Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/04/2008 - 09h21

"Viva Zapatero!" critica censura e satiriza governo de Berlusconi

da Folha Online

Estréia nesta sexta-feira "Viva Zapatero!", dirigido pela comediante italiana Sabina Guzzanti. O documentário critica a censura imposta à sociedade italiana pelo governo de Berlusconi aos meios de comunicação públicos.

Sérgio Rizzo, crítico da Folha, conta que Guzzanti foi vítima de um episódio envolvendo censura em novembro de 2003, quando o seu novo programa de humor, produzido para a RAI, a rede pública de TV da Itália, foi suspenso. Ouça outros podcasts com a participação do jornalista.

Sérgio Rizzo

"Foi suspenso porque a primeira edição trazia críticas pesadas ao governo e, sobretudo, à figura do empresário Silvio Berlusconi, que, na ocasião, exercia o seu segundo mandato como primeiro ministro", explica o crítico.

Insatisfeita com o que ocorreu, Guzzanti decidiu fazer um filme que mostrasse as explicações dos responsáveis pela medida tomada e que pudesse então discutir a censura. São depoimentos de profissionais do humor político na França e na Inglaterra, que contam um pouco das suas experiências nesses países.

De acordo com Rizzo, este é filme obrigatório para todos os envolvidos na democratização dos meios de comunicação e interessados nesse debate.

Quer ser avisado dos podcasts de Sérgio Rizzo? Basta utilizar seu canal em RSS. Para aprender a mexer no RSS, clique aqui.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página