Pensata

Magaly Prado

08/06/2002

Conheça os indicados ao Grammy Latino

Como ninguém ainda deu os indicados brasileiros ao 3º Grammy Latino, aproveito pra publicar aqui em primeira mão. Vamos lá.

Categoria melhor álbum:

Vanessa Camargo, Erasmo Carlos, Zélia Duncan, KLB, Sérgio Reis, Sandy & Júnior e Ivete Sangalo. (Sou mais a Zélia).

Rock brasileiro:

Cássia Eller, Frejat, Raimundos, Arnaldo Antunes e Titãs. (Acho que vai dar a Cássia na cabeça. Merecido!)

Samba:

Adriana e a Rapaziada, Jorge Aragão, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho. (Sou mais o Aragão).

MPB:

Caetano Veloso, Gilberto gil, Djavan, Gal Costa, Zizi Possi, Ivan Lins, Chico Buarque & Edu Lobo. (Deve ganhar o Ivan Lins cantando tom Jobim, mas sou mais o Djavan).

Sertanejo:

Christian e Ralf, Chitão & Xororó, Bruno & Marrone, Rio Negro & Solimões, Zezé Di Camargo & Luciano.

***

Alpha FM muda de administração

Como é 50% do Paulo Abreu e 50% dos Camargos, de 3 em 3 anos trocam de lado. Estava sob comando da CBS com Evaldo na direção. Agora fica com Joca, do grupo dos irmãos Neneto e Junior. Na verdade Joca já cuida da Nativa. Ovoruski da 89, então vão cuidar os dois da Alpha. Joca diz que quer rejuvenescer a emissora. Troca equipamentos que considerou obsoletos. Informativa a rádio (que ainda tocava CD) e agora, com tudo pelo computador, até chamou locutora mais cocota para dar ar jovial. Ana carolina, ex-Eldorado chega com piercing e tudo para falar as mulheres acima de 25 anos das classes AB, as quais garantem o primeiríssimo lugar à emissora adulta classificada!

O flash back (muito dos anos 70, por sinal) que dominava metade da programação da Alpha, também será esquentado com mais midiback, sucessos de um ano atrás.

Leia mais sobre a Alpha na minha coluna do Agora São Paulo, de segunda. http://www.uol.com.br/agora/

***

Líder FM está de volta no lugar da Emoção FM. POr enquanto: salada no ar. Em breve, repertório popular, como as demais emissoras da rede Líder que já domina outras cidades brasileiras. Aliás, falando em rede, a Alpha pretende entrar no ramo, ano que vem (pra concorrer com a Antena1 e a Nova Brasil) e a Nativa anda pipocando de cidade em cidade pra concorrer exatamente com a Líder e com a Band FM, entre as redes populares. No quesito redes pops, a Transamérica e Jovem Pan devem ganhar a 89 (denominada rede rádio rock apenas) na rabeira. Obviamente, chegará junto apenas em cidades que interessam. Na Bahia, por exemplo, Salvador? Acho que não emplaca repertório rocker.

***

Sérgio Reis de volta ao batente na Nativa a partir de segunda. De quebra, apresenta show que leva o nome do programa de rádio: 'Coração Sertanejo', no Olímpia, dia 12. Quem gosta, se liga na rádio que ela vai sortear pares de convites.

89 apresenta o programa 'Do Balacobaco' com Zé Luiz e a galera que aparece pelada no rádio

'A fórmula não é inovadora, mas o jeitão do apresentador faz toda a diferença'. É o que dizem lá na 89. Zé Luiz segura bem, pena que dá muito espaço pra baboseira de ouvinte. O programa é uma mistureba de notícias e palhaçada. Assuntos que vão dos esportes aos shows, das tatuagens às melhores piadas de todos os tempos. Zé Luiz, é tido como o locutor mais bem humorado do rádio FM. Pelo menos parece que ele se diverte, se não acontece, sabe convencer. De segunda a sexta, das dez da manhã ao meio-dia, Zé Luiz solta suas 'abóboras' e músicas, fala sério e acaba fazendo o ouvinte rir. Ele tanto pode pedir a opinião dos ouvintes, ao vivo, sobre os assuntos do dia, como entrar no ar - direto da Unidade Móvel da 89 - comandando seu programa de qualquer lugar de São Paulo. Já rolou Do Balacobaco no Parque do Ibirapuera, na Av. Paulista, em Guarulhos e Itaquera.

Eles acham que a presença dos ouvintes no estúdio é um dos pontos fortes do programa. Acho o contrário. É muita falação. Todos os dias, o pessoal liga na 89 (252-6543) e pede para participar ou se inscreve pelo site da 89 (www.89fm.com.br) . Segundo consta, durante o programa o estúdio fica lotado (não sei se é verdade, não me convidaram para assistir). Dizem que são em média seis ouvintes por dia, além do Zé , do Boris (seu cachorro virtual) e dos homens e mulheres pelados uma galera que ajuda o locutor a subir o Ibope da 89 no horário. Essa é uma jogada engraçada! 'As mulheres são gostosas e os homens gordos e esquisitos, afinal bundas e aberrações costumam dar audiência, né?', brinca Zé Luiz e , infelizmente tenho que concordar com ele.

Para ganhar prêmios os ouvintes precisam seduzir o apresentador, que decide (junto com seus 'secretários de palco') quem merece levar os CDs, camisetas, convites para shows etc. Tem ouvinte que já fez plantão vestido de macaco na frente da 89, outros trazem faixas gigantes e ficam gritando na Av. Paulista (embaixo da janela do estúdio). Mas a maioria tenta pegar o locutor pelo estômago. São paçocas de Minas, trufas da irmã, esfihas do Habib's, bolos da vovó, gelatina de pinga e até pamonhas de Piracicaba. O prato preferido tem sido o cuscuz, que aliás já virou um hino do programa: 'Queremos seu cuzcuz, queremos seu cuscuz...'. (bobagem!!!) Pessoas famosas também são convidados a participar do Balacobaco. Zé Luiz é jornalista e apresentador, locutor da 89 há mais de 11 anos, entre 'idas e vindas'. Atualmente, está também no programa 'É Show', da TV Record, e em vários comerciais de TV.

Com um estilo inconfundível, Zé Luiz se intitula 'macaco velho', mas continua criativo e inquieto como um meninão. É. Agora, mais empolgado do que nunca! Boa! Ele é, digamos assim, um apresentador... Do Balacobaco. A propósito, o nome do programa é uma da gíriasque o cara usa. Ele e o ouvinte 89 usam a expressão quando alguma coisa é inqualificável, espetacular, espantosa, enfim... Do Balacobaco.


Lumen inaugura rádio Universitária

Curitiba ganhou a mais nova emissora educativa do Paraná, no dia 6 de junho, dia de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto dos Irmãos Maristas. É a FM LUMEN 99.5 da Fundação Champagnat, administrada pelo mesmo instituto. Sua programação definitiva vai ao ar nos próximos meses. A FM LUMEN 99.5 faz parte do complexo de comunicação da PUCPR, chamado LUMEN Centro de Comunicação, que ainda congrega o Sistema Clube de Rádio e outras iniciativas tais como gráfica, marketing, editora, rádios e televisão. A programação da rádio FM LUMEN 99.5 vai seguir o planejamento estratégico desenvolvido pelo LUMEN que, desde o ano passado, implantou seu Núcleo de Jornalismo Científico para dar suporte editorial ao jornal Voz do Paraná e ao programa de televisão Conexão Sul. A iniciativa do Núcleo de Jornalismo Científico do LUMEN conta com a parceria do curso de Comunicação Social da PUCPR. O atual presidente da Fundação Champagnat é o

jornalista Ricardo Belinski. Informações: (41) 338 3737 ou pelo email

rbelinski@hotmail.com

TRIBUNA DO LEITOR OUVINTE

Magaly,sou seu leitor assíduo via internet e não poderia deixar de corrigir uma observação que você fez de forma equivocada na sua coluna, quando disse que o projeto de segmentação em esportes da Rádio K de Goiânia não havia vingado. Muito pelo contrário: por ser um canal direto de comunicação com o povo, sem ser populista, a Rádio K hoje é um sinônimo de liberdade e esperança em um mundo melhor, sem as amordaças e as vendas que os poderosos sempre tentam colocar naqueles que levantam a voz contra os seus atos inescrupulosos visando apenas manter o poder pelo poder, muitas vezes usando até a força.

Pois bem, por tudo isso Jorge Kajuru tem enfrentado a ira dos governantes deste estado que mais parece uma província, sejam eles de que partido forem. Esta pressão inclusive foi a responsável pela sua volta temporária a São Paulo, sem no entanto deixar de conduzir os destinos da Rádio K em Goiânia, que não é mais apenas um sonho dele, mas de todo um povo que tem a liberdade de expressão como um ideal.

Hoje a Rádio K continua líder em audiência no AM, seja no esporte, seja no jornalismo, seguimentos que ocupam cerca de 90% de sua programação, com audiência média de 60% e com piques que atingem mais de 90% nos principais horários. A Rádio K de Goiânia é uma das poucas emissoras que está com equipe credenciada transmitindo a Copa do Mundo de 2002, estando no momento completado mais de 60 horas de transmissão ininterrupta e com uma cobertura de 20 horas diárias, transmitindo todos os jogos da Copa. Se já foi um destaque na cobertura da Copa da França em 1998, agora não será diferente, apesar da escassez dos recursos financeiros em função da crise geral que atingiu toda a mídia. A Rádio K de Goiânia pode ser acompanhada por todos através da internet no link: http://www.kajurunet.com.br/ Não sou ligado à Rádio K, como pode deixar transparecer a minha 'defesa'. Sou apenas um grande adicionado deste meio de comunicação que se torna um companheiro para todos nós onde estejamos e que teve um novo impulso após a disponibilização do áudio pela internet. Gostaria inclusive que você conseguisse um espaço maior para as discussões e as notícias do rádios, com comentários e avaliações de programas e profissionais e ainda as novidades que surgem a todo momento com as trocas de prefixos e lançamentos de programas e emissoras. Por falar nisso, a Nativa FM está chegando à Goiânia, nos 91,5. Um abraço.

André Bueno

Resp.: Legal, André!!! mas eu falei que não vingou 24h só de esporte...ainda está segmentada??? ouvi dizer que não...tomara que sim! acho bacana uma rádio só com esportes. Me responda, ta?

Um beijão em todos!

Magaly



Magaly Prado é jornalista e radiomaker. Escreve para a Folha Online aos sábados

E-mail: magalyprado@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca