O personagem


Reuters
Júlio César Cháves


A pergunta de hoje

O colunista responde

Aconteceu na semana
Esporte em números
Veja na TV


PENSATA

Sexta-feira, 4 de agosto de 2000

Adeus a Chávez

Eduardo Ohata
     
Diego Medina


‘‘El gran campeón mexicano’’, Júlio César Chávez, 38, anuncia oficialmente na próxima semana sua aposentadoria, embora após sua derrota para o russo Kostya Tszyu, já tenha feito declarações nesse sentido.
Foi um privilégio acompanhar a carreira de Chávez, que, além de ser o melhor pugilista mexicano da história (o que não é pouco), superando os compatriotas Ruben Olivares, Carlos Zarate, Ricardo Lopez e Salvador Sanchez, é, com certeza, também um futuro membro do Hall da Fama.
Olivares foi um excelente lutador, mas possuía um defeito terrível: amava a vida noturna, passando tanto tempo na academia quanto em bares e boates.
Isso afetou suas performances nos ringues, principalmente na segunda metade de sua carreira, quando foi batido em combates por títulos por Eusebio Pedroza, Al Kotey, Alexis Arguello e Rafael Herrera. Aposentou-se com um cartel de 88 vitórias, 78 nocautes, 13 derrotas e 3 empates.
Zarate, que unificou o título contra Alfonso Zamora, perdeu alguns de seus combates mais importantes por cinturões, para Wil­ fredo Gomez, Lupe Pintor, Jeff Fenech e Daniel Zaragoza. Encerrou a carreira com 61 vitórias, 58 nocautes, e 4 derrotas.
Salvador Sanchez poderia ter sido um dos maiores de todos os tempos (bateu, entre outros, Danny Lopez, Juan LaPorte, Wilfredo Gomez e Azumah Nelson), se não fosse uma morte prematura. Sua única derrota, contra 44 vitórias, 32 por nocaute e 1 empate, foi em sua 19ª luta, por pontos.
O pequenino palha/mosca-ligeiro Ricardo Lopez talvez seja um dos melhores da atualidade. Seu problema é que ninguém sabe quem ele é, pois sempre foi relegado a um segundo (ou terceiro) plano nas preliminares de seu promotor, Don King. Seu impacto histórico, portanto, é quase nulo.
Chávez é o único mexicano a ganhar títulos em três categorias distintas de peso (superpena, leve e meio-médio-ligeiro).
Aqueles que afirmam que Chávez pode ter sido o melhor pugilista das últimas décadas têm argumentos de sobra.
Ele foi responsável pelo recorde de público para uma luta de boxe: 132.274 ‘‘amigos’’ de Chávez prestigiaram a luta com o norte-americano Greg Haugen, no estádio Azteca, em 1993.
Durante a sua carreira, Chávez mostrou ter o antídoto para neutralizar todos os estilos: bateu canhotos (Ángel Hernandez e Hector ‘‘Macho’’ Camacho), pugilistas técnicos (Rocky Lockridge e Meldrick Taylor), pegadores (Roger Mayweather e Jose Luiz Ramirez) e também brigadores (Edwin Rosario e Ramirez).
Apresentando excepcional trabalho de corpo e habilidade para encurralar os adversários, Chávez anotou um cartel de 103 vitórias (85 nocautes) e 5 derrotas.
Somente depois de seu polêmico empate com o norte-americano Pernell Whitaker, em 1993, o seu declínio teve início, como evidenciado pela subsequente derrota para Frankie Randall. Infelizmente, problemas financeiros forçaram Chávez a prosseguir lutando, mesmo após as duas derrotas para Oscar de la Hoya.
A derrota por nocaute para Tsyzu foi um ponto final desnecessário para sua carreira. Pena.


NOTAS

Brasil 1
A próxima luta de Acelino Freitas, o Popó, marcada para 23 de setembro, acontecerá no Casino Rama, em Toronto, no Canadá, segundo os promotores do baiano, Frank Warren e Arthur Pelullo. Ricardo Maldonado, agente internacional de Popó, confirmou que o próximo rival do baiano deve ser um ex-campeão, como esta coluna informou na semana passada.

Brasil 2
O superpena Raimundo de Almeida, o Cupim, que recentemente bateu o campeão brasileiro da categoria, Jaílson dos Santos, em luta não-válida pelo título, será o próximo brasileiro a assinar com Don King. Ele segue os passos dos brasileiros Edson do Nascimento, o Xuxa, e Rogério Lobo, com quem divide o mesmo empresário, o brasileiro Mauro Katzenelson.




E-mail: eohata@folhasp.com.br


Leia mais:

Leia as colunas anteriores:

28/07/2000 Menu de Popó
21/07/2000 Os rivais
14/07/2000 Inversão
07/07/2000 Sopa de letrinhas
30/06/2000 Tyson e o vento
23/06/2000 Arquivo X
16/06/2000 O dono da rua
09/06/2000
02/06/2000
Licença para engordar
O vexame de Vitor Belfort
26/05/2000 Xuxa, o título e a forja
19/05/2000

O melhor do mundo 2

12/05/2000 O melhor do mundo
05/05/2000 O médico e o monstro
28/04/2000 Quanto maior, melhor?
21/04/2000 Contrato cancela luta de Xuxa
14/04/2000 Hit Parade