Pensata

Magaly Prado

27/07/2002

Scalla está de volta com o nome de Marconi

Foi relançada ontem, dia 26, em São Paulo, na frequência 92.5 FM, a rádio Marconi, com a programação da rádio Scalla. Segundo Paulo Abreu, da rede CBS, "com todos os atos oficiais já publicados no 'Diário da União'". Agora os ouvintes daquele estilo de programação da Scalla já podem ouvir a música orquestrada de que tanto gostam.

A direção geral fica a cargo do próprio Paulo Abreu, o assistente é Marco Aurélio Abreu Jr, e a coordenação é de Osmar Zani. A rádio Marconi foi fundada em 14 de abril de 1963, fechada pela revolução, reaberta pelo poder judiciário e agora foi homologada pelo Ministério das Comunicações.

A Marconi volta com seu estilo original, pois a Scalla no FM foi a pioneira no segmento, mas ela copiou a anterior, ou seja, era cover da Marconi.

***

A Ômega, que estava evangelizada há quatro anos, volta ao ar com programação musical. Não volta com a country music que tocava há quatro anos atrás, não! Está mesclando pop-rock, flashback e lançamentos. Pena que o sinal está bem ruim. Lúcio Cintra, o coordenador artístico avisa que já estão providenciando os ajustes. É que a antena está virada para o vale do Paraíba, lugar de interesse dos pastores. Leia mais na minha coluna do Agora São Paulo, de segunda.

***

Radio pioneira na Web suspende operação. A JPIG foi a primeira rádio comercial dos EUA a transmitir pela internet há sete anos. Declarou-se incapaz de arcar com os custos dos pagamentos dos royalties. A emissora colocou uma nota em seu site pedindo que o público mande cartas ao Congresso protestando contra a legislação que obriga o pagamento de direitos as gravadoras. Pretende transmitir eventualmente, a partir de seus estúdios, mas apenas músicas que não envolvam cobrança de royalties. A noticia é da BBC.

TRIBUNA DO LEITOR-OUVINTE

SANDOVAL

Olá Magaly

Aqui é o Sergio Tavares, de Floripa.

Diga para seu leitor que perguntou pelo Eládio Sandoval que ele está nos EUA, fazendo locução para a ESPN Internacional.

Gostaria muito também de vê-lo de volta e toda aquela turma pioneira da rádio cidade no Rio. Abraço, Sergio.

***

FLUMINENSE

Magaly, mando um abraço especial para o Marcelo de Jesus. Realmente, é uma excelente notícia a Fluminense voltar ao FM. Mais ainda se eles colocarem a programação disponível na internet, pois aí todo mundo, inclusive eu, fã aqui de São Paulo, poderá acompanhar.

Pioneira, a Fluminense influenciou uma geração de comunicadores e de rádios. Em São Paulo, tivemos a 97, que transmitiu muito tempo do ABC, com um sinal fraquíssimo, mas idéias ótimas e puro rock. Depois veio a 89, que por um bom tempo também foi inteligente (o José Roberto Mahr teve programa lá, inclusive).

Hoje em dia, aqui em Sampa, apenas a Eldorado faz uma programação interessante. Não é dedicada ao rock, mas tem rock de boa qualidade e outras coisas boas também. Quem quiser, pode dar uma ouvida pela internet: www.radioeldorado.com.br. É isso. Um beijo, Magaly. Marcelo de Valecio- São Paulo.

***

DIAL DE ARACAJU

Olá Magaly! Aqui segue o dial das FMs de Aracaju/SE, algumas rádios atingem todo o Estado através de retransmissoras de algumas cidades do interior.

88,7 - Delmar FM - MPB e pop - antigamente era pop rock
89,5 - Ilha FM - axé, forró e brega
93,5 - Atalaia FM - pop rock - antiga Jovem Pan FM
94,3 - FM São Cristóvão - forró
95,9 - FM Sergipe - axé, forró e brega
98,1 - Jornal FM - religiosa - antigamente com som de axé, forró e brega.
99,7 - Liberdade FM - MPB e pop - com muito mais MPB nacional
103,9 - 103 FM - axé, forró e brega

Como você pode notar aqui na cidade não temos grandes opções. As rádios são muito similares. Atenciosamente, abraços, Antonio Marcio


NOVA PORTEIRINHA

Olá Magaly, volto a lhe escrever para dizer da satisfação que essa coluna eletrônica proporciona em terapia para nós radialistas. Atualmente atuo no jornalismo da Rádio Cidade 94,5 FM (ex-Nossa FM) da cidade de Nova Porteirinha, ao lado de Janaúba, no Norte de Minas. Sou responsável pelo noticiário "Noticidade", de hora em hora com informações locais, regionais, estaduais e de destaque no Brasil e no Mundo.

A Rádio Cidade 94,5 FM de Nova Porteirinha é informatizada e em breve estará com site no ar levando ao mundo afora as potencialidades da região que é grande produtora de banana prata.

Magaly, obrigado pela oportunidade. Oliveira Júnior - NOVA PORTEIRINHA-MG (oliveirajunior@nortecnet.com.br).

TODAS AS FREQÜÊNCIAS

Magaly, gostaria através da sua coluna, solicitar ao Ministério das Comunicações informar, facilmente, em seu site, os nomes, freqüência de todas as emissoras de rádio (AM e FM) e televisão do Brasil. Se alguém tiver, por favor envia-me (oliveirajunior@nortecnet.com.br).

SOBRE A ANTENA 1

olá, a antena 1 é muito boa. ela é uma rádio que naum enche o saco, se é que vc me entende. ela naum enjoa. o termo 'rádio adulta' usado na matéria é o mais perfeito. o que eu naum entendo é pq por exemplo quando eu pego um ônibus que tem rádio eles teimam em sintonizar naquelas rádios chamadas populares, tipo 98 fm, fm o dia etc, são rádios irritantes com aqueles locutores gritando na minha orelha e com aqueles jargões. a antena 1 tem uma locutora fenomenal, que inclusive quando e trabalhava no mc donald's eu a atendi e el pediu uma promoção do big mac! quando ela pediu, eu disse: 'vc é locutora da antena 1 !' ela ficou abismada, afinal como podia uma atendente d mc donald's ouvir o antena 1. cara, a antena 1 toca soft cell! isso é inédito.

NOME DA LOCUTORA???

bom, pra fechar eu queria saber qual o correto sobrenome de uma outra locutora fenomenal que trabalhava na fluminense fm e depois com fim da rádio, ela trabalhou na rádio globo. o nome dela é selma boreon ou selma boeron, me ajudem! bom, essa é a minha opinião sobre a antena 1. Me responda, por favor. viviane rigo castro

***

Até semana que vem, pessoal! Beijos sonoros!
Magaly Prado é jornalista e radiomaker. Escreve para a Folha Online aos sábados

E-mail: magalyprado@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca