Pensata

Magaly Prado

10/05/2003

Mariana Kupfer deixa programa "Pânico"

A novidade melhor é uma nova rádio no dial FM que está sendo projetada. Trata-se de uma adulta contemporânea com ênfase em música eletrônica. Tomara que dê certo. A experimentação vem sendo feita nas madrugadas da rádio Sucesso FM, que durante o dia mantém programação popularzona.

Fora isso, Mariana Kupfer deixa o programa "Pânico", porém isso não deve fazer a menor diferença, pois seu personagem (uma patricinha), constantemente detonado pelos integrantes da equipe, já estava para lá de datado.

Emílio Surita, diretor artístico da Jovem Pan FM, procurado pela coluna, não retornou a ligação. Mas rumores indicam que ele queria Daniella Cicarelli para o lugar da Kupfer. Porém, Cicarelli esnobou legal o convite, pois seu agente declara que eles nem estão negociando com a Jovem Pan. Na verdade, a modelo do momento, anda recebendo outros convites mais rentáveis para comandar programa só seu, sem precisar dividir microfones com meia dúzia de marmanjos.

Por outro lado, Waguinho, diretor da Metropolitana afirma que Cicarelli vai renovar o contrato que está prestes a terminar, faltam dois sábados apenas. Mal sabe ele que ela não pretende continuar na Metrô, apesar de ter gostado muito da experiência.

Transamérica estréia novo programa sobre esporte e humor. Novo? Nem tanto.

Saiba mais detalhes nas reportagens abaixo.

NOVA RÁDIO

Ricardo Henrique de Souza Raymundo foi convocado para dar consultoria para a rádio Sucesso (inclusive a programação da madrugada "Onda Urbana") e para a nova rádio que está sendo discutida no clã dos Mattos.

Desde o final do ano passado, a Sucesso vem alterando a programação da madrugada para experimentar o segmento adulto.

"Estamos amadurecendo para ver se vinga uma programação de música eletrônica por 24 horas", diz Ricardo Henrique, como é conhecido.

Só que entraria em uma outra frequência e não nos 96,9, da Sucesso. "Não há mais frequências para a cidade de São Paulo. Só arrendando ou comprando uma."

A nova emissora estréia dentro de alguns meses. "O projeto está sendo acabado e a gente depende do mercado estar forte a nível de sustentar a idéia", diz Ricardo Henrique, que já trabalhou na Jovem Pan e na Transamérica e também dirige a Super Tupi AM e a Nativa FM, do Rio, ambas dos Diários Associados e nada a ver com as paulistanas.

A Super Tupi, primeiro lugar no ranking carioca há três meses, quebrou a liderança que a Globo mantinha por 40 anos. "As duas juntas possuem 90% da audiência do Rio. A Super Tupi com 45, 46 % e a Globo com 42, 43%."

Aliás, um fato curioso são as propagandas em out door espalhadas por São Paulo com propaganda da Super Tupi AM , do Rio, em primeiro lugar. A explicação é que querem atingir o mercado publicitário. E diversas agências com contas de marcas nacionais possuem seus escritórios em Sampa.

*

Por falar em pesquisas, a Sucesso FM vem recuperando sua audiência perdida depois que mudou a programação da madrugada e despencou para o oitavo lugar. "Nos últimos dados, de segunda a sexta, das 6h às 19h [horário comercial], a Sucesso FM voltou para o terceiro lugar com 162.533 ouvintes por minuto [em primeiro vem a Band com 230.175, e em segundo a Transcontinental com 200.535]", diz Ricardo Henrique.

***

FORA DO AR

Depois de dois anos, Mariana Kupfer se despede do "Pânico" da Jovem Pan FM.

Sabe-se que Emílio Surita, diretor artístico da emissora, comentou que Mariana não estava se encaixando no espírito do programa e, por isso, resolveram trocá-la por outra beldade. Surita quer Daniella Cicarelli para tomar o lugar de Mariana, mas ao que consta, a modelo não está negociando com a Jovem Pan (leia reportagem ao lado).

A coluna apurou que Mariana saiu por não estar se sentindo bem. Sua personagem, uma patricinha, era constantemente detonada, e a morena começou a achar que não tinha nada a ver representar esse papel. Aliás, há duas semanas, Mariana já não participava do programa.

A ex-"Casa dos Artistas" disse que não está deixando a atração por brigas e que não tem convites.

*

Daniella Cicarelli estuda duas novas propostas de outras rádios

Bruno Soares, agente de Daniella Cicarelli, nega a possibilidade de a modelo ir para o programa "Pânico" ou "Torpedo", conforme vem sendo divulgado

"Não temos negociações com a Jovem Pan. Não faz sentido, Daniella já tem o programa dela, por que dividiria uma atração com mais seis? Ela criou uma certa exclusividade, não iria tomar outra postura", diz.

Ele acrescenta que a atração da Pan "não é o perfil dela" e afirma que Daniella possui duas boas propostas financeiras. "Sem urgência, pois está em uma posição confortável, pode analisar com calma."

Bruno disse Daniella não deverá renovar o contrato com a Metropolitana FM, onde comanda o "Dentro ou Fora". "Ela acha muito legal, mas como é de sábado, ao vivo, causa problemas com a agenda."

***

"Galera Gol" repete padrão de programas do gênero

A atração de esportes e humor da Transamérica FM estreou seguindo o batido tripé: um monte de apresentador falando ao mesmo tempo de esportes, imitadores e convidados no estúdio e por telefone.

Os demais programas "Estádio 97", da Energia 97, e "Na Geral", da Band AM, usam o mesmíssimo formato. O convidado de terça-feira foi Roberto Avallone (da Bandeirantes AM). Com estilo bem imitável, ele se revezava com seu plagiador (o Porpetone), fato que sempre acontece nesse tipo de programa.

Os apresentadores falam palavrões, lêem notícias da grande imprensa e atendem a telefonemas de ouvintes. A primeira pergunta é invariavelmente "para que time você torce?".

O humorista Gavião brinca com Avallone sobre a cor de seu cabelo (ponto fraco do comentarista, é um assunto que sempre vem à tona).

Houve participação de Roger, guitarrista do Ultrage a Rigor e são-paulino doente, em entrevista gravada por Gislaine Martins, locutora da equipe. A entrevista foi sem graça e não acrescentou absolutamente nada.

Flávio Prado (da Jovem Pan) entrou por telefone.

Mauro Miranda, Alexandre, Ruy Balla, André Henning e Flávio Augusto participam também do "Galera Gol" (de segunda a sexta, das 18h45 às 20).

***

Tambor, a musicalidade negra mescla nesta semana trabalhos, épocas,estilos e artistas, Daúde e Pablo Milanés, Earl Klugh e Oletta Adams. Interpreta a poesia de Nancy Morejón e apresenta um trecho de WattStax, o mega festival que reuniu duzentas mil pessoas para protestar contra a disciminação e a violência policial em 1972 nos Estados Unidos

Tambor vai ao ar terça, 21h pelos 93,7 Mhz, da Rádio USP com pesquisa, roteiro, produção e apresentação de Wagner de Paula.

***

Disco do "Chupim"

Saiu o segundo disco do programa "Chupim", de humor e música, da Metropolitana FM, que reúne em CD duplo, uma seleção com nove trotes e dance music.

O CD duplo faz tanto sucesso quanto o programa de segunda a sexta, que possui 72.306 ouvintes por minuto, das 20h às 21h, e 54.954, das 21h às 22h. Dentro do segmento jovem fica atrás apenas da Mix e a 89 FM. O CD "Chupim - Volume 2" já figura em segundo lugar entre os mais vendidos na categoria dance music com menos de um mês nas prateleiras, segundo Marcelo Barbur, âncora do programa.

***

DIAL SANTISTA

A rádio Atlântica, a segunda emissora mais antiga de Santos e uma das mais populares da Baixada Santista, nos 590 do dial AM, foi adquirida pelo grupo da Rádio ABC, de Santo André. Seu sinal atinge o litoral sul, o ABCD e parte da capital e do interior.

Um de seus programas de maior audiência, o "Especial de Sábado", foi retirado do ar, e os ouvintes estão inconformados.

A coluna apurou que a justificativa da emissora é que, a partir agora, não irão mais utilizar CDs, que dão lugar apenas às canções que estão em programa de computador. Com isso, a produção da atração semanal fica impossível, já que a proposta é resgatar a cultura brasileira com ou sem astros e estrelas.

***

Fluminense vira pop

Os cariocas perderam a rádio mais cultuada pelos jovens, a ex-maldita Fluminense FM, primeira emissora segmentada em rock no Brasil, inaugurada em 1982. Na verdade, a rádio estava fora do ar desde 94 e havia retornado em agosto do ano passado. Mas durou pouco.

Mês passado, permaneciam no ar apenas três programas da Flu FM de 2002: "Rush", "Drops 80" e "Pista Dupla". "No final do mês, o sinal definitivo do que viria estava chegando: o antes imbatível "Drops 80" incluiu "Pedra, Flor e Espinho", do Barão Vermelho, "Vinte e Nove", da Legião Urbana, e "November Rain", do Guns'n Roses", dos anos 90, segundo relata Marcelo Delfino, editor do site "Tributo ao Rádio Carioca".

***

Globo AM mexe em sua programação e traz novidades em todos os horários

A primeira surpresa vem logo cedo. Desde ontem, padre Marcelo entra em rede, às 5h50, no programa "Bom Dia Globo", de Ricardo Leite, em São Paulo, e de Jorge Luiz, no Rio de Janeiro. O provável objetivo é alavancar a audiência de Antonio Carlos (cabeça de rede no Rio), que começa às 6h, mas que só consegue a liderança das 8h às 9h, horário que antecede a entrada do padre. Ainda para o horário da manhã, das 6h às 12h, foi contratado Carlos Bianchinni, locutor e noticiarista. O "Boa Tarde Globo", das 13 às 15h, será transmitido do Rio, via rede, com Francisco Barbosa e Beth Orsini.

Mário Esteves retorna à Globo, depois de cerca de um ano afastado, para comandar o "Tarde Legal", também em rede, das 15h às 17h.

O reforço jornalístico em São Paulo acontece das 17h às 18h, com Paulo Roberto Martins. Ele será o âncora do "Globo Cidade", que trará prestação de serviço e entrevistas.

O "Virada da Noite" terá algo inédito: comunicadores do Rio (Adelzon Alves) e São Paulo (Álvaro Gimenez) apresentando o programa juntos. Hoje, Leão Lobo estréia o "Revista de Sábado", das 12h às 13h.

*

Fora do ar

Nas recentes mudanças de programação do Sistema Globo de Rádio, uma baixa foi sentida: João Ferreira, que fazia o começo das tardes em rede nacional. O comunicador apresentava a atração do Rio, recebeu convite para comandar outro horário e, pelo que parece, não aceitou.

***

O programa "Abrindo o Baú", com Toni Gomide, completa 15 anos

Há 12 anos, a atração é levada ao ar pela Tupi AM (1.330), das 20h à 0h, diariamente. O programa já foi da rádio Iguatemi, por três anos. O espaço mostra, principalmente, a música sertaneja de raiz.

O radialista, jornalista e publicitário Toni Gomide, 57 anos, também ficou conhecido por atuar no "Canta Viola", da TV Record, por 20 anos. "Trabalho desde os 18 anos", diz.

No programa, Gomide conta a história da música sertaneja dos últimos 90 anos, desde Cornélio Pires até os dias de hoje.

TRIBUNA DO LEITOR-OUVINTE

LANDELL FM REALIZA DEBATE SOBRE RÁDIO COMUNITÁRIA NA ZONA NORTE

Com o apoio da Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme (SP/MG), a 'Landell FM' realiza neste sábado, 10/05 - entre 10 e 13h o Debate 'Rádio Comunitária na ZN', uma reflexão importante sobre o tema na região norte da cidade. Local: Auditório da SP/MG - Praça Oscar da Silva, 110 - fundos. Convidados especiais: Prof. Ricardo Campolim (do Grupo de Trabalho do Ministério das Comunicações sobre Rádios Comunitárias, fundador da Abraço - Associação Brasileira das Rádios Comunitárias) e Dr. Armando Coelho Neto (Autor do livro 'Rádio Comunitária Não é Crime').

Realização: Grupo pró RadCom Landell FM
Apoio: MPB Sempre, SP/MG.
Grupo pró RadCom Landell

Formado por representantes de associações, ONGs e pessoas ligadas à cultura na ZN da cidade, o grupo tem por objetivo criar a Rádio Comunitária Landell FM. Com o intuito de contemplar toda a comunidade e não somente um dos segmentos, o grupo tem se reunido freqüentemente para discutir e melhor entender o que significa trabalhar Radiodifusão Comunitária em São Paulo. Visa também agregar novos membros da sociedade civil organizada dos mais variados setores para juntos atingirem o objetivo maior: criar a RadCom Landell FM.

Mais informações:
José Augusto Lisboa
Fone: 6983-0829
E-mail: zelgusto.lisboa@uol.com.br
Site: www.landellfm.hpg.com.br
Marcos Shizuno (SPMG)
6909 0136

*

Prezados Amigos e Amigas, segue um importante convite para vocês. No dia 19 de maio, segunda-feira, às 19 horas, haverá Sessão Solene na Câmara Municipal de São Paulo em Homenagem à Semana das Rádios Comunitárias que será comemorada de 19 a 24 de maio.

Além dos vereadores Carlos Néder (PT) e Ricardo Montoro (PSDB), autores do Projeto de Lei 145/01que regulamenta as rádios comunitárias no município de São Paulo, estarão presentes outros vereadores que apóiam o projeto, representantes das áreas da Saúde, Educação e Música, e das entidades que agregam as rádios comunitárias. O cantor Lobão já confirmou sua participação.

Contamos com todos vocês para mais esse ato em defesa da democratização da comunicação e contra o 'jabá'.

Forte abraço, Terlânia
*

Oi Magaly ,

Sou Diretor de Programação de uma emissora de Radio e Tv ,em Campo Grande-MS, fiquei feliz por você ter escrito em sua coluna sobre O Saudoso HÉLIO RIBEIRO , e também de Evaldo Vasconcelos que tem em toda sua vida a dedicação ao rádio e que hoje encontra-se na IGUATEMI FM ao lado do grande KAPPA em BAND FM .....

um grande abraço Magaly
fico feliz caso publique este meu recado
LUIS CARLOS CAZUZA

*

POOL

Olá Magali, estava procurando material sobre a extinta Pool FM (89.1) de São Paulo e num dos links deparei com sua coluna. Com certeza, sua coluna terá mais um leitor assíduo.

Lá nos idos de 1985 (se não me engano) São Paulo teve uma rádio que marcou história, que foi a Pool FM.

Moro em Joinville, Santa Catarina, hoje tem 37 anos, e na época um amigo meu, em viagem para São Paulo descobriu esta rádio.

Você não acreditaria na maratona que fazíamos para levar equipamentos, antenas, etc.. numa praia próxima de Joinville, para captar o sinal da Pool FM. E... bingo !!!! conseguíamos, apesar do sinal oscilar entre fraco (e fugir) até um stereo limpinho, como se fosse uma rádio local.

E tenho algumas gravações daquela época (programas do Julinho Mazzei, os famosos megamixes e músicas da programação normal), tudo em fita K7.

E gostaria de pedir a tua ajuda, no sentido de tentar descobrir pessoas que tenham material da Pool FM, gravado, ou as músicas (exclusivas deles) para trocar informações e é claro, material.

De repente, ouvintes, pessoas que trabalharam na rádio (Ricardo Guedes, Grego Production, Iraí Campos)... sei lá...gostaria de entrar em contato com esse público da Pool FM.

Deixo meu e-mail para contato:
Um grande abraço,
Jaime H. Schramm
Joinville - SC

*

QUEM TEM TEMPO DE AJUDAR???

Magaly: Tudo bem? Aqui fala Marcello Campos, de Porto Alegre. Andei lendo textos seus muito interessantes na internet, sobre rádio, e pensei em pedir o seu 'socorro', he he he...Ocorre que estou desenvolvendo a tese de conclusão do meu curso de Jornalismo pela PUCRS, tendo como tema o programa 'Empoeirado', que o Ed Motta apresenta em seu site . Gostaria de contar com seu depoimento a respeito do assunto, bem como dicas sobre programas similares, etc. Caso esteja ao seu alcance, gostaria que vc indicasse outros profissionais que também possam contribuir para uma compreensão mais ampla (e também mais específica) do tema: história do formato, definições e nomenclaturas, etc. Não sei, por exemplo, qual a definição mais adequada para o programa 'Empoeirado', já que é um programa de rádio na web porém não está inserido em uma webradio... Abraço, MARCELLO CAMPOS Rua Fernando Machado 560/801 90010-320 - Centro - Porto Alegre (RS) fone (51) 9965-8838 / 3227-5173

*

ALGUÉM SABE???

Prezada Magaly, tomei conhecimento da sua coluna via web,quando estava procurando saber pôr onde anda o grande locutor de São Paulo,Sérgio Cursino, e fiquei feliz ao encontrar uma matéria onde ele diz acompanhar a sua coluna. Gostaria de saber como posso me corresponder com ele. Abraço Cristina.

***

Beijos sonoros em todos! Magaly
Magaly Prado é jornalista e radiomaker. Escreve para a Folha Online aos sábados

E-mail: magalyprado@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca