O personagem


Divulgação
Valdemir Pereira dos Santos


A pergunta de hoje

O colunista responde

Aconteceu na semana
Esporte em números
Veja na TV


PENSATA

Sexta-feira, 14 de julho de 2000

Sopa de letrinhas

Eduardo Ohata
     
Diego Medina


Neste momento, a Federação Internacional de Boxe, cujos ex-dirigentes estão sob investigação nos EUA por suposta corrupção, tornou-se o saco de pancadas oficial do pugilismo. É comum ouvir que a FIB ‘‘já era’’.

Desde que o caso teve início, em abril, pelo menos dois promotores de lutas, Bob Arum e Cedric Kushner (que gerenciam, respectivamente, as carreiras de Oscar de la Hoya e Shane Mosley), confirmaram que teriam pago propinas de US$ 100 mil cada para obter favores da parte da FIB.

Outro empresário, o famigerado Don King, e a empresa promotora de lutas Main Events, que era do treinador Lou Duva, também estão sob investigação. Os quatro podem sofrer sanções após o encerramento do caso.

O problema é que, apesar de ser louvável a iniciativa de pesquisar as ações de uma das entidades que controlam o boxe, a FIB não é o único organismo a proporcionar motivos para suspeitas. É que o fato de a FIB ter sua sede nos EUA facilitou o início das investigações (a Associação Mundial de Boxe tem sede na Venezuela, o Conselho Mundial de Boxe, no México, e a Organização Mundial de Boxe, em Porto Rico).

Ou todos acharam normal quando a AMB manteve o brasileiro Ezequiel Paixão, que permaneceu por mais de um ano sem lutar, como primeiro do ranking? Para piorar, Paixão, nocauteado em dois assaltos quando finalmente disputou o título, nunca havia batido um rival ‘‘de nome’’ para chegar àquela posição...

Já o CMB elevou o ex-campeão Mike Tyson a primeiro do ranking assim que este deixou a prisão após cumprir pena por estupro, em 1995. Detalhe: Tyson não lutava havia quatro anos.

Outro caso envolvendo o CMB: em 1988, um ainda desconhecido Pernell Whitaker teria vencido José Luiz Ramirez, por pontos, pelo título dos leves, mas o CMB levantou o braço do mexicano. Segundo as publicações especializadas, que elegeram essa decisão como a ‘‘pior da década de 80’’, isso teria ocorrido porque tudo já estaria armado para um combate milionário entre Ramirez e Júlio César Chávez (que de fato acabou acontecendo logo depois).

A OMB? Basta lembrar o modo como, curiosamente, lutadores de nível duvidoso foram incluídos na lista da entidade à última hora (e por somente um mês) para validar desafios contra o campeão Acelino Freitas, o Popó.

E esses são apenas alguns exemplos envolvendo AMB, CMB e OMB. Alguém duvida de que essas outras entidades também seriam investigadas caso tivessem as suas sedes nos EUA?

*

Dois brasileiros devem participar de lutas bastante interessantes contra veteranos ex-campeões mundiais até o fim deste mês.

Segundo informações vindas dos EUA, o leve Edson do Nascimento, o Xuxa, estréia como contratado de Don King dia 22, em Miami, contra o colombiano Juan Polo-Perez, 37, ex-campeão dos supermoscas pela FIB.

O cruzador-pesado George Arias está finalizando negociações para enfrentar, possivelmente no próximo dia 29, o norte-americano ex-campeão dos cruzadores Arthur Williams, 36.



NOTAS


Amador 1
Terminou na última terça-feira a primeira edição do torneio de boxe amador Luvas de Ouro. Os vencedores: José Albuquerque (mosca-ligeiro), Antônio de Jesus (mosca), Samuel Timóteo (galo), Valdemir Pereira (pena), Weber Mendonça (leve), Roberto Oliveira (meio-médio-ligeiro), Juliano Ramos (meio-médio), Anderson Cleiton (médio-ligeiro), Jorge Melo (médio), Pedro Ota (meio-pesado), Marcelino Novais (peso-pesado) e Fábio Maldonado (superpesado). A academia vencedora da competição foi a A.D. São Caetano, do treinador Gabriel de Oliveira.

Amador 2
A seleção brasileira de boxe amador participará do torneio Córdova Cardin, que acontecerá em Cuba, no final deste mês.




E-mail: eohata@folhasp.com.br


Leia mais:

Leia as colunas anteriores:

30/06/2000 Tyson e o vento
23/06/2000 Arquivo X
16/06/2000 O dono da rua
09/06/2000
02/06/2000
Licença para engordar
O vexame de Vitor Belfort
26/05/2000 Xuxa, o título e a forja
19/05/2000

O melhor do mundo 2

12/05/2000 O melhor do mundo
05/05/2000 O médico e o monstro
28/04/2000 Quanto maior, melhor?
21/04/2000 Contrato cancela luta de Xuxa
14/04/2000 Hit Parade