Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/03/2008 - 11h10

Pacotinho do governo não chega a remendo; ouça Kennedy Alencar

da Folha Online

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, deve se reunir hoje com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para anunciar medidas pontuais. Ele quer evitar maior valorização do real em relação ao dólar, pois a queda da moeda americana tem causado preocupação na cúpula do governo.

Kennedy Alencar, colunista da Folha Online e repórter especial da Folha em Brasília explica que, por ora, Lula e auxiliares avaliam que a queda do dólar não afetará o crescimento da economia brasileira em 2008, mas, a longo prazo, poderá prejudicar bastante alguns setores. "As importações têm crescido num ritmo forte", diz o jornalista. Ouça outros podcasts com Kennedy Alencar.

Kennedy Alencar - 12/03/08

Segundo ele, as medidas anunciadas buscam reduzir os custos dos exportadores brasileiros e aumentar tributos para que investimentos estrangeiros de curto prazo sejam realizados.

"Sempre é bom o governo agir quando vê um problema. No caso, porém, o efeito das medidas deverá ser pequeno. Economistas desenvolvimentistas de peso, como o governador de São Paulo, José Serra, avaliam que só uma queda expressiva da taxa de juros conseguiria evitar uma excessiva valorização do real."

Para o colunista, essa medida não está no horizonte de curto prazo do Banco Central. "A taxa básica de juros é de 11,25% ao ano. Essa taxa é apenas uma referência. Na prática, os bancos cobram mais. Resumindo: esse pacotinho não chega a ser um remendo", conclui.

Quer ser avisado dos podcasts do Kennedy Alencar? Basta utilizar seu canal em RSS. Para aprender a mexer no RSS, clique aqui.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página