NOSSOS
COLUNISTAS

Amir Labaki
André Singer
Carlos Heitor Cony
Clóvis Rossi
Eleonora de Lucena
Elvira Lobato
Gilberto Dimenstein
Gustavo Ioschpe
Helio Schwartsman
Josias de Souza
Kennedy Alencar
Lúcio Ribeiro
Luiz Caversan
Magaly Prado
Marcelo Coelho
Marcelo Leite
Marcia Fukelmann
Marcio Aith
Nelson de Sá
Vaguinaldo Marinheiro

Vaguinaldo Marinheiro
vmarinheiro@uol.com.br
  11 de fevereiro de 2001
  Herbert Vianna e a mídia como tia
 

Na década de 60, Caetano Veloso cantava "O Sol nas bancas de revista me enche de alegria e preguiça, quem lê tanta notícia?"

Vale repetir, era a década de 60 e o número de títulos de revista nas bancas não era um décimo do que há hoje, não existiam rádios com noticiário 24 horas por dia, nem TVs a cabo como CNN ou Globo News. Nem ao menos Internet e jornais on line com notícias novas a cada minuto.

Também não era possível ler notícias num aparelho de bip ou no celular. O que dizer então agora, quem lê, vê, ouve tanta notícia?

Isso me veio à cabeça ao acompanhar a cobertura do acidente com o cantor e compositor Herbert Vianna, no qual morreu sua mulher, Lucy.

Desde domingo (dia 4) à tarde, quando o ultraleve caiu em Mangaratiba (litoral sul do Rio de Janeiro), foi colocado à disposição de ávidos leitores, ouvinte e telespectadores toneladas e toneladas de material sobre o músico e sua família.

Durante toda a semana, cada novo exame, cada nova tomografia, cada novo coágulo retirado estava explicitado na mídia. Passamos a conhecer os médicos que cuidam dele, a reconhecer seus irmãos e pais.

Agora, revistas semanais trazem nas suas capas os últimos passeios da família Vianna, o piquenique entre os pais e os três filhos.

E graças a essa exposição de uma tragédia familiar, jornais e revistas vendem mais. Rádios, TV e Internet aumentam sua audiência.

Mas por que é que queremos saber de tudo isso? De onde nasce essa curiosidade que sempre se associa a tragédias? Por que precisamos ver os irmãos do músico chorando, o relato de como foi duro ter contado aos filhos do casal que Lucy havia morrido e que Herbert está em coma? Por que não temos preguiça com relação a essas "notícias"?

Talvez porque sejamos viciados em tristeza. Talvez porque precisamos presenciar manifestações de dor. Precisamos tanto que, quando não temos essas manifestações na "vida real", recorremos à ficção, e isso explica o mega sucesso de novelas como "Laços de Família", com todas as suas doenças e mortes.

E se a pergunta "quem lê tanta notícia" ainda vale, nesse caso a resposta é todo mundo. Porque, por ser alguém famoso, Herbert se transforma na hora de um tragédia num parente de todos. E a mídia, por sua vez, se transforma naquela tia que fica o dia todo no hospital e liga para todo mundo para contar os detalhes.

Não sendo sensacionalista, essa tia é essencial.




Leia colunas anteriores

04/02/2001 - ONGs, "INGs" e a nova utopia mundial
28/01/2001 - As rivalidades entre São Paulo e Rio, e as músicas de Jobim
21/01/2001 - Considerações sobre o Rock in Rio
14/01/2001 - A saúde de Covas, Roosevelt e a imprensa
07/01/2001 - Lalau mostra que o Brasil separa seus presos por castas

| Subir |

Biografia
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.