Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/03/2008 - 14h35

Governo Lula quer mediar conflito entre Colômbia e Equador

da Folha Online

O governo Lula não quer que o conflito entre o Equador e a Colômbia se internacionalize e procura intervir na crise sem que seja necessária a participação dos Estados Unidos e da Europa.

As informações são de Kennedy Alencar, colunista da Folha Online e repórter especial da Folha em Brasília. Ouça outros podcasts do jornalista.

Kennedy Alencar

"O Itamaraty e o Palácio do Planalto trabalham para transformar o problema em um assunto regional, que tem ser mediado pela potência regional, no caso o Brasil", diz o colunista.

Segundo Alencar, Lula está empenhado em realizar uma tentativa de paz entre o presidente colombiano, Álvaro Uribe, e o presidente do Equador, Rafael Correa.

O colunista explica que o governo brasileiro também considera que o posicionamento de Hugo Chávez diante do debate, com o envio de tropas militares a fronteira e o seu fechamento, contribui para "acirrar mais os ânimos, em vez de acalmar."

"O Brasil acha que primeiro precisa resolver o problema entre Uribe e Correa, para depois pensar no estrago que o Chávez faz com a sua retórica", comenta o jornalista.

Quer ser avisado dos podcasts do Kennedy Alencar? Basta utilizar seu canal em RSS. Para aprender a mexer no RSS, clique aqui.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página