Pensata

Lúcio Ribeiro

28/11/2001

O que está acontecendo com o nosso rock'n'roll?
(e o que está acontecendo comigo?)

Sério. Eu não valho um tostão furado. Bastou eu falar que os leitores são legais, que esta coluna é uma interação só, que comando um espaço aberto e gigante para um bate-papo pop leve e solto, que eu (por razões A e B) não respondi nem 1% dos 738 e-mails que chegaram à minha caixa postal nesta semana que passou.

Está me achando preguiçoso?

Então espere para até saber que o "filé" da coluna de hoje será o material sobre rock americano que eu publiquei segunda-feira passada no "Folhateen", o caderno teen da Folha de S. Paulo, o jornal para o qual trabalho.

É... Repeteco! Se a picaretagem no jornalismo pop rola tão solta nestes últimos tempos, porque eu não posso copiar também? Pelo menos estou copiando a mim mesmo?

Além do mais, tem o pessoal que não lê a "Folha"...

O especial rock americano vai ser turbinado com uma promoção espetacular, claro, que eu não estou aqui para deixar leitor na mão.

Aliás, se cabe falar, é histórico a primeira página de um jornal mainstream e burguês como a Folha dedicar um espaço até nobre para falar de "bandas como Strokes e White Stripes".

Extracool.



* Ainda nesta coluna: um furo de reportagem sobre a "Casa dos Artistas", o que aconteceu no show do Guitar Wolf em Campo Grande (MS), o que vai acontecer nos shows do Trail of Dead e o ataque do Gorillaz ao Afeganistão.

***************

UMA IMAGEM INCRÍVEL (A MINHA)

Resolvi mudar o visual. Depois de ser chamado de clubber, porque estava usando um visual rapper, prometi que ia dar um tapa na fachada, criar uma costeleta indie e virar um autêntico, ehr, indie.

Esqueça costeletas famosos como o Farinha, da loja Bizarre, o Márcio Custódio, do DJ Club, e um dos caras do Los Hermanos, que tem uma floresta amazônica da orelha ao queixo.

Vou apavorar com o novo perfil, que deve ter grande estréia na noite "Sound" (DJ Club) do dia 8 de dezembro, quando vou tocar com a costeleta. Um dia antes, terá a pré-estréia, na festa do programa "Garagem".

Para a mudança radical na minha cara, contei com ajuda de profissionais. Personal stylers, como chamam.

A disputada ilustradora de estrelas, Maria Eugênia, arquitetou o projeto costeleta. Um conselho de amigos se reuniu e aprovou.

O resultado, em desenho, pode ser visto aí embaixo.


Reprodução



Aviso: minha última aparição pública deve ser nesta quinta-feira, no show os texanos do Trail of Dead, onde vou fazer o "aquecimento" para a banda, tocando uns CDs.

***************

GORILLAZ CONTRA O TERROR

O grupo pop que mais vende no Brasil, a banda-cartoon inglesa Gorillaz, acaba de lançar em seu site uma música nova, a primeira grande reação pop contra o ataque terrorista que botou os EUA em guerra (não venha me falar da canção beneficente junta-artistas).

O som tem nome de "911", tem como convidados especiais os caras do grupo rap D12, de Detroit (os amigos do Eminem), e foi gravada poucos dias depois que os aviões derrubaram o World Trade Center, em NYC.

A música está dando sopa no sensacional site do Gorillaz (www.gorillaz.com) até o dia 7 de dezembro.

***************

GUITAR WOLF EM CAMPO GRANDE, O QUE ROLOU

Parece que até agora Campo Grande ainda junta os cacos do que sobrou da apresentação na cidade da ótima banda punk japonesa, que veio ao Brasil só tocar exclusivamente no Mato Grosso do Sul.

Márcio Jr., da banda goiana Mechanics, conta o que aconteceu em um dos dois shows do grupo de Seiji, o Joey Ramone japa:

"Cinco minutos de Ramones só para criar um clima, e sobem ao palco Toru (bateria) e Billy (baixo). Começam os primeiros acordes. A postura de Billy é surreal. Tatuado como um Yakuza, ele faz poses, caras e bocas, numa mistura de arrogância e cinismo. Uma música instrumental toma o lugar dos Ramones ao fundo. E então, vindo do meio da galera, Seiji (guitarra e voz) chega ao palco e pluga sua Epiphone preta de míseros 300 dólares. O ambiente vai pegando fogo. De costas para todo mundo, Seiji levanta a mão fazendo o sinal dos Wolf (uma derivação dos dedinhos de capeta que caracterizam o heavy metal) e o público alucina. 'Wolf! Wolf! Wolf!', puxa o vocalista, e quando tudo indica que a primeira música vai explodir, Toru e Billy sacam seus pentes-finos e dão um trato nos topetes. Depois, Seiji brada: 'All Light! Lock'n Loll! Jeto Genelation!!!' e o mundo desaba. Quem acha que os discos do Guitar Wolf são muito sujos e barulhentos, não faz idéia do que os japas são capazes ao vivo. Seiji sobe em cima dos monitores, declara seu amor por Joan Jett beijando um botton na lapela de sua jaqueta de couro preto, e se atira de um lado para o outro, berrando como um celerado. Billy domina o público, disputando sua atenção de igual para igual com o ensandecido parceiro. Toru, alucinado, espanca a bateria como se quisesse matá-la."




Yeah! Fest!
O baterista Toru, um dos malucos da banda punk japonesa Guitar Wolf, em pose no Mato Grosso do Sul




*************

HYBRID TUNES, A MISTUREBA

O assunto já ganha a imprensa nacional. E não pára de chegar a mim e-mails com dicas daqueles dois sons legais e clássicos que, misturados, formam um terceiro som legal a caminho de virar clássico.

Mais um tesouro do hibridismo pop:

Nirvana vs. Blur - "Smells like Song 2"

*****************

GARBAGE TE ENSINA A MIXAR

Leitor me dá um toque que eu não sabia. O mais recente disco da legal banda Garbage ("Beautiful Garbage", é isso?) pode até ser bem meia-boca, mas nele vem grátis um programinha de mixagem para usar no computador?

Tá ligado nisso?

******************

TV GLOBO POP

Aconteceu nesta semana uma prova de seleção de estagiários da TV Globo, com várias etapas no Brasil todo, parece. E com mais candidatos que não acabam mais atrás de uma vaga.

Na prova de conhecimentos gerais, uma pergunta sobre o... Belle & Sebastian.

*******************

CASA DOS ARTISTAS INDIE

* Acho o programa bem imbecil, embora o "conceito" seja sensacional e tal. Ninguém perguntou, mas resolvi dar meu pitaco sobre o "infamous" "Casa dos Artistas", a revolução orquestrada pelo Silvio Santos e por aí vai. Estou falando do programa do SBT porque tenho uma bomba para contar.

* Pois é! Fiquei sabendo que o Carlinhos, vocalista do grupo gaúcho Bidê ou Balde, pode fazer parte da "Casa dos Artistas 2". Acha que eu estou zoando, é?

* Para você não ficar de fora do bafafá rocker do ano, conheça parte da letra de "Japa Girl" ("Green Hair"), do Supla, que armou turnê de quatro meses pelo Brasil para divulgar seu disco já best seller. Toma aí. Vai que alguém gosta:

"She said she's only 16/ La ri la If you know what I mean/ Her dad is irish/ and her mom puerto rican/ met her in tompinks square/ bottle in hand with all her crustie friends/ took her over to my place/ sucking sushi kiss/ ... met a girl with shaved head/ pirce nose with her baby head/ blew me, when her kid was dead/ oh god! she was licking my head/... blondes always seam so mean, but they look very clean/ they make me fell invencible".

Gênio.

*******************

BILBOARD? QUE BILBOARD?

O sobe-e-desce do mundo pop pode ser sentido mesmo é na parada desta coluna. O chart da semana é armado de acordo com aferições das cinco lojas de discos que mais se inter-relacionam com este espaço. Confira, abaixo, a lista dos discos mais vendidos nos últimos sete dias:

* Indie Records - SP

(indiecd@terra.com.br)

1º - "Wonderland", Charlatans (-)

2º - "I Might Be Wrong", Radiohead (-)

3º - "Death by Chocolate", De-Phazz (5)

4º - "Greatest Hits", The Cure (-)

5º - "Poses", Rufus Wainwright (-)

* Bizarre - SP

(www.bizarremusic.com.br)

1º - "Le Tigre", Le Tigre (1)

2º - "Is This It", Strokes (-)

3º - "Rock Action" - Mogwai (2)

4º - "Feminist Sweeptakes" - Le Tigre (-)

5º - "Hi-Fi Stereo", Sala Especial (EP) (5)

* Cubo: Sounds - BH

(tel. (31) 3225-3824)

1º - "a.a.:2", DJ Marky (-)

2º - "Emotional Kids Play Alone", Unfashion (-)

3º - "Cool Steps", DJ Patife (1)

4º - "Diesel", Diesel (4)

5º - "Greatest Hits", Smashing Pumpkins

* London Calling - SP

(www.londoncalling.com.br)

1º - "We Love Life", Pulp (-)

2º - "BBC Radio One Sessions", Elastica (-)

3º - "Oracle", Kittie (-)

4º - "Wonderland", Charlatans (-)

5º - "Sound Dust", Stereolab (-)

* Velvet CDs - SP

(www.velvetcds.com.br)

1º - "We Love Life", Pulp (-)

2º - "Le Tigre", Le Tigre (2)

3º - "I Might Be Wrong" - Radiohead (-)

4º - "Wonderland", Charlatans (-)

5º - "Surfer Rosa", Pixies (-)



Considerações: Que beleza, que beleza! As brasileiras indies FNM e Sum Records aparecem em quase todas as listas e posições com seus artistas.

***************

PREGUIÇA INDIE

* Êêêê, Rio de Janeiro. Só 50 pessoas para ver um show raro e único como o do Trail of Dead (mais da banda abaixo), semana passada, no London Burning Festival, é de amargar, hein? Não é uma banda para 1.000 pessoas, claro. Mas 50...

* Eu sei que dinheiro (ou a falta de) é um problema, mas tenho sentido uma certa preguiça indie nas noitadas paulistanas. As boas casas de rock para dançar estão esvaziando. Reunir 50 pessoas para ver um baita show como o da banda paulistana Los Pirata, em temporada aos domingos no bar Orbital, é um sacrifício. Move your ass, rapeize.

* E a gente fica rachando o bico aqui do Carlinhos 20 Pessoas Brown... Se bem que esse a gente racha o bico mesmo, porque é legal fazê-lo.

* Agora, prepare-se para rachar o bico do público para o show "Amor para Recomeçar", o "espetáculo" do primeiro CD solo do Frejat, no dia 8 de dezembro, no Credicard Hall... Isso se não for adiado por baixa venda de ingressos.

* Aí, né, todos os jornais que eu vi na segunda-feira diziam que os Titãs reuniram 120 mil pessoas no Ibirapuera, no dia anterior.

A-hã. No único grande parque da cidade, domingão de um sol maluco, show de graça. Se fosse anunciado que eu ia cantar bolero no Ibirapuera em tal condições espaciais e climáticas, ia ter por baixo 119.950 pessoas para me ver.

*******************

QUALQUER NOTA

* Thiago, filho de Leandro, e Pedro, filho de Leonardo, assinaram contrato com grande gravadora e entram no estúdio no início de 2001, para gravar o primeiro disco.

* Já brincou de ser uma estrela do rock? www.rockstargame.com

* Você é punk, rocker, raver ou grunge? Faça o teste: www.fuali.com/Online_Tests/

* O papo da hora é sobre "Harry Potter", mas alguém aí está aguentando esperar a estréia de "Monstros S.A."? Eu não!

* Música nova dos Strokes está pintando na internet. Chama "Meet Me In the Bathroom". Quem achar me dá um toque.

* Gilberto Gil vai fazer em SP um show apenas de música de São João. Podia explicar melhor esse "evento", mas não sei onde está o e-mail informativo que recebi. Nem estou a fim de procurar agora.

******************

LOS PIRATA - AINDA DÁ

Então. Tem a penúltima apresentação dominical do ano da banda paulistana Los Pirata, no Orbital (rua Augusta), dia 2 agora. O show é tipo 21h30. Antes, sonzinho maneiro nas "picapes". Depois surf-punk-country absurdo no palco. Bota o "Casa dos Artistas" para gravar e vai.

Quem tiver a fim de entrar de graça, manda um e-mail para lucio@uol.com.br. Sortearei um leitor e avisarei sexta também por e-mail sobre a entrada liberada.

Vai mesmo perder?



******************

BELLE & SEBASTIAN - NOVA PROMOÇÃO E RESULTADO

Documento raro da semana em que a banda Belle & Sebastian foi tratada como os Beatles no Brasil, o CD que contém o show do grupo escocês em SP foi anunciado como prêmio de sorteio aqui nesta coluna.

Um oferecimento da loja paulistana Velvet, o CD foi tão implorado em minha caixa postal que resolvi arrancar outro da Velvet para nova promoção.

O da semana passada já tem dono:

Roberto Ferreira Júnior

Vitória, ES

Mas o desta semana ainda pode ser seu. Quer concorrer? E-mail para lucio@uol.com.br.

******************

PROMOÇÃO PULP - RESULTADO

Centenas de e-mails vieram à minha caixa postal atrás do CD novo do Pulp, "We Love Life", que a gravadora FNM está lançando no país.

É bom ver que muita gente está a fim de ouvir as histórias fofas que o amigão Jarvis Cocker costuma contar em suas belas canções brit.

Confira agora o nome dos três ganhadores do disco.

* Alice Morais

São Luís, MA

* Adriano Henrique Talma

Santo André, SP

* Patrícia Derobelli

São Paulo, SP



******************

TRAIL OF DEAD NO BRASIL

(antes do especial rock americano)

O Trail of Dead, banda do Texas de rock anárquico, cumpre sua segunda semana de shows explosivos no Brasil.

O grupo, já muito falado aqui neste espaço, é uma espécie de veterano (junto com o ex-At the Drive in e o Queens of the Stone Age) na seara do novo mapa do poderoso rock indie americano, esse que será tratado nos textos abaixo.

Vi de corpo presente o que o quarteto de Austin fez nos 5 metros quadrados do estúdio da Brasil 2000, na segunda passada, durante o programa "Garagem".

Rock que vai da calma sepulcral à barulheira insana em segundos, feita para assustar os fãs cariocas do Lenny Kravitz.

Os shows no Brasil do ...And You Will Know Us by the Trail of Dead, o nome completo da banda, foi descrito assim por Neil Busch, baixista/guitarrista, em entrevista recente a este colunista:

"Será um show costumeiro nosso: epifania catártica através de bombardeio sonoro."

Não precisa falar mais nada. Não precisa falar que não dá para perder.

Confira as datas do Trail of Dead no Brasil:

- Hoje, quarta, Curitiba, PR

abertura: Pelebroi Nãosei? + No Milk Today + Whir

local: Big Bowling

info: (41) 242-3311

- Amanhã, quinta-feira, São Paulo, SP

discotecagem: Lúcio Ribeiro (opa!)

local: espaço Dançante SESC Belenzinho

info: (11) 6605-8143

- Sexta-feira, dia 30, São Paulo, SP

discotecagem: André Barcinski e Paulo César Martin

local: Espaço Dançante SESC Belenzinho

- Sábado, 1º de dezembro, Caçapava, SP

abertura: Blemish

Local: Skate Bar

info: (12) 253-1210

- Domingo, 2, São Carlos, SP

abertura: Garage Fuzz + Bifidus Ativus

local: SESC São Carlos

info: (16) 274-3708 ou www.s2discos.com

******************

ROCK AMERICANO

(O QUE ESTÁ ACONTECENDO?)

Segue abaixo, na íntegra, o material que serviu de capa ao "Folhateen" desta semana. No final do texto, uma promoção sensacional, à altura da qualidade das bandas legais que estão surgindo e, graças, estão vindo parar no Brasil, em show ou em disco. Segura a talagada.

*****************

MUITO ALÉM DOS STROKES

Você pensou que os Strokes eram tudo?

O efeito Nirvana por enquanto é
menor, mas desde o grunge do começo
dos anos 90 o rock americano não se
constituía em tão significativa cena. E
não produzia tantas bandas boas, ener­
géticas e explosivas.

Quem, em 2001, foi bombardeado pelo
"assunto Strokes" e decidiu verificar o
que realmente estava acontecendo, pôde
enxergar que pela mesma porta aberta
pelo grupo nova-iorquino estavam pas­
sando em alta velocidade nomes como
White Stripes, Black Rebel Motorcycle
Club, Le Tigre, Moldy Peaches e um
monte de outras bandas.

Não coincidentemente, o eco da atual
excelente safra do "american rock" já é
ouvido em alto e bom som no Brasil, que
está recebendo os lançamentos do últi­
mo CD do "hypado" e peculiar White
Stripes (Detroit), o primeiro álbum da
elogiada banda de punk dance Le Tigre
(Washington) e o show do destruidor
Trail of Dead, integrante da prolífica ce­
na texana.

A soturna Black Rebel Motorcycle
Club, grita de San Francisco: "I gave my heart
to a simple chord/ I give my soul to a new
religion/ what ever happened to you/
what ever happened to our rock'n'roll"
(Eu dei meu coração a um simples acor­
de, eu dei minha alma a uma nova reli­
gião, o que está acontecendo com você, o
que está acontecendo com nosso
rock'n'roll).

A Sum Records ouviu o BRMC e cor­
reu para lançar Le Tigre e White Stripes
(veja promoção abaixo). Strokes toca bastante em
rádios brasileiras, é tema de especial da
MTV, tem cartaz espalhado por todo o Rio de Janeiro e já é hit de vendas em lojas
de rock paulistanas.

Para aproveitar a turnê do ótimo grupo
texano pelo país, a gravadora Trama pre­
para a edição nacional do Trail of Dead
ainda para este mês.

E a nova gravadora indie FNM promete
para janeiro o recém-lançado (lá fora)
disco de estréia do desmiolado Andrew
WK, sujeito que parece Iggy Pop cantan­
do no AC/DC com a máscara do Kiss.
Você ainda vai ver muito a capa do disco
dele, "I Get Wet", ilustrada por seu rosto
bem... ensanguentado.

O Folhateen preparou um mapa do rock made in USA com algu­
mas das bandas indies mais faladas em
revistas, jornais, TV e internet. E dá as di­
cas de canções "fundamentais" para você
vasculhar a rede de computadores, ouvir
e entender para onde a música jovem está
indo com esse tal de rock americano.

O rock americano, ao contrário da base
metal lúgubre que pautava principal­
mente os grupos de Seattle, em 1991, apa­
rece dez anos depois em vigorosa forma e
bem diversificado, seja no estilo seja na
localidade das bandas.

Existe a sombra do grunge no "vetera­
no" (1998) grupo Queens of the Stone
Age, tem o som 70's dos Strokes, tem o
hard rock do Andrew WK, tem o blues
detonado do White Stripes e tem a new
wave renascida do Le Tigre, por exemplo.

Do Le Tigre, banda que, se você olhar
bem, nem é banda (uma é música, a outra
é videomaker, a outra é dona de fanzine),
já é encontrado nas lojas brasileiras o elo­
giado e homônimo disco de estréia.

"Le Tigre", o CD, ganhou edição por
aqui simultaneamente ao lançamento no
exterior do segundo álbum das meninas,
"Feminist Sweepstakes".

Pronto. Agora já dá para tirar o CD dos
Strokes do cdplayer.

*****************************

O MAPA DO ROCK AMERICANO

banda: The White Stripes

de onde: Detroit

quem: Jack White (guitarra e vocal) e Meg White (bateria)

o quê: o novo hype do rock, banda americana de blues-punk-folk ora pesado, ora melodioso produzido por um guitarrista e uma baterista. E só.

discografia: "The White Stripes" (1999, importado), "De Stijl" (2000, importado) e "White Blood Cells" (2001, sai no país dia 1º de dezembro, pela Sum Records)

para ouvir/baixar: "You're Pretty Good Looking" ("De Stijl") e "Hotel Yorba" ("White Blood Cells")

banda: The Strokes

de onde: Nova York

quem: Fabrizio Moretti (bateria), Julian Casablancas (vocal), Nikolai Fraiture (baixo), Albert Hammond, Jr. (guitarra), Nick Valensi (guitarra)

o quê: a banda mais falada de 2001, parece com tudo, de Lou Reed a Sex Pistols, mas no final é bem... Strokes.

discografia: "Is This It" (2001, lançado no Brasil pela BMG)

para ouvir/baixar: "Is This It" e "The Modern Age"

banda: Black Rebel Motorcycle Club

de onde: San Francisco

quem: Peter Hayes (baixo, guitarra, gaita, vocais), Robert Turner (baixo, guitarra e vocais ) e Nick Jago (bateria e percussão)

o quê: o som é Jesus & Mary Chain atualizado para a Califórnia; um canta como se fosse do Verve, outro como se estivesse no My Bloody Valentine.

discografia: "B.R.M.C. (Black Rebel Motorcycle Club)" (2001, importado)

para ouvir/baixar: "Red Eyes and Tears" e "Whatever Happened to My Rock'n'Roll"

banda: Le Tigre

de onde: Washington

quem: Kathleen Hanna (vocal e guitarra), Sadie Benning (videomaker e vocal) e Johanna Fateman (fanzineira e vocal)

o quê: punk-dance-hip hop em som programado, usado a favor da (e só da) causa feminista

discografia: "Le Tigre" (2000, lançado no Brasil pela Sum) e "Feminist Sweepstakes" (2001, importado)

para ouvir/baixar: "Hot Topic" ("Le Tigre") e "Get Off the Internet" ("From the Desk of Mr. Lady EP")

banda: The Moldy Peaches

de onde: Nova York

quem: Adam Green (vocal, guitarra, baixo) e Kimya Dawson (vocal)

o quê: rock-punk gozação, um toca vestido de duende, outra canta disfarçada de ursinho; deles saem rock punk que parecem feitos por Johnny Rotten e Sid Vicious quando matriculados no jardim da infância

discografia: "The Moldy Peaches" (2001, importado)

o que ouvir/baixar: "NYC's a Graveyard" e "Who's Got the Crack"

artista: Andrew WK

de onde: Los Angeles, Detroit, Tampa

o quê: Iggy Pop cantando no Kiss? AC/DC e Slayer em um só cara? Isso é Andrew WK

discografia: "I Get Wet" (2001, importado)

o que ouvir/baixar: "It's Time to Party" e "Party Hard"

banda: ...And You Will Know Us by the Trail of Dead

de onde: Austin

quem: Kevin Allen (guitarra e bateria), Neil Busch (baixo e teclado), Conrad Keely (guitarra e bateria), Jason Reece (guitarra e bateria)

o quê: o grupo uma vez foi definido como punk texano (isso é um gênero!) de gente que quebra os instrumentos antes de tocar; não o contrário

discografia: "Madonna" (1999, a Trama diz lançar ainda neste mês)

o que ouvir/baixar: "Mistakes & Regrets" e "Clair de Lune"

* Confira também:

- At the Drive in (El Paso)

- Queens of the Stone Age (Seattle/Los Angeles)

- ARE Weapons (Nova York)

- The Detroit Cobras (Detroit)

- The Pattern (Oakland)

- Hey Mercedes (Chicago)

- Burning Brides (Filadélfia)

- Von Bondies (Detroit)

- Death Cab for Cutie (Seattle)

** Rock americano na internet: Rádio 3WK (www.3wk.com)

**************************

PROMOÇÃO ROCK AMERICANO

Quer provar de dois discões do rock americano, que, abençoados, estão saindo agorinha no Brasil?

A Sum Records descolou exemplares do novíssimo White Stripes, "White Blood Cells", que chega às lojas neste sábado. E cedeu ainda cópias do recém-lançado (por aqui) e espetacular álbum homônimo do grupo feminino Le Tigre.

Vou sortear dois de cada, que vão juntos para os vencedores. Se você está a fim, o caminho da alegria pode ser o lucio@uol.com.br. Está esperando o quê?

***********************

Então é isso aí. Hoje doeu?

Semana que vem começa aquela velha historinha das votações para os melhores do ano.

Agora, tchau. Preciso escovar a minha costeleta.
Lúcio Ribeiro, 41, é colunista da Folha especializado em música pop e cinema. Também é DJ, edita a revista "Capricho" e tem uma coluna na "Bizz". Escreve para a Folha Online às quartas.

E-mail: lucio@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca