Pensata

Magaly Prado

22/09/2001

Músicos tocam e bebem nos estúdios da rádio

Estreou dia 10 de setembro o Rádio Rock Bar, e as bandas aprovaram, claro! Mas eles vão lá pra tocar ou pra beber? Toda segunda, entre 21h e 22h da noite, vários artistas se reúnem em um bar montado nos estúdios da Rádio Rock para fazer um som acústico, tomar uma cervejinha e jogar conversa fora. Tudo ao vivo, com a participação dos ouvintes e da Luka, locutora da 89FM, que fica na área para organizar ou bagunçar ainda mais o boteco. Está no ar o Rádio Rock Bar um programa descontraído, transmitido simultaneamente para as 3 retransmissoras da Rede Rádio Rock: 89 (em São Paulo) ; Cidade (no Rio) e 103 (em Sorocaba).

Na próxima segunda-feira, vai rolar o "Pão de Queijo Experience": o encontro dos mineiros Wilson Sideral e seus irmãos Landal e Rogério Flausino (vocalista do Jota Quest) com o pessoal da banda Tianastácia e do Pato Fu (Xande, baterista e Ricardo, baixista). Todos eles roqueiros das Minas Gerais, que adoram um papo de botequim. Os ouvintes participam por fax, e-mail, telefone e alguns são até convidados para tomar umas com os artistas no estúdio do Rock Bar.

***

Luna é a atração do Garagem

Depois de Mudhoney, Buzzcocks, Yo La Tengo, Vibrators e U.K. Subs, chega a vez do Luna se apresentar no Garagem, da Brasil 2000 FM (1007,3Mhz), de São Paulo. O grupo nova-iorquino, um dos mais cultuados da cena alternativa, toca ao vivo no programa na próxima segunda-feira.

Garagem é um programa de rádio transmitido ao vivo toda segunda-feira, das 23h à 1h. A apresentação é dos jornalistas André Barcinski e Paulo César Martin, o Paulão. Quem não mora em São Paulo pode ouvir em Real Audio, no site (www.garagem.net), no qual estão disponíveis fotos e playlists dos programas anteriores.

***

Classes A e B predominam entre o público da Kiss FM

A primeira pesquisa do Ibope/EasyMedia após o lançamento em 13 de julho passado da Kiss FM (102,1 Mhz), divulgada na semana passada, confirma os dados preliminares registrados na medição informal da audiência, através do cadastramento de ouvintes no site da emissora (www.kissfm.com.br). Segundo o levantamento oficial, 60% do público que ouve o classic rock da Kiss é formado por pessoas das classes A e B, a maioria (64%) homens e idade predominante (68%) entre 25 e 39 anos.

"É justamente esse perfil de público - adulto, maduro, qualificado e exigente - que pretendemos atingir", afirma o coordenador de Marketing da Kiss FM, Jerome Vonk. Segundo ele, as pessoas estão substituindo os vinis empoeirados ou mesmo as coletâneas em CD dos ícones do classic rock para sintonizar os 102,1 Mhz, à medida em que vão conhecendo melhor a programação da rádio. Vonk explica que, no período de um mês, mais de 5 mil pessoas se cadastraram no site da Kiss, informando nome, sexo, idade, profissão, bandas e artistas favoritos, além de informações pessoais, possibilitando que a emissora soubesse, um por um, quem são seus ouvintes.

Segundo a pesquisa do Ibope, realizada em agosto, a Kiss, com apenas 45 dias de existência naquele momento, registrava média de 7 mil ouvintes por minuto. "É um índice expressivo se levarmos em conta que é a única rádio brasileira a tocar classic rock 24 horas por dia, sem concorrentes diretos", afirma.

Por atingir um público altamente segmentado, a Kiss foi uma das FMs paulistanas contratadas para a divulgação do show do cantor Eric Clapton em São Paulo - que ocorrerá no próximo dia 11 de outubro, no Estádio do Pacaembu. "Somos a primeira e única rádio classic rock do Brasil, e a que toca mais Eric Clapton na programação normal", conclui o coordenador de Marketing da Kiss.

***

Amanhã tem show da Mix

A Rádio Mix FM, de São Paulo, promove o show de seu aniversário no Sesc Itaquera, amanhã, a partir das 13h, com as bandas Biquini Cavadão e Tihuana.

Obviamente, toda a equipe da Mix estará presente. Informações: 6523-9200.

E o domingão sem intervalos comerciais continua

Claro que os ouvintes adoraram e pediram para repetir a dose. A Mix continua sem intervalos comerciais aos domingos das 12h às 18h! Música, música e mais música!

***

Band FM algema ouvintes aos gêmeos

Tipo da bobagem que dá certo! Escala o bonitão do momento e gruda ele com uma ouvinte-fanática. No caso agora são 2 bonitões, melhor ainda. Só acho que no final das contas eles vão estar de saco cheio de ficarem juntos. Mas em promoção vale tudo pra atrair audiência.

Duas ouvintes da Band FM passarão 24 horas algemadas aos gêmeos, do Super Positivo. Durante esse período irão acompanhar os irmãos em todas as atividades do dia: na academia, no shopping, nas gravações, e até irão dormir juntos ! A promoção que vai escolher cinco finalistas vai até o final do mês. Para participar a fã tem que mandar uma carta dizendo em dez palavras "o que faria para ficar 24 horas algemada com os gêmeos". Caixa Postal 26081 CEP 05513-970

***

Ganhe carro zerinho. Começa a melhorar...

Um Gol 0 km! É o próximo prêmio do Pressão Total, aquele quiz da 89 FM, de São Paulo. Um monte de pergunta tola, algumas muito fáceis e do outro lado alguém tentando ganhar qualquer coisa (CD, mochila etc). Só que quem atinge mais pontos na brincadeira, sai dirigindo um carro novinho da silva.

Esta odisséia você não pode perder. Pressão Total 2001, é alardeada como a prova mais nervosa do rádio, e deve ser mesmo! E põe os ouvintes para queimar os neurônios. Nem tanto. Menos, vai. E aí, vai encarar o desafio? O vencedor do bimestre agosto/setembro leva para casa nada menos que um carro zero km no próximo dia 30 de setembro (domingo)! Concordo que é tentador. Ainda está em tempo, por isso eles dão uma mão e adiantam um pouco do que você vai encontrar pela frente. Se liga nas dicas: o Pressão Total 2001 vai ter um participante por edição e o programa é composto por 5 perguntas de conhecimentos gerais e 3 provas: o Atlas 89, o Trio Parada Dura e o Penetra Ilustre. Agora é um vencedor por bimestre.

***

Duo Acústica na Rádio Matraca

O duo formado por Sergio Gama e Cacá Lima (guitarrista e ex-baixista do Língua de Trapo) apresentam-se ao vivo neste sábado, às 17h da tarde, na Rádio Matraca, USP Fm - 93,7 Mhz.

***

70% dos caminhoneiros ouvem rádio e não lêem jornais

O Ministério dos Transportes encomendou pesquisa junto a caminhoneiros de todo o país. A pesquisa revela que o rádio é e continua sendo o maior companheiro de estrada para pelo menos 70% deles. Só 10% admitem não ouvir rádio em suas cabines; os demais sintonizam emissoras que tocam músicas (sertanejas, de preferência), dão notícias ou informações de utilidade pública. Em contrapartida, 68% dos motoristas de caminhões pesquisados pelo Ibope não lêem jornais; nem de vez em quando. Nas paradas, eles preferem televisão, ou em casa, quando podem. Apenas 24% manifestaram gosto relativo por jornais. Mas, como 81% dos caminhoneiros costumam viajar sozinhos, o rádio se constitui, realmente, na única companhia possível.

***

Afegãos ouvem rádio na fuga

Deu na internet. Steve Harrigan, repórter da CNN no norte do Afeganistão, falando na TV sobre a fuga dos afegãos em direção as fronteiras, disse que a população local se mantém informada através do rádio, ouvindo basicamente a BBC e a Voz da América.

***

Fique informado sobre cultura na Alpha

Para saber o que acontece em matéria de cultura pela cidade de São Paulo, basta sintonizar a rádio Alpha FM - 101.7 todas as noites. De segunda a segunda, sempre no horário das 20h às 24h, a emissora apresenta o programa Alpha by Night. São dicas sobre teatro, cinema, exposições, shows, enfim, tudo de bom da noite paulistana. Tem mais, as sugestões são acompanhadas por músicas dos anos 80 interpretadas por Steve Wonder, Cindy Lauper e Christopher Cross, entre outros.

***

Rádio Bandeirantes ganha prêmio

A emissora líder de audiência em jornalismo recebe prêmio por destacar a responsabilidade social das empresas. A Rádio Bandeirantes conquista pela terceira vez o Prêmio Mídia do Ano da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. A ABERJE é a maior entidade representativa do setor e reúne mais de mil e quinhentas empresas - nacionais e internacionais -, além de cem
universidades. Cerca de 30 mil presidentes, diretores e gerentes elegeram a emissora como a líder na categoria rádio. Os votos vieram de todas as regiões do país, e apontaram também os destaques em jornal, revista, TV e mídia especializada. O diretor-executivo da ABERJE , Paulo Nassar , observa que o destaque dado pela Bandeirantes à responsabilidade social de empresas e cidadãos foi decisivo na eleição. A Rádio Bandeirantes já tinha conquistado o prêmio duas vezes: em 97 e 98.

TRIBUNA DO LEITOR-OUVINTE

Repercutindo a mensagem sobre o narrador de F-1

Olá Magaly quero falar a respeito das transmissões de F-1 do Rádio , um leitor seu reclamou da CBN na F-1 é que ele não conhece o folclórico Edgard de Mello Filho seus comentários são assim mesmo ele é um puro torcedor mas que conhece muito e super engraçado nos comentários , mas se ele quiser uma transmissão mais polida e sem tanto fanatismo sintonize a Jovem pan AM 620 kHz (720 OM) com o Nilson César (locutor) e o competente Flavio Gomes (comentarista direto do local do GP) e irá encontrar uma transmissão mais calma ou ainda a Bandeirantes Am 840 kHz com Odney Edson (locutor ) e Lívio Orichio (comentarista direto do GP ). Mas veja bem acho que todas essas 3 rádios tem ótimos profissionais e nenhum amador e ganham de longe dessa televisãozinha com o seu papagaio Bueno.

Um abraço,
Roberto Araujo

***

O leitor Marcelo de Jesus Delfino, do bairro Pilares, no Rio de Janeiro, fez um trabalho muito bacana. Mapeou todo o dial do Rio com comentários e ainda destacou os principais programas. Ah, se eu tivesse um leitor-ouvinte em cada cidade...ia adorar! MP

História das rádios AM do Rio de Janeiro

Todas estas rádios são sintonizáveis, com maior ou menor potência, em toda a cidade do Rio, do Leme à Santa Cruz.

AM 540 - A antiga Fluminense AM, que era rádio eclética, foi arrendada ao sistema LBV Mundial em 1992. Com o passar do tempo, a rádio foi arrendada ao pastor Caio Fábio, e depois à Igreja Universal do Reino de Deus. Em junho de 2001, o grupo Fluminense retomou a emissora, mudou seu nome para Rádio O Fluminense e criou uma programação musical com sucessos populares e música
contemporânea. No dia 16 de julho de 2001, passou a chamar-se Rádio Fluminense - a Maldita, com uma programação experimental de rock, visando tornar-se numa rádio semelhante à Flu FM de 1982.

AM 580 - A rádio Relógio (que era da Igreja de Nova Vida) foi adquirida pela Igreja Internacional da Graça de Deus, e tem uma programação evangélica, com algum jornalismo.

AM 630 - A Roquete Pinto (rádio do Governo do Estado) permanece fora do ar, desde 1995. Diz o governo estadual que não tem verba para comprar novos transmissores. Os antigos foram roubados. Se estivéssemos em um país sério, a outorga desta rádio seria cassada e licitada.

AM 680 - A rádio Copacabana foi a primeira emissora da Igreja Universal. Obviamente, continua evangélica.

AM 710 - A rádio Carioca foi reformada pela entidade concessionária, a Sociedade de São Paulo (católica). Tem uma programação eclética (tipo rádio Tupi), com muito jornalismo e sucessos populares, principalmente de dia. Das 18h até a madrugada, torna-se uma rádio católica. É
a rádio onde o padre Marcelo Rossi e seu bispo Dom Fernando Figueiredo têm programas.

AM 760 - A antiga e roqueira Federal AM foi transformada na eclética Manchete AM, em 1973. Mas a falência do grupo Bloch jogou a emissora em crise permanente. Bem que o Jair Marquesini tentou ficar com a Manchete AM. Mas o grupo Bloch, mesmo falido, retomou a emissora, que
agora só põe sucessos populares no ar.

AM 800 - A rádio MEC AM (cultural e educativa) teve uma pequena crise este ano, com as mudanças da presidência da entidade concessionária, a Fundação Roquete Pinto, ligada ao Governo federal. Mas já acabou a turbulência, e a rádio voltou ao normal, sempre prestando um bom serviço.

AM 860 - A antiga rádio Mundial se transformou na CBN, em 1992. A CBN continua mantendo boa audiência. Agora tem uma equipe de esportes própria, que transmite futebol carioca e Fórmula 1. Alterna a liderança da rede CBN com a CBN FM paulistana. O horário em que a CBN carioca lidera a rede é de 13 a 17h, de segunda a sexta.

AM 900 - O grupo cearense Verdes Mares arrendou a antiga e ex-eclética rádio Tamoio à Igreja Pentecostal Deus é Amor, há alguns anos.

AM 940 - A antiga rádio Jornal do Brasil acabou em 1992, e foi arrendada ao deputado Francisco Silva, também dono da Melodia FM. Alguns anos depois, a emissora do Jornal do Brasil foi arrendada à Legião da Boa Vontade, e continua assim, mesmo com a crise envolvendo o José de
Paiva Neto. A Brasil AM tem programas variados. Tem jornalismo e transmissões de futebol carioca.

AM 990 - A rádio Record faz parte da cadeia de emissoras da Igreja Universal. Assim, continua evangélica.

AM 1030 - O grupo Capital, de São Paulo, arrendou a Capital AM carioca há muitos anos, para a Igreja Pentecostal Deus é Amor. Continua evangélica.

AM 1090 - A rádio Metropolitana está criando uma programação variada. Por exemplo: o programa Planeta Rei, de um fã-clube de Roberto Carlos, até recentemente ia ao ar de segunda a sexta, de 15 a 17h. Não posso confirmar se está no ar neste horário. Aos sábados e domingos, há muitos programas destinados à colônia portuguesa. Entre evangélicos, espíritas e umbandistas,
há poucos programas religiosos na rádio.

AM 1130 - A histórica rádio Nacional começou como rádio privada, e foi estatizada por Getúlio Vargas, nos anos 30. A rádio continua sendo eclética. Mas continua dando prejuízo, e a Radiobrás não toma providência. Parece que o presidente Fernando Henrique Cardoso assinou um
decreto, transferindo a rádio para a prefeitura.

AM 1180 - A antiga Eldorado AM foi transformada em rádio CBN, em 1989. Alguns anos depois, a 1180 passou a abrigar uma rádio de música popular, que hoje tem o nome Rádio Mundial. A emissora transmite com exclusividade as corridas do Jóquei Clube Brasileiro. Nos outros
horários, toca samba e pagode, e tem notas jornalísticas.

AM 1220 - A rádio Globo continua sendo uma rádio eclética, e líder de audiência das AMs. Sua maior mudança em 2001 foi ter encampado a Globo AM de São Paulo, para onde transmite toda a sua programação normal, exceto os programas Antonio Carlos e Haroldo de Andrade. As duas rádios Globo AM (a do Rio e a de SP) só se separam na hora das transmissões esportivas, se houver jogos simultâneos de times cariocas e de times paulistas.

AM 1280 - A Super Rádio Tupi continua sendo uma rádio eclética. Por causa das mudanças da rival Globo AM, e por ser separada do rádio paulistano, criou um slogan: "Quem está no Rio, ouve a Tupi".

AM 1320 - A rádio Boas Novas continua sendo evangélica.

AM 1360 - A rádio Bandeirantes continua renovando sua programação, com programas variados. Os destaques são o Faixa Livre (7:30 a 9h) e A Hora da Verdade (9 a 10h), ambos de segunda a sexta.

AM 1400 - A rádio Rio de Janeiro continua com programas variados. Pertence à Fundação Espírita Paulo de Tarso.

AM 1440 - A 1440 AM continua em crise permanente, tocando sucessos populares o dia inteiro. Isso quando não sai do ar.

AM 1520 - A rádio evangélica Continental continua sendo comandada por Sotero Cunha.

História das rádios FM do Rio de Janeiro

FM 89,3 - A antiga Manchete FM teve muitas fases bem diferentes, enquanto pertenceu ao grupo Bloch. No carnaval de 1998, foi arrendada à Igreja Renascer em Cristo, que nela criou a Manchete Gospel. Mas no ano 2000, a rádio foi vendida à rede Nova Brasil, de São
Paulo. A nova filial carioca estreou no dia 1º de novembro de 2000. Toca apenas MPB e rock brasileiro. A rádio do Rio tem 100% da programação gerada pela matriz de São Paulo. Mas há uma pequena equipe (incluindo locutores) trabalhando na sede, na Av. Rio Branco, 245 - 37º andar. Só agora está dando adesivos com a freqüência 89,3, para quem vai na rádio. Na Web: http://www.novafm.com.br

FM 90,3 - Esta rádio já foi a adulta Panorama FM, já foi a erudita Opus 90, depois foi a popular FM O Dia, depois Opus 90 novamente, e por fim a romântica Nova FM (nada a ver com a paulista). Se transformou na MPB FM em 2001. A MPB FM tem se consolidando como a líder de seu segmento. 100% da programação é própria. Pertence ao grupo O Dia. Colocou agora mesmo outdoors nas ruas do Rio. Na Web: http://www.mpbfm.com.br

FM 92,5 - A Globo FM, bem ou mal, resiste em ser uma rádio de música contemporânea.
http://www.globonoar.com.br

FM 93,3 - Entrou no ar em 1992, como El Shadai, rádio jovem gospel. Mas se transformou na rádio de música evangélica comum 93 FM, entre 1994 e 1995. A 93 FM já planeja a festa dos 10 anos, no ano que vem. Continua sendo rádio evangélica. http://www.elnet.com.br/radio93/index.htm

FM 94,1 - A FM 94 é uma rádio eclética do Governo do Estado. Mas seu IBOPE é baixíssimo, devido ao sinal ruim. http://www.fm94.rj.gov.br

FM 94,9 - Foi a roqueira Fluminense FM, entre 1º/3/1982 e 31/9/1994, e a Jovem Pan, entre 1º/10/1994 e 2000. Se transformou na Jovem Rio, em 2000. O IBOPE da Jovem Rio entrou em decadência, após a volta da Jovem Pan ao Rio. http://www.jovemrio.com.br

FM 95,7 - Entrou no ar como a adulta Del Rey FM, mudando o nome para Alvorada FM. Esta acabou no reveillon de 1999/2000, dando lugar à popular Mania FM. Hoje, seus mais novos "trunfos" são os programas de Jorge Lafond e o da Furacão 2000. http://www.mania.fm.br

FM 96,5 - A antiga Tupi FM já foi uma rádio de música ambiente, mas virou uma FM romântica, nos anos 90. Passou a ser uma franqueada da rede Nativa FM, há pouco tempo. A romântica Nativa FM continua firme e forte como única rádio do gênero. Tem programas com Hebe Camargo e um apresentado por um filho do Roberto Carlos. http://www.tupi-fm.com.br

FM 97,3 - A evangélica Melodia (que era uma rádio comum de Petrópolis, nos anos 80) se tornou a maior surpresa do ano 2001. É a líder de audiência das FMs há dois meses. http://www.melodia.com.br

FM 98,1 - A antiga Eldo Pop FM foi extinta em 1980, dando lugar à popular 98 FM. A rádio de sucessos do sistema Globo continua sendo líder no seu segmento. Monica Venerabile continua lá.
http://www.globonoar.com.br

FM 98,9 - A erudita MEC FM sofre do mesmo problema da FM 94: baixa audiência devido ao mau sinal.

FM 99,7 - A JB FM sempre foi uma rádio de música adulta contemporânea. http://www.jb.fm

FM 100,5 - Foi inaugurada como Nacional FM (só com MPB). Mas foi repassada à particulares, tornando-se na pop RPC. Anos depois, o jornal O Dia a comprou, e a transformou na rádio de sucessos FM O Dia. Ela não consegue voltar à liderança, mesmo com o apoio do jornal. Está em 3º lugar no IBOPE. http://www.fmodia.com.br

FM 101,3 - A Transamérica Pop só não é a menos ouvida das rádios jovens por causa da decadência da Jovem Rio. Tem o programa da equipe de funk Pipo´s. A matriz paulistana montou outras duas redes: a Transamérica Hits (popular, sediada em Campinas) e a Transamérica Light (sediada em Curitiba). As três redes (a Pop, a Hits e a Light) estão em http://www.transanet.com.br

FM 102,1 - A antiga Imprensa FM foi uma rádio de música ambiente, nos anos 50 e 60, e foi uma rádio eclética, a partir dos anos 70. Acabou em 30/12/2000, foi vendida e se transformou na franquiada carioca da Jovem Pan. A nova Jovem Pan tornou-se rapidamente líder de audiência em seu segmento. A rádio do Rio tem como sócios Luciano Huck e Marlene Mattos (a empresária da Xuxa). http://www.jovempanfm.com.br

FM 102,9 - A Cidade não se arrepende (por enquanto) de ter jogado fora os 23 anos de história como rádio jovem. Agora é integrante da Rede Rock (junto com a 89 de São Paulo e a 103 FM de Sorocaba). Tem programas como o Noise (programa de metal com Zé do Caixão, aos domingos,
21h, e quintas, 0h) e o programa de punk, hardcore, metal e rock do João Gordo (sábados, 18h, e quartas, 0h). http://www.radiocidade.fm

FM 103,7 - A Antena 1 Lite FM colhe os louros de ser a rádio mais estável do Rio. É a líder de audiência das rádios de música contemporânea.

FM 104,5 - A ex-sambista Tropical FM se transformou na rádio Instrumental FM, há alguns anos. Foi arrendada à Igreja Universal, em 2001. Toca música evangélica e música romântica. Mudou o nome para FM 104,5 e seu endereço para o prédio em Benfica onde estão a TV Record e a Rede Aleluia.

FM 105,1 - A FM 105 foi uma rádio romântica, de 1984 até 1997, quando foi vendida à Igreja Universal do Reino de Deus. É a emissora que encabeça a Rede Aleluia. Só toca música evangélica.

FM 106,7 - A rádio católica Catedral é a rádio oficial da Arquidiocese do Rio. É mantida por sócios contribuintes. http://www.radiocatedral.com.br

FM 107,9 - Foi a pop Estácio FM nos anos 80, mudando o nome para Universidade FM pouco tempo depois. Foi vendida em 1992, e até o ano 2000 foi rádio funk, rádio popular e até afiliada da rede Som Zoom Sat. Foi vendida à Igreja Renascer em Cristo, em 2000, que transferiu para a ela a Manchete Gospel. Ela perdeu quase todos os ouvintes em Junho, devido a defeitos no transmissores. Teve traço no IBOPE de maio. Continua sendo mantida por sócios contribuintes. A página da matriz paulistana é http://www.manchetegospel.com.br

POSIÇÕES NO IBOPE - MARÇO A MAIO DE 2001 - DIAS ÚTEIS -
6h às 19h


1ª - Melodia
2ª - 98 FM
3ª - FM O Dia
4ª - Nativa
5ª - Mania
6ª - 93 FM
7ª - Antena 1 Lite FM
8ª - JB FM
9ª - Cidade
10ª - Globo FM
11ª - Rede Aleluia
12ª - Jovem Pan
13ª - MPB FM
14ª - Transamérica Pop
15ª - Catedral
16ª - Jovem Rio
17ª - FM 104,5
18ª - Costa Verde (de Itaguaí)
19ª - Nova Brasil
20ª - FM 94
21ª - MEC FM

Comentários de alguns programas específicos do Rio

Os dois melhores programas jornalísticos do Rio são o Faixa Livre (segunda a sexta, 7:30 a 9h) e o Falando a Verdade (segunda a sexta, 9 a 10h), na Bandeirantes AM 1360.

Os programas Noise e João Gordo são os únicos que tocam somente rock de verdade na fraca "rádio rock" do Rio, a Cidade FM 102,9.

A verdadeira rádio rock Fluminense AM 540 ainda não tem programas específicos, mas há a expectativa da volta do programa Novas Tendências, de José Roberto Mahr.

Também quero dizer que não concordo quando você insinua que nada presta nas rádios católicas e nas rádios evangélicas. Dizer que nenhum católico ou evangélico sabe fazer rádio é um ato tão hediondo quanto dizer que todo judeu é ladrão ou que todo islâmico é terrorista.

Há alguns programas católicos e evangélicos que merecem ser destacados.

Um é o programa Nova Geração, sábados, 10 a 11:50, na Catedral FM 106,7. É um animado e inteligente programa feito por jovens católicos. Toca música, mas tem também comentários rápidos, não somente sobre fé. Há comentários sobre assuntos atuais, do noticiário geral.

O outro programa é o Christian Metal Force, de sábado para domingo, 0 a 2h, na Manchete FM 107,9. É um programa que toca somente white metal e estilos afins, deste segmento do rock prestigiado até no circuito alternativo do rock pesado.

Por fim, devo retificar a história da 93 FM do Rio de Janeiro, que foi inaugurada nos anos 80, e não em 1992, como eu informei na mensagem anterior.

FM 93,3 - Entrou no ar nos anos 80, como Nacional FM, rádio de MPB que tentou captar ouvintes da extinta Nacional FM estatal (100,5). Em 1992, mudou para El Shadai, rádio jovem gospel. Mas se transformou na rádio de música evangélica comum 93 FM, entre 1994 e 1995. A 93 FM já planeja a festa dos 10 anos, no ano que vem. Continua sendo rádio evangélica. http://www.elnet.com.br/radio93/index.htm

Espero ter ajudado a enriquecer de informação a sua
coluna.

Obrigado pela atenção.

Marcelo de Jesus Delfino
Pilares - Rio de Janeiro - RJ

***

Obrigada, você! Marcelo!

E até semana que vem!

Magaly Prado é jornalista e radiomaker. Escreve para a Folha Online aos sábados

E-mail: magalyprado@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca