NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Clóvis Rossi
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Nelson de Sá
Vaguinaldo Marinheiro

Vaguinaldo Marinheiro
vmarinheiro@uol.com.br
  28 de janeiro de 2001
  As rivalidades entre São Paulo e Rio, e as músicas de Jobim
 

Tive a ilusão de que a rivalidade entre paulistanos e cariocas fosse uma coisa folclórica, do passado, vista hoje em dia apenas como tema de piada. Ilusão mesmo. Na semana passada, coloquei num texto sobre o Rock in Rio um tópico chamado "São Paulo com inveja". Nele, dizia que após o sucesso do festival os paulistanos tinham mais um motivo para invejar os cariocas.

Resultado, recebi um enxurrada de e-mails, a grande maioria ofensiva. Fui xingado de quase tudo, principalmente de coisas impublicáveis. Talvez tenha sido uma época errada para criticar São Paulo, uma vez que estávamos na semana de aniversário da cidade.

Veja alguns exemplos de e-mails: "Foi de muito mal gosto seu texto sobre a suposta ‘inveja’ que os paulistanos teriam dos cariocas. Se esse show tivesse sido em São Paulo, tenho certeza de que não ficaria atrás do que foi o do Rio. E por que ‘mais uma razão’? Como se invejássemos os assaltos e a falta de educação dos cariocas!", escreveu Andréia.

"Os paulistas estão cagando e andando para o que acontece no Rio de Janeiro, pois nós temos que nos preocupar com nossas vidas e trabalhar para sustentar a 5º maior cidade do mundo e até mesmo manter o ‘país vivo’", enviou Eduardo.

"O dia em que um carioca medíocre como você deixar de ser um ser tão insignificante, aí sim teremos um MUNDO MELHOR", escreveu André.

"Faça-me o favor! São Paulo com inveja!? Hahahaha... Primeiramente, não devemos ter inveja porque o Rio de Janeiro é bonito só na fachada, conforme você vai indo para o ‘miolo’ da cidade, só tem favela.", disse Rodolfo.

"Temos mesmo inveja, por isso estamos importando de lá traficantes, assassinos, estupradores e outras maravilhas dessa cidade ‘maravilhosa’.", escreveu Agnaldo.

O curioso é que no dia-a-dia os paulistanos não mostram todo esse amor e apego à cidade. É muito comum ver as pessoas reclamando do trânsito, da poluição, da violência etc. Além disso, uma pesquisa do Datafolha revelou que 61% querem se mudar de São Paulo. Está certo que apenas 2% querem ir para o Rio de Janeiro.

Agora, tente fazer a mesma pesquisa no Rio. Lá, o carioca está o tempo todo a mostrar e verbalizar seu amor pela cidade. Basta pegar um táxi que o motorista vai querer ficar apontando para todos os lados para mostrar como a cidade é bonita.

Mas a nossa relação com a cidade de São Paulo, nossa porque sou paulista e vivo aqui, talvez seja mesmo de amor e ódio. Muitas vezes amamos odiar São Paulo e reclamar da cidade. Talvez seja mesmo essa relação meio apaixonada de reclamar da cidade para ver se ela melhora naqueles pontos que nos incomodam.

Além disso, podemos até criticar e reclamar da cidade, mas que não venha alguém de fora falar mal da nossa amada. Isso faz renascer nosso sentimento de proteção e partimos para cima daquele que pretende denegrir nossa cidade.

Nova provocação E como amamos odiar a cidade, lá vai mais uma provocação. Apesar de ter acontecido o aniversário de São Paulo, infelizmente a semana passada trouxe mais uma razão para o paulistano invejar os cariocas. O Morumbi Shopping exibiu numa propaganda uma música inédita de Tom Jobim com uma declaração de amor a São Paulo. Mas "Te Amo, São Paulo" é uma música menor perto das declarações de amor que o compositor fez para o Rio de Janeiro. Basta comparar as letras da pouca inspirada música inédita com o "Samba do Avião", por exemplo.

TE AMO, SÃO PAULO
São Paulo, te amo
Te amo, São Paulo
Na tarde tão fria
Busquei teu calor, teu amor em São Paulo
São Paulo, te amo
Passión de mi vida
I love you, querida
Je t'aime, São Paulo, io te amo São Paulo
I love you
Te amo, São Paulo
Te amo
Te adoro, te adoro
São Paulo, São Paulo, São Paulo
Laiala laia la
Sonhei com você, São Paulo


SAMBA DO AVIÃO
Minha alma canta
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudade
Rio, teu mar, praias sem fim
Rio, você foi feito pra mim
Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Rio de sol, de céu, de mar
Dentro de mais um minuto estaremos no Galeão
Rio de Janeiro,
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro,
Rio de Janeiro
Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Aperte o cinto, vamos chegar
Água brilhando, olha a pista chegando
E vamos nós
Aterrar



ABSURDO DA SEMANA

Esse foi enviado pelo leitor Marcelo Ruiz. Escreve ele: "Li que a equipe que filma o malfadado 'No Limite', da Rede Globo, está sendo protegida pela Policia Militar do Estado de Mato Grosso. Que helicópteros da PM patrulham a região para evitar olhares curiosos, coisa e tal. Bem, nos meus parcos conhecimentos, a PM é paga pelo Estado (com dinheiro de contribuintes, via impostos e outros) para proteger os cidadãos e garantir o que se chama de "Estado de Direito". Onde, me responda, entra o programa 'No Limite' nessa história?" Se tiver algum exemplo de absurdo, envie para o e-mail vmarinheiro@uol.com.br



Leia colunas anteriores
21/01/2001 - Considerações sobre o Rock in Rio
14/01/2001 - A saúde de Covas, Roosevelt e a imprensa
07/01/2001 - Lalau mostra que o Brasil separa seus presos por castas
04/01/2001 - Marta e Maia começam cheios de factóides e citações
31/12/2000 - Ainda uma era de incertezas, mas com esperanças
24/12/2000 - Não racionalize o Natal, ou feliz aniversário Jesus Cristo


| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.