O personagem

Reuters
Claudio André Taffarel


A pergunta de hoje

O colunista responde

Aconteceu na semana
Esporte em números
Veja na TV


PENSATA

Domingo, 21 de maio de 2000
Saem os clubes e entram as seleções

Rodrigo Bueno
     
Diego Medina


A Europa começa a deixar os clubes de lado para pôr em evidência as seleções. Tentarei mostrar um pouco como será essa ‘‘passagem do bastão’’ nos sete principais campeonatos nacionais do continente, devidamente representados na Eurocopa-2000.

Itália: a temporada termina com o retorno de Vieri, o ‘‘homem de US$ 50 milhões’’ que terá lugar certo no time de Dino Zoff. O Campeonato Italiano recuperou para a ‘‘Azzurra’’ o talento de Del Piero, de longe o jogador mais criativo que vestiu a tradicional camisa azul nos últimos anos, e quase condenou Peruzzi, que abandonou a seleção ao saber que seria só o terceiro goleiro.

Mas e a Lazio? Supercampeã na temporada, não ajuda em quase nada a seleção, já que seu coração é argentino. Nem Simone Inzaghi figura na lista dos 26 de Zoff.

Espanha: foi a vez dos clubes mais modestos, como o La Coruña, o Zaragoza e o Alavés, já que as forças do país jogaram suas fi­ chas na Copa dos Campeões.

A seleção foi prejudicada com a decisão entre Real Madrid e Va- lencia na França, pois o técnico José Camacho perdeu tempo pre­ cioso de trabalho (nem divulgou a sua lista de convocados). ¦Individualmente, se a Espanha pode contar com a fase dourada de Raúl, perde com a debilidade física do seu capitão Hierro. ¦Inglaterra: o Manchester United começou e terminou como rei, o que mantém Beckham, Scholes, Cole e demais filhos de Alex Fer­ guson no alto da seleção inglesa.

Sem grandes novidades no país, que viu a caída de Shearer (anun­ ciou que deixa a seleção após a Euro), a solução de Kevin Keegan vem do exterior: McManaman, agora destaque no Real Madrid.

O técnico inglês lançou uma lista de 28 jogadores, que busca re- cuperar jovens talentosos, como Owen e Fowler, que vêm se reerguendo com o Liverpool.

Alemanha: brilharam estrangeiros, em especial brasileiros, como Emerson, Paulo Sérgio, Paulo Rink e Élber, uma mostra da falta de renovação do futebol alemão.

Assim, o técnico Erich Ribbeck assistiu, triste, à saída de Mat­ thäus para os EUA. E voltou até a sonhar com o meia Hässler, 33.

França: mais uma temporada morna, em que o campeão dispa­ rado Monaco foi ofuscado até pelo quase desconhecido Calais.

Se a estrela de Barthez voltou forte à seleção, a fase de Zidane já não é a mesma. Roger Lemerre completa agora a sua seleção, que comemora a boa fase de alguns atacantes, como Anelka e Henry.

Portugal: a renovação chegou com o Sporting na temporada, mas essa não trouxe novos jogadores para a seleção. Figo, Rui Costa e Paulo Sousa, estrelas que atuam fora do país, comandam o time de Humberto Coelho, ainda sem plano de trabalho.

Holanda: a temporada foi ruim no próprio país, onde o único ponto alto, Van Nistelrooy, se estourou. No exterior, o Barcelona, que dá sete jogadores ao time convocado pelo técnico (?) Frank Rijkaard, travou. Os sete selecionáveis que atuam no futebol in­ glês também decepcionaram.

Verificando a situação dessas sete forças do futebol europeu, crescem as chances dos outros no­ ve países, com campeonatos me­ nos badalados, na Euro-2000.

Seria o fechamento ideal para a temporada de Sporting, Lazio, Bayer Leverkusen, La Coruña...

NOTAS


Itália 1
A Inter, que disputa um jogo extra com o Parma nesta terça-feira, também disputará a Supercopa da Itália contra a Lazio. Isso porque o time de Roma ganhou o Italiano e a Copa da Itália, e a equipe de Ronaldo foi vice na Copa da Itália. São dois consolos.

Itália 2
Schevchenko marcou 24 gols em sua temporada de estréia na Itália. Por um gol não igualou o recorde de Ronaldo, estrangeiro que mais marcou no 1º ano na Série A.

Espanha

A chance de o próximo presidente do Barcelona ser um Joan é bem grande. Joan Gaspart já é candidato. Pela oposição, podem concorrer Joan Laporta, Joan Castellas e, a exceção, Carles Tusquets.

E-mail:
rbueno@folhasp.com.br



Leia mais:



Leia as colunas anteriores:

23/04/2000 - Superligas
30/04/2000 - Presente e Passado
07/05/2000 - "Gatos" na Nigéria
14/05/2000 - "Minhas Desculpas"