Pensata

Magaly Prado

25/08/2001

Scalla FM fora do ar aborrece ouvintes

Os ouvintes assíduos da Scalla FM, de São Paulo, já estão perdendo a paciência. Primeiro trocaram a freqüência para que a Kiss FM voltasse no mesmo número do dial que havia freqüentado nos idos de 97/98. Parte da audiência acostumada com os 102,1 acabou por ficar ouvindo rock clássico. Já os demais tiveram que girar o dial para os 100,5. E agora estão sem ouvir a emissora, que diga-se de passagem, possui público cativo. Até por que, a Scalla é segmentada em um gênero único no dial paulistano, o de música orquestral.

Procurei o Gilbert, diretor da emissora, para saber o que está acontecendo. Procurei também o Paulo Abreu, dono da CBS, grupo que mantém a rádio, e ambos estavam viajando, segundo informações da assessoria de imprensa.

O que consegui apurar, falando com profissionais das emissoras vizinhas, do grupo, foi que a Scalla está desde o comecinho de agosto sofrendo por problemas técnicos. Fulana (ela não quis que revelasse o nome dela) afirmou que "a rádio não está exatamente fora do ar. Está pegando via tecsat e só falhando em algumas regiões, por conta de problemas com os transmissores", acrescentando que não pode precisar quando ela voltará, só garantiu que será em breve.

Apurei também que eles terão que importar uma peça, e que o problema com o transmissor é daqueles "problemas bravos". E a data para retorno ao ar é "sem previsão".
Pena! Pois os ouvintes da Scalla estão reclamando a falta de uma rádio pra eles. Veja abaixo, na tribuna do leitor-ouvinte, alguns que selecionei, só para registro.

***

"As 10 da Kiss" estréia segunda-feira

Já a Kiss FM vai de vento em popa. Toda semana bolam algo novo para balançar os ouvintes. Essa segunda começa a valer a enquete com as 10 mais escolhidas pelo ouvinte. Precisa acessar o site, que está em construção, mas já conta com a possibilidade de votação. Eu entrei no www.kissfm.com.br e já me cadastrei. Só que a pergunta é em cima de música que por ventura ouvi no dia, gostei e quero ouvir de novo. Falei com o Jerome Vonk, coordenador de marketing, e ele reforçou que está liberado também para escolher qualquer rock clássico. Tudo pela interatividade!

O programa com os classic rocks mais votados do dia pelo site da emissora irá ao ar de segunda a sexta-feira, das 22h às 23h. Começa nesta segunda, dia 27, "As 10 da Kiss".

Quanto ao site, os ouvintes de fora de São Paulo terão que esperar mais um pouco. Adhemar Altieri, diretor geral da Kiss, garante que em mais umas duas semanas um site mais parrudo estará no ar, com e-commerce da marca da emissora e tudo o mais.

No ar oficialmente desde 13 de julho, eles adiantam que já possuem cerca de 1500 sugestões, sem alarde. "Sem pedir. Imagina agora que estamos estimulando os pedidos de escolha!."

***

Gente com assunto inusitado é entrevistado na Pan

O programa Gente, da Jovem Pan AM (620) trata de assuntos voltados a curiosidades e novidades na área de cultura, ciência e tecnologia. Apresentação de Madeleine Lacsko e produção de Lara Schulze e Sarita Sousa. Vai ao ar das 16h30 às 17h, de segunda à sexta.

Acompanhe a programação da próxima semana: segunda-feira (27), o programa fala da história dos bondes, principalmente em São Paulo, com o engenheiro e apaixonado por bondes o Sr. Werner Vana. O secretário estadual de cultura, Marcos Mendonça, fala também da volta de algumas linhas, voltadas para o turismo, em São Paulo.

Na terça-feira (28), o tema é Atlântida. Os entrevistados Renato Azevedo e Rogério Cintra Chola são estudiosos no assunto e tentam esclarecer as evidências desta suposta civilização. Para quem acredita o programa vai falar das últimas evidências e para quem nunca ouviu falar pode saber um pouco mais desta história que ainda causa tanta polêmica.

Quinta-feira (30), o programa trata de budismo e yoga tibetana, a conversa é com o coordenador do Instituto Nyimgma, Paula Rosin, que conta um pouco da história do budismo e de quando ele se popularizou no Brasil. Sobre yoga tibetana falamos com a professora Rita Toledo que explica os benefícios e dá dicas para o dia a dia. E para finalizar e ver se tudo que se diz da yoga é realmente verdade conversamos com uma aluna, Zuleika Pimenta de Felice.

Sexta-feira (31), o programa mostra uma maneira diferente de se fazer turismo. Ao invés de monumentos e museus, o arquiteto e urbanista, Benedito Lima de Toledo, fala em turismo em igrejas. Ele conta um pouco da história das principais igrejas do Brasil e da Europa que ninguém pode deixar de visitar.

***

Medicina preventiva ganha espaço na Mundial FM

Você sabia que os cereais integrais exercem forte efeito protetor contra vários tipos de câncer: de mama, próstata, pulmão, cólon, reto, entre outros, e também diminuem a incidência de infarto do miocárdio, trombose cerebral e diabetes? Quem afirma é o doutor Sidney Federman, especializado em nutrição médica. Toda sexta-feira, a partir das 22h, comanda o programa "Pergunte ao Médico - a Moderna Medicina Preventiva do Século 21", pela rádio Mundial FM - 95,7. "Muito sofrimento e mortes prematuras podem ser evitados pelas modificações nutricionais", diz Federman. Para ele, que responde às perguntas dos ouvintes ao vivo pelo telefone (11) 253.0082, o equilíbrio alimentar passa pelo consumo de feijão (ou similares), legumes, verduras, sementes e frutas, restringindo-se ou evitando as carnes e abolindo os lácteos, gerando qualidade de vida.

***

Ciência e tecnologia são os temas de novo programa da CBN

"Vivendo e aprendendo - Revista Galileu e CBN no mundo da ciência e tecnologia". Trata-se de mais uma revista da Editora Globo que estréia programa na rádio CBN, que aliás, é do Grupo Globo. Depois de Autoesporte, é a vez de Galileu entrar no ar com um programa de 5 minutos de duração, às 8h10 de sábado, com reprise às 7h10 de domingo. Temas ligados à ciência e à tecnologia, obviamente, serão abordados semanalmente. A produção é da equipe da revista e gravados nos estúdios da emissora em São Paulo.

Vale lembrar que o programa da Autoesporte, chamado CBN Autoesporte, vai ao ar diariamente às 13h e às 18h.

***

Escola Brasil mobiliza estudantes

Durante três meses, o programa de rádio Escola Brasil falou sobre o esporte brasileiro: sua história, seus atletas e sobre os projetos que usam o esporte com o objetivo de inclusão social.

A intenção era mobilizar os ouvintes para a prática do esporte na escola. Não deu outra. A promoção Tem Esporte na Jogada, organizada pelo Escola Brasil lançando o tema, recebeu mais de 6 mil cartas de todo o Brasil.

Os estudantes escreveram comentando os dois esportes mais apreciados e os atletas preferidos para concorrer aos artigos esportivos doados pela Secretaria Nacional de Esporte.

Agora as cinco escolas que mais enviaram cartas - Mato Grosso, Distrito Federal, Minas Gerais e Pará - estão recebendo kits com material esportivo.

As escolas premiadas estão recebendo um kit com artigos esportivos: 20 bolas, 1 rede de voleibol, 1 par de rede de futebol de campo, 1 par de rede de futebol de salão, 1 apito de jogo, 2 bandeiras do Brasil e 1 kit especial para o responsável pelas aulas de educação física contendo camiseta, agasalho e short.

O equipamento esportivo foi confeccionado por presidiários que participam do projeto Pintando a Liberdade, adotado pelo Ministério do Esporte e Turismo.

A promoção também premiou 10 ouvintes, por sorteio, com kit contendo bolas, jogos de xadrez, damas e dominó, camiseta e short. Vôlei e futebol foram os esportes mais citados pelos estudantes em suas cartas, mas foram bastante citados o tênis, a ginástica olímpica e a capoeira.

O programa de rádio Escola Brasil trata dos temas da educação fundamental e realiza promoções educativas a cada três meses. A próxima será sobre preservação do meio ambiente. O programa é patrocinado pelo Fundo de Fortalecimento da Escola (Fundescola) e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 6h30, pela Rádio Nacional de Brasília (AM) e, às 8h, pela Rádio Nacional da Amazônia (OC). Pode ser ouvido também na Internet pelo site

***

TRIBUNA DO LEITOR-OUVINTE

Prezada Magaly
Gostaria de saber o que houve com a radio Scalla FM, pois não consigo sintonizá-la.
Anteriormente era 102,5 do dial e passando para 100,5 e de uma hora para outra ficou muda.
Gostaria de informações
Grato
Antonio Marques dos Reis

*

Olá Magaly,
Gostaria de saber notícias da rádio Scalla, será que agora enterraram de vez? É uma pena, pois sua programação era uma das melhores de São Paulo. Se tiver notícias me avise por favor.
Um abraço.
Tânia

*

Olá Magali.
Fiquei muito contente ao conhecer sua coluna. Primeiro porque ADORO ouvir boa música no rádio e segundo porque percebi que vc não se limita ao que está na "moda".
Moro em São Paulo (capital) e sou ouvinte assídua da Antena 1 e Alfha FM, mas não tenho nada contra as outras rádios, por onde de vez em quando dou uma "passeada". E numa dessas passeadas foi que descobri que a Radio Cidade agora se chama Rádio Sucesso. Será que vc poderia me dizer o porque dessa mudança??
Talvez essa pergunta já deve ter sido feita milhares de vezes por outros ouvintes, mas como descobri agora e ninguém que eu conheço sabe me dizer o porque, penso que vc tenha a minha resposta.
Em tempo: Será que talvez a troca de nome não tenha sido o fator responsável pela perda da liderança na audiência que a Cidade tinha há tanto tempo??
Aguardo ansiosa sua resposta. E falando nela como ela virá? Pela coluna ou através de um e-mail??
Forte abraço e continue fazendo seu belo trabalho, do qual já me tornei fã.
Cimara

R: Cara Cimara, sobre a mudança do nome, clique aqui que eu explico direitinho. Sobre a mudança de nome e a perda da liderança, acho que não procede, pois as pesquisas de audiência estão considerando quem ainda fala que ouve a rádio Cidade, mesmo depois da mudança para rádio Sucesso FM.
MP

*

Magaly,
Você sabe onde consigo uma lista com todas as FMs de São Paulo?
A propósito to adorando a 102,1 Kiss FM.
Valeu a dica.

Malú

R: Cara Malú, minha coluna da semana passada mostra como chegar a um quadro que contém o dial das FMs não só de São Paulo como de diversas outras cidades brasileiras e algumas do exterior. Dê uma espiada.
MP

*

Olá Magaly
Parabéns pela sua coluna, li pela primeira vez e adorei. Adoro Radio e já trabalhei como locutor aqui em Uberaba MG, gostaria de saber se vc tem conhecimento de como são os processos para conseguir uma vaga de locutor em SP, como devo proceder
Obrigado
Marconely

*

Alguém do RH de alguma emissora de rádio pode ajudar o leitor-ouvinte Marconely como fazer? Acredito que você deva gravar um piloto demonstrativo com sua voz e enviar para as rádios que você tenha pretensão de trabalhar. Depois ficar torcendo...Boa sorte.
MP

*

Oi, Maga!

Lei sua coluna há um tempão, e a adoro! Talvez pq eu seja fã do rádio, amigo de minhas noites e de meus banhos, e de minhas viagens...
Bom, em São Paulo é dificílimo sintonizar uma rádio num rádio portátil quando se está dentro de um ônibus, que não pára quieto! Mas descobri com enorme prazer a rádio Difusora do Brasil, que só toca MPB boa e que pega muito bem nos 1150 Khz AM. A versão FM, em 98,1 é um terror! Fica num pedacinho tumultuadíssimo do dial, mais ainda para quem usa um rádio com sintonia analógica.
Bom, eu escrevia só para dizer isso! E já vou abusar e dizer mais uma coisinha: Pq é que a CBS não aumenta a potência de suas rádios? Além da Difusora, A Kiss também é muito difícil de ser sintonizada!
É, acho que todas têm que aprender com as rádios evangélicas! São um inferno, pegam bem em qualquer lugar!!!
Abração!!!
Guilherme

Concordo Guilherme! Está registrado seu lamento.
MP

*
Parabéns pelo seu trabalho, gostaria de saber se ainda existe a Radio Transcontinental de São Paulo e se está na internet. Obrigado Marco

Alguém sabe se a Transcontinental está na internet??? Vou tentar descobrir, tá?
MP

*

De certo modo a Transamérica está caindo!
A Rede Transamérica caiu feio ao meu ver em 1998 quando começou a tocar axé e pagode em sua programação e caiu mais ainda em 1999 e 2000 com vinhetas e chamadas enjoativas. Agora em 2001 ela começou se reeguer com uma programação musical muito boa e com novas e perfeitas vinhetas e chamadas que começou a ser transmitida no dia 13 de agosto.
O problema da Transamérica foi e ainda é o que aconteceu neste período descrito acima. A rádio foi detonada por um monte de incopetentes que estavam com o comando da programação.
Agora que a rádio melhorou vem essa Transamérica Hits que "comeu" mais de 15 afiliadas da Transamérica "Pop". A Transamérica perdeu grandes centros como Campinas e Uberlândia (ambas Hits) e afiliadas antigas como Governador Valadares (tb Hits).
Essa rádio tem que voltar a crescer no Brasil e recuperar o seu prestígio em São Paulo. Aqui em Curitiba ela melhorou e muito e não concordo com o que o Renato Monteiro Kloss disse sobre a qualidade das músicas.
Ou cresce ou vai continuar apanhando!
Obs: o Ruy Bala da Transamérica está fazendo um bom trabalho tentando levantar a "moral" da rádio.

OK, registrado!

*

Conheça a história recente das FMs de Teresina

Oi! Magaly,
Estou mandando novamente o e-mail. Contarei aqui, um pouco da historia do rádio FM em Teresina-pi, que começou no ano de 1978 com a inauguração da FM O Dia, que foi a primeira FM de Teresina do qual tocava MPB e Pops internacionais com a ajuda da Transamerica FM de São Paulo. Cerca de 3 anos depois inaugurou a FM Poty em 94.1 mhz, numa programação mais popular e com som deixando muito a desejar (obs. todas estas emissoras são ligadas a jornais). Pouco tempo depois, inaugurou a FM Cidade Verde em 101.3 com uma programação mais dance, nesta altura, a FM O Dia já tinha se transformado em Transamerica FM, e depois Antena 1 FM. A FM Poty foi vendida e se transformou em FM Mirante do grupo Paulo Guimarães, aquele do Poupa Ganha. Foi aí que surgiu a FM Antena 10 e a Clube FM.
A FM Antena 10 foi um dos maiores destaques em FMs de Teresina, era em 94.9 mhz e tinha uma equipe de "cobras" com os melhores profissionais da área da cidade e com o mesmo objetivo. Eram eles: Nivaldo Ribeiro, Marie Morrisom, Mauro Roberto, eu Marlon Porto (produtor da plástica da rádio) e mais: Patriota (locutor), Beto Rêgo (locutor),o proprietário José Jr, o Canalito (locutor) e outros cobras. A rádio teve seu pico de 1991 a 1993, com uma programação jovem e até um pouco alternativa, tocava U2,REM,The Smiths, The Cure, Legião, Marisa Monte, entre outros. Nossas produções e promoções eram espelhadas nas produções da FM Jovem Pan, Transamerica e em algumas FMs americanas. O proprietário sempre viajava e trazia fitas gravadas e CDs para nós. Fazíamos um trabalho tão bom que éramos reconhecidos no estado do Ceará e Maranhão. Depois do surgimento da FM Antena, o nível do rádio em Teresina melhorou muito. Nesta época a FM Mirante se transformou em 94 FM (em meados de 1994), foi quando a FM Antena 10 foi arrendada pela igreja Universal devido a falta de faturamento da FM (obs: não era culpa da equipe de locutores e produtores, sempre alertávamos para o proprietário do fato da empresa não faturar o necessário), alguns foram para a FM 94 que era jovem, outros foram trabalhar fora, o Nivaldo Ribeiro foi para Fortaleza com o Canalito, a Marie para FM 94 com o Patriota, eu montei minha indústria de embalagens plásticas.
Bem! gostaria de encerrar esta carta, dizendo que lamento profundamente as transformações que sofreu o FM em Teresina, a 94 FM virou a Brasil Sat FM e depois voltou a ser 94 FM (jovem-adulto: classe a,b e c) a Fm Cidade Verde hoje é repetidora da FM Melodia do Rio de janeiro, a FM O Dia já foi repetidora até da SomZoomSat de Fortaleza e agora é de outra de Recife que nem sei o nome (bregão e povão). Tem também a FM Clube que segue uma linha bem popular (porém a considero autêntica e não deveria mudar, pois foi a primeira a tocar forró em Teresina) sem falar de umas 35 FMs comunitárias que existem só no perímetro de capital, destas se destacam as: Radio Mais FM em 101.9 mhz (jovem a e b), a Fm Jockey em 87.9 mhz ( jovem e pop: b e c) a Teresina FM (MPB) , FM Grande Dirceu (pop e brega: b,c e d) a Mundial Fm (povão e pop: b,c e d ) e a Mocambinho FM (povão: b,e e d ). Lamento também o fato de que quase não existam alternativas para o público jovem de gosto um pouco mais apurado e eclético, como eram na época da FM Antena 10, pois existe um domínio local para tocar-se forró, brega, quebradeira baiana e axé-music. Hoje eu montei um estúdio ( ) de gravações em áudio, do qual sempre que posso ou sou requisitado. Presto serviços a estas emissoras, ajudando no que for preciso, tenho saudade desta época de 1991, quando o gosto musical do brasileiro era mais apurado (óbvio dando espaço para a musica regional) e as FMs Transamérica e Jovem Pan estavam entre as melhores do mundo.

P.S: ai vai o dial das principais FMs de Teresina:

94.1 a 94 FM
94.9 a FM Universal
99.1 a Clube FM
99.9 a Meio-norte FM
101.3 a Melodia FM
96.3 a FM O Dia
101.9 a Mais FM (comunitária)
107.9 a Cultura FM ( ligada à prefeitura de Teresina)
88.1 a Jockey FM ( comunitária)

um abraço,
Marlon C. Porto de Almeida

*

Até semana que vem!!! Beijos
Magaly Prado é jornalista e radiomaker. Escreve para a Folha Online aos sábados

E-mail: magalyprado@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca