O personagem

Reuters
Oscar de la Hoya


A pergunta de hoje

O colunista responde

Aconteceu na semana
Esporte em números
Veja na TV


PENSATA

Sexta-feira, 19 de maio de 2000

O melhor
do mundo 2

Eduardo Ohata
     
Diego Medina

O lutador com mais habilidade e potencial não é, necessariamente, o melhor pugilista do mundo aos olhos do público. Foi o que demonstrou uma pesquisa realizada no último final de semana pela emissora norte-americana de TV a cabo HBO.

Embora Roy Jones Jr. (que manteve o título unificado dos meio-pesados com um show na última semana sobre Richard Hall) seja considerado pelos especialistas (inclusive por esta coluna) o melhor lutador do mundo atualmente, os fãs discordam.

Os telespectadores que participaram da votação promovida pela HBO optaram por conferir a honra ao campeão dos meio-médios pelo CMB (Conselho Mundial de Boxe), Oscar de la Hoya, que acabou ficando com 43% dos votos. Roy Jones teve de engolir a segunda colocação, com 36%.

Na terceira posição ficou o ex-campeão dos pesos-pesados Evander Holyfield, com 21%. À primeira vista, o público foi seduzido pelo marketing que envolve a figura de De la Hoya, pois a velocidade das mãos e a pegada de Roy Jones Jr. não têm paralelo.

Só para lembrar, foi justamente Roy Jones Jr. que unificou os cinturões dos meio-pesados pela primeira vez em 14 anos. Fora isso, ele raramente perde assaltos, tal a facilidade com que domina os adversários (a única derrota aconteceu por desclassificação).

Mas, na realidade, são os adversários de um campeão que definem o seu lugar na história. O fato é que De la Hoya foi beneficiado pela existência de um rico elenco de coadjuvantes em todas as categorias por que passou: Félix Trinidad, Júlio César Chávez, Ike Quartey, John John Molina, Hector ‘‘Macho’’ Camacho, Pernell Whitaker, Jorge Paez e Rafael Ruelas, só para citar os campeões em seu currículo.

Algo parecido ocorreu com Muhammad Ali, principalmente nos anos 70. É improvável que Ali fosse tão idolatrado hoje em dia se não tivesse desenvolvido carreira no período mais fértil entre os pesos-pesados, com rivais como George Foreman, Joe Frazier, Ken Norton, Jerry Quarry, Sonny Liston, Mac Foster, Oscar Bonavena, Floyd Patterson etc.

Somente enfrentando adversários com o potencial para vencê-los os campeões podem mostrar uma das maiores qualidades que um pugilista pode ter: coragem, fibra, estômago, colhões.

E quais os maiores nomes no cartel de Roy Jones Jr.? Um valente, mas indisciplinado James Toney, Bernard Hopkins, um idoso Mike McCallum e Virgil Hill, que já estava em fim de carreira.

Mas nenhum deles chegou nem perto de testar Roy Jones Jr, tal a facilidade com que o boxeador domina todos os seus adversários. Não é culpa de Roy Jones Jr. não contar com rivais à altura, que exijam que ele demonstre até onde vão os limites de sua habilidade.

Está fora de seu poder ter nascido em um período mais rico para suas categorias de peso, mas ele acaba sendo punido (assim como ocorria com Whitaker, que no auge de sua carreira foi imbatível) pela falta de desafios de peso.

E isso afeta também a maneira como os historiadores analisarão sua carreira no futuro. Mas isso não deveria ser razão para os fãs não perceberem que estão presenciando o desenrolar da carreira de um lutador muito especial.


Notas

Brasil 1
Roberto Messias, membro da equipe de Popó, anunciou a data em que Luís Cláudio, irmão do campeão dos superpenas pela Organização Mundial tentará o cinturão dos supergalos pela mesma entidade: dia 17 de junho, no México, contra Marco Antonio Barrera. Popó, aliás, é favorito na proporção de 6 para 1 nas bolsas de apostas para vencer Lemuel Nelson, em sua estréia na HBO.

Brasil 2
Laudelino Barros foi vítima de um erro durante o ‘‘Desafio Brasil x França’’, na última semana. Descobriu-se que um jurado havia somado errado os pontos das papeletas, conferindo, equivocadamente, a vitória ao francês.

Brasil 3
Acontece na terça, no ginásio Baby Barioni, a final do torneio Forja de Campeões.


E-mail
: eohata@folhasp.com.br


Leia mais:

Leia as colunas anteriores:

14/04/2000 Hit Parade
21/04/2000 Contrato cancela luta de Xuxa
28/04/2000 Quanto maior, melhor?
05/05/2000 O médico e o monstro
12/05/2000 O melhor do mundo