O personagem

AP
Roberto Carlos da Silva


A pergunta de hoje

O colunista responde

Aconteceu na semana
Esporte em números
Veja na TV


PENSATA

Domingo, 4 de junho de 2000
Camisa 10 da seleção

Rodrigo Bueno
     
Diego Medina


O camisa 10 em geral espelha bem o time. Eis a Eurocopa.

Alemanha (Matthäus): jogador de grande força, é aplicado taticamente, mas simboliza outra geração. Sua presença evidencia a falta de renovação alemã. Sua aposentadoria deixa uma incógnita.

Bélgica (Strupar): não nasceu no país. Saiu da Croácia, mostrando a necessidade dos belgas em buscar soluções fora de casa. As belgas o acham o segundo homem mais atraente do mundo.

Dinamarca (Jorgensen): promessa do futebol dinamarquês, tem a incumbência de substituir os irmãos Laudrup. Como o time, sofre pressão pelas nobres ausências. Hábil, chuta bem de longe.

Eslovênia (Zahovic): típico camisa 10, arma, passa bem, finaliza e lidera. O desempenho do time depende dele. Com 21 gols, é o maior artilheiro da seleção, mas nunca jogou na fraca liga do país.

Espanha
(Raúl): jovem de reconhecido talento, é um dos melhores do mundo hoje, como a sua seleção. Campeão seguidamente, é a maior bandeira da nova geração do futebol espanhol, vitoriosa.

França
(Zidane): elegante, pratica futebol romântico. Ícone das glórias da seleção, alterna atuações memoráveis, como a da final da Copa, com atos falhos, como as suas expulsões. É imprevisível.

Holanda
(Bergkamp): tão genial quanto medroso. Capaz de fazer gol antológico na Argentina e desaparecer em campo contra o Brasil. Como a sina da seleção, joga bonito, mas pouco conquista.

Inglaterra
(Owen): atrevido, o pequeno garoto aponta o fim dos ‘‘chuveirinhos’’ e assina jogadas de efeito, como o gol na Argentina em 98 e o que fez no Brasil. É presente e futuro do futebol inglês.

Itália
(Del Piero): apesar das muitas crises, nunca deixa de ser competitivo. Gosta de um contra-ataque, característica da ‘‘Azzurra’’. Dramático, é um especialista em lances de bola parada.

Iugoslávia
(Stojkovic): Esbanja habilidade e explica as comparações entre o futebol brasileiro e o iugoslavo. Como o time, mescla talento e temperamento forte. Como o país, não é alheio à política.

Noruega
(Rekdal): É o jogador que mais atuou (83 vezes) numa equipe que prima pelo entrosamento. Tem fama de jogador frio, tanto que bateu pênalti no minuto final contra o Brasil na Copa.

Portugal
(Rui Costa): um dos meio-campistas mais inteligentes de toda a Europa, possui grande domínio de bola e visão de jogo. Mas, como sua seleção, exagera no preciosismo e é pouco eficaz.

República Tcheca (Koller): foi a revelação das eliminatórias (seis gols), como a sua seleção, sempre bem colocada no ranking da Fifa. Com 2,02 m, se destaca em um time de grande porte físico.

Romênia
(Hagi): conhecido como ‘‘Maradona dos Cárpatos’’, é um maestro em campo, digno da camisa 10. Conduz em campo o time romeno, rico em técnica e também em jogadores veteranos.

Suécia
(Pettersson): meia-atacante sueco com grande influência do futebol alemão, como a seleção de seu país. Atuou no Borussia Moenchengladbach e defende hoje o Kaiserslautern.

Turquia
(Yalçin): Cérebro da equipe, cuja maior arma é a união ele faz a ligação entre o meio-campo e o ataque e defendeu Besiktas, Fenerbahce e Galatasaray, os três ‘‘grandes’’ do país.

NOTAS

Olimpíada
São três medalhas para três países: Brasil, Espanha e Nigéria. Só falta saber com que medalha ficará cada país.

Dinheiro
Ronaldo já não é mais o jogador mais bem pago do planeta. Roberto Carlos e Batistuta ganham agora até mais.

2006
Nesta terça-feira, faltará um mês para a escolha da sede da Copa. Também fará um ano que é sabido que só África do Sul e Alemanha têm chances.

Mundial de Clubes
O Comitê Executivo da Fifa vai decidir no dia 6 de julho também a possível segunda edição do torneio. Se houver mesmo, o Corinthians vai jogar como atual campeão.

E-mail: rbueno@folhasp.com.br



Leia mais:



Leia as colunas anteriores:
28/04/2000 - Licença para jogar
23/04/2000 - Superligas
30/04/2000 - Presente e Passado
07/05/2000 - "Gatos" na Nigéria
14/05/2000 - "Minhas Desculpas"
21/05/2000 - Saem os clubes e entram as seleções