O personagem

AP
Yazid Zinedine ZIDANE


A pergunta de hoje

O colunista responde

Aconteceu na semana
Esporte em números
Veja na TV


PENSATA

Domingo, 02 de julho de 2000
Campeões e melhores do mundo

Rodrigo Bueno
     
Diego Medina


O título de campeão mundial da França foi incontestável, mas o título de melhor time do mundo que a equipe não vem carregando é que contesto agora.
Mesmo que não fure a muralha defensiva da Itália e perca a decisão da Eurocopa-2000, a França é, sem dúvida, a melhor seleção do planeta na atualidade.
O time francês, para muitos, venceu a Copa ''só'' porque jogou em casa, porque teve ''sorte'', porque não enfrentou a Holanda, porque jogou com um Brasil abalado pela crise de Ronaldo, porque a Adidas fornece sua camisa, porque o Mundial foi ''vendido''...
Está mais do que na hora de esquecer tudo isso e bater palmas aos melhores do mundo, de fato.
Já respondi mais de uma vez a leitores que duvidaram da campanha francesa na Copa porque o time penou para vencer o Paraguai na ''morte súbita'', porque passou pela Itália apenas na decisão por pênaltis, porque teve dificuldades com a Croácia na semifinal e porque teria sido o único time em campo na final.
Vendo o parágrafo acima de outra maneira, a França encontrou uma forma de superar a ótima defesa paraguaia no Mundial, teve estrutura emocional para derrotar os retranqueiros italianos nos pênaltis, soube como virar o jogo diante de uma equipe talentosa e supermotivada e fez a melhor partida de sua história contra a então melhor seleção.
Zidane, para alguns, foi um jogador de uma partida só. Um bom meio-campista que teve a sorte e a competência de acertar duas cabeçadas na final da Copa.
O melhor do mundo de 1998 é muito mais que isso. Pelé e Tostão são só alguns dos que rasgam elogios a Zidane agora. Mesmo no duro Campeonato Italiano ele tem esbanjado talento, técnica, elegância e liderança em campo.
"Tivemos o melhor ataque do torneio, a melhor defesa, ficamos invictos, ganhamos de 3 a 0 na final, fizemos o maior número de pontos, merecemos o título'', disse Zidane em entrevista a João Carlos Assumpção, na Folhaum mês após a Copa, lamentando o não-reconhecimento da França como a melhor seleção do mundo.
Na ocasião, Zidane lembrou do que aconteceu com o time brasileiro após a Copa-94. Pelo fato de a equipe de Carlos Alberto Parreira ter jogado de uma forma burocrática e ter sido campeã em disputa de pênaltis, o título brasileiro de melhor time do mundo não foi bem absorvido por muitos.
A França foi campeã indiscutível e possui uma geração de grandes jogadores, que tem em Zidane um craque acima da média.
Nesta Euro-2000, um torneio tão ou mais duro do que a Copa, a França mostra todo o seu poderio. Está mais forte do que em 98, com várias opções para o ataque, o que não tinha antes, e uma autoconfiança impressionante.
Se a França enfrentasse a Holanda em Roterdã na decisão da Euro seria favorita. Se jogasse com a Holanda na decisão de 98, deveria ficar com o título da mesma forma. Se Ronaldo não tivesse sofrido uma crise nervosa deveria ter saído com o título também.
Apesar de tudo isso, o ranking da Fifa deve manter ainda o Brasil como o melhor do mundo. Mas os torcedores que vaiam o time de Wanderley Luxemburgo sabem hoje qual é a melhor seleção.


NOTAS

2006

Nesta semana sai o anúncio do país-sede da Copa de 2006. O Brasil não ganhará a disputa, mas sairá tão feliz quanto a África do Sul ou a Alemanha, os dois países que têm chances. Isso porque a Copa de 2010 já está devidamente acordada para o país.
A França, hoje, seria a grande favorita ao título da próxima Copa. Porém amanhã o time não deverá contar mais com seu volante e capitão Deschamps e com seu zagueiro e líder Blanc, que beija a cada jogo a careca de Barthez, ato que virou um talismã dos campeões mundiais. Até 2002 o cenário pode mudar.
Tirando a violência dos hooligans, a Eurocopa foi um sucesso. Boas seleções, bom futebol, muitos gols. Pena ter sido tão pouco vista aqui.


E-mail: rbueno@folhasp.com.br



Leia mais:



Leia as colunas anteriores:

25/06/2000 - Desunião européia
18/06/2000 - A volta dos gols
11/06/2000 - Quanto vale o show?
04/06/2000 - Camisa 10 da seleção
28/05/2000 - Licença para jogar
21/05/2000 - Saem os clubes e entram as seleções
14/05/2000 - "Minhas Desculpas"
07/05/2000 - "Gatos" na Nigéria
30/04/2000 - Presente e Passado
23/04/2000 - Superligas