e o ex-campeão Sharmba Mitchell.

Para 16 de setembro, a HBO Plus anuncia, a partir das 21h, a revanche entre Marco Antonio Barrera e Rocky Juarez.
Eduardo Ohata, 34, é jornalista do caderno Esporte da Folha e comentarista da ESPN. É colunista de boxe há mais de 10 anos. Escreve para a Folha Online, quinzenalmente, aos sábados.

E-mail: eohata@folhasp.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca