O personagem


ABW
Marcelo Marques Giardi, "o Marreco", em Ibiúna

A pergunta de hoje
O colunista responde
Aconteceu na semana
Esporte em números
Veja na TV



PENSATA

Quinta-feira, 25 de maio de 2000

Faltou a segunda

Carlos Sarli
     
Diego Medina


Este último final de semana foi daqueles de fazer quem gosta de pegar ondas voltar para casa mais leve. Uma ondulação consistente e de boa formação permitiu àqueles que procuram no esporte algo além de preparação física e alguns minutos de lazer encontrarem.

O prazer de encarar desafios, experimentar os limites e superar seus medos que cada vez mais pessoas descobrem praticando os esportes de ação, e que o surfe em ondas grandes é uma das melhores traduções.

A sensação de deslizar em paredes de água em alta velocidade, se colocar num tubo ou arriscar uma manobra mais crítica, resulta numa incrível sensação de bem estar que se prolonga por dias. Quem pratica não pára, é fácil perceber pelo contingente cada vez maior de “jovens” de meia-idade na água, muitos começam, e por isso o esporte já está entre os mais populares do país.

A não ser por aqueles que tiveram pranchas partidas ao meio ou, como meu amigo Augusto que ganhou oito pontos na sola do pé direito, algum tipo de acidente, a lamentar apenas o fato de não poder estar na praia na segunda-feira, quando o swell ainda bombava.

Falando em onda grande e sufoco, o atual líder do ranking mundial, Sunny Garcia, passou pelo maior susto enquanto treinava em Cloudbreak, Tavarua, Fiji, onde está rolando a quarta etapa do Tour. Em ondas de 10 pés ele escapou por pouco de um afogamento, se recuperou e já está na terceira fase do Quiksilver Pro, quando enfrentará o convidado Tom Carrol.

Com a entrada de Rodrigo Dornelles, substituindo Pat O’Connel, que operou o joelho e deve ficar fora mais algumas etapas, o Brasil, com dez atletas, tem seu maior número de participantes no circuito. Destes, sete buscam hoje uma vaga nas oitavas de final. Dois foram eliminados em confrontos entre brasileiros, e o terceiro, Neco Padaratz, que ainda não venceu nenhuma bateria no Tour 2000.

Enquanto Neco, apontado como o favorito entre os brasileiros, amarga seu inferno astral, seu irmão Teco comemora o nascimento de sua segunda filha e a possibilidade de chegar ao segundo lugar no ranking mundial, posição nunca ocupada por um brasileiro.

Voltando ao swell no Brasil, no Rio de Janeiro ele gerou ondas perfeitas no Arpoador, que com um sol e praia lotada, foi o palco da primeira etapa do brasileiro de duplas. O modelo diferenciado introduz o trabalho em equipe e traz mais dinâmica para as baterias.

Os pernambucanos Savio Carneiro e Paulo Moura ficaram com o prêmio de quatro mil reais e se credenciaram para faturar a pick up Ford Courier, que será oferecida para a dupla campeã após três etapas (Salvador e Ubatuba).

Outro pernambucano que se deu bem esta semana foi Carlos Burle. Derrotado por pouco no Big TRIP, ele venceu a segunda edição do campeonato de surf virtual, competição também definida a partir do registro de imagens.

Durante 15 dias a equipe do Surf Adventures acompanhou sete brasileiros e um mexicano nas ondas de Puerto Escondido, resultando em um programa que foi ao ar no Sportv durante duas semanas. Identificados pelas cores das camisetas, os surfistas foram submetidos ao julgamento popular. Por meio da Internet, 5 mil votos foram colhidos, cabendo a Burle 36,4% deles.

Bem, hoje já é quinta, e as ondas do final de semana ainda não saíram da minha cabeça.



NOTAS

Wakeboard

Começa amanhã em São Carlos (SP) a segunda etapa do III Circuito Brasileiro de Wakeboard. Um dos maiores destaques da competição é Marcelo Giardi, o “Marreco”, que ficou em segundo na primeira etapa, vencida por Mario Manzoli. O local escolhido para sediar a prova é o Clube de Campo do Broa. Mais informações: www.gzero.com.br

Brasileiro
A praia Mole (SC) será sede da Taça Governador/Mormaii Pro, sexta etapa do Abrasp Super Trials. O evento vai classificar 16 surfistas para a elite profissional do surfe brasileiro, o Super Surf, que terá sua segunda edição realizada na praia do Francês (AL) entre os dias 1 e 4 de junho. A etapa seguinte, que deveria acontecer em Saquarema (RJ), foi transferida para Itamambuca, em Ubatuba (SP) e deve acontecer entre os dias 6 e 9 de julho
.

.


E-mail: carlosarli@revistatrip.com.br



Leia mais:

Leia as colunas anteriores:

18/05/2000 - Inferno no paraíso

11/05/2000 - Sinos tocando
04/05/2000 - Sydney, Slater e Silva
27/04/2000 - Comida de dar Pena
20/04/2000 - Eclético e Ético
13/04/2000 - Bom começo